Linhas de Grooves

    Autor Mensagem
    BlackBass
    Veterano
    # nov/04


    aew galera do bass é o seguinte.... to aprendendo uns lances de grooves e talz só que eu não consigo cria muitas linhas, então me indiquem alguns artistas que eu possa ouvir pra sacar melhor esse lance e se der passar algum site ou até mesmo linhas ai pra mim tira ok! valew aew e desulpa o incômodo belê?
    abraços!!!

    isaiasgs
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Kra! tb tenho dificuldade nessas coisa...tipo..eu conheço escalas, arpejos, desenhos no braço, partitura e toda essa tralha a muito tempo e pratico bastante...mas me falta um certo "feeling" pra criar os tão sonhados grooves. Em poucas musicas consigo fzer um groove q eu possa manter na música toda.

    Vlw....

    neveseduardo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Rapaz tenta www.activebass.com
    Tem muita coisa, inclusive uns grooves q a galera cria, em MIDI, pra tu ouvir na propria pagina. Mas é em ingles... ;)
    Mas vou te falar uma experiencia pessoal: eu costumo ouvir a música, e fazer uns lances com a boca, imaginando o q seria legal e tal, depois pego o baixo e tento incrementar... as vezes funciona, as vezes não, depende da inspiração... E pra ouvir e pegar uns grooves, tem muita coisa boa mas sugiro KC and The Sunshine Band, é uma banda disco/funky setentista, tem uns grooves destruidores cara.

    BlackBass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    isaiasgs
    Estamos no mesmo barco meu caro colega hehe!

    neveseduardo
    Eu tinha esquecido desse site, legal vc me lembrar hehe.... e eu ouvi essa banda e curti muito, tem realmente uns grooves bem bacanas deles, obrigado aew!

    Evangélico
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BlackBass

    Olha eu recomendo as vídeo aulas do Sherlock Gomes nível intermediário e Avançado, que é na minha opinião um dos melhores baixistas brasileiros que eu já vi tocar.

    Você pode adiquirir a video aula dele através do www.aprendamusica.com.br

    TrasTTe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BlackBass

    legal cara! acho q esse é um problema freqüente, eu tb to no mesmo barco!

    lances legais pra baixar (grooves du caraio!!!):

    - Sly and the Family Stone (linhas bem criativas)

    - James Brown (o homem do soul)

    - George Clinton and the Funkadelick (acho q escreve assim...)

    - Stevie Wonder (comecei a ouvir agora, baixe "I was made for her" e "Signed, Selled, Delivered, I'm yours", dois sons mto duca!!)

    - Jamiroquai (uns baixos mto funk, mto duca)

    - Faith no More (Tem uns grooves um pouco mais "brancos", se é q tu me entende, são mais retos, num tem tanto suingue, mas em compensação são mais pesados, puxam pro metal, mto interessante)

    - Rage Against the Machine (idem ao de cima)

    - Jota Quest (no começo da carreira, primeiro cd)

    - Red Rot Chili Peppers (Aeroplane, Higher Ground, Get up and Jump, Show me your Soul)

    - Livin Coulor (mistura bem rica de funk e rock)

    espero ter ajudado, falou!!!

    -

    BlackBass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Evangélico
    parece ser uma ótima essas videoaulas, pena que eu por enquanto estou com o caixa zerado.... mas vamo ver né!

    TrasTTe
    Valew pelas bandas aew cara, tem realmente muitra banda q eu não lembrava q vc citou ai que tem uns grooves bacanas

    E pra galera aew q manja + sobre o assunto que se pronuncie aew mandando umas dicas e linhas sobre o assunto
    abraços!

    BlackBass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    + um up aew pra galera comenta....

    BRNz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    neveseduardo
    eu costumo ouvir a música, e fazer uns lances com a boca, imaginando o q seria legal e tal, depois pego o baixo e tento incrementar...
    Issae... eh minha ideia tb... tipo... pego uma melodia qualquer q eu tenha na cabeca, ai vo cantando ela mentalmente e improvisando em cima, sem pensar em q nota q eh ou se to usando tal escala ou qualquer coisa, (ateh pq naum tenho estudado teoria de modo decente heuehu) ai depoisa tento tira alguma coisa parecida... no geral, fica legal...

    Otras duas coisas legais pra se fazer...

    1 - vai lah, pega o baixo e vai fazendo notas a vontade, sem logica, daqui um pouco sai alguma combinacao (pode ser soh umas 3 nota) q tu gosta ai vo imagina o q pode vir depois... isso ajuda a saber o som das notas no baixo (nao as notas... o SOM das notas... o q considero bem importante)

    2 - Ouca uma musica q tu acabo de ouvir pela primera vez e gostou (de preferencia), pega um violaumzinho (pode se o baixo, mais eh ruim de ouvi huehu) e tira alguma coisa meio abstrata por cima daquela musica... nao pense no q a musica tah tocando, toque a vontade e veja o q dah certo o q nao dah... logo q consiguires um padrao q funcione, tai... inventasse uma linha ehuehue...

    PS.: Eu naum so grandes coisas naum... to dando minha humilde opiniao...

    neveseduardo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Eu já li muita entrevista de baixista q disse q na hora de criar, o q menos se preocupa é com escala, teoria e tal... o cara vai viajando, fica tocando horas, até sair alguma coisa legal (vc NEM SEMPRE sabe qdo é legal, mas SEMPRE SABE qdo é uma porcaria, vamo combinar haha)... só depois da idéia, do goove inicial, ae o cara vai ver harmonia, etc, e todo o resto da teoria (absolutamente necessária diga-se de passagem) pra terminar de compor a musica. Pra groove de baixo cara, tem muita mas muita banda boa mesmo... é q atualmente tô ouvindo muito funky/disco, então lembrei do KC... mas em todo estilo tem grandes baixistas e grooves legais, é só sair ouvindo. Anos 70 tem muita coisa massa, inclusive no Brasil... Novos Baianos, Secos e Molhados, Mutantes... po tem coisa demais e esse post já tá mto longo! ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Linhas de Grooves