dicas de fretlees

    Autor Mensagem
    Blegous
    Veterano
    # abr/03


    aí, quais sao as principais diferenças entre um baixo fretless para o normal? nao vao dizer que eh apenas a falta dos trastes, por favor... exite alguma tecnica especifica ou estilo proprio? quais sao as limitaçoes do baixo fretless? há diferença na captação? execuçao de slaps e tapping sao mais complexas? valeu!

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Blegous
    tipo, não manjo tanto de baixo assim.
    mas sei q com o Fretless o slide sai bem melhor.
    o foda é q vc tem q pegar a corda exatamente onde ficaria o traste. senão, a nota sai errada

    Blegous
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    MKazan
    eh, eu to ligado disso aí, do lance dos trastes e do slide. jah toquei em baixos fretless, um da yamaha e um da airaproII. eh muito bom pelo fato de encher a musica mais lenta de slides. dah um peso sensasional na musica... mas eu quero saber mesmo se existe alguma tecnica além disso...

    Ronin
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    O Fretless é um ótimo "segundo" baixo... tem algumas coisas que dão para fazer num fretless, principalmente no que se refere a música lenta, mas ele não substitui um baixo com fret...

    O som do fretless é um pouco mais soprado, tem menos ataque, dependendo da equalização chega a parecer um instrumento de sopro. O tapping é quase impossível de se fazer e o slap tbém não fica 100%, em compensação os slides ficam show e ele preenche a música legal.

    Assim como no baixo de 5 ou 6 cordas, a aproximação de um músico à um fretless é diferente de um baixo com frets... não no que se refere a técnica (no fretless, pizzicato rulez) mas em como vc usa o baixo em relação as m´usicas.

    nukebass
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Ronin
    E aê... blz cara???

    Brother não concordo muito com vc....
    Não acho que o fretless seja um "segundo Baixo"; basta ouvir qualquer uma do Jaco e discordar totalmente dessa idéia... não só em músicas lentas mas em grooves ele se comporta muito bem!!! Na verdade o fretless é outro instrumento bem diferente

    O som de um fretless não é soprado... mas sim "roncado"
    Eu costumo dizer que ele só falta mesmo é falar... na minha opinião é um dos instrumentos com mais expressividade e dinâmica...

    Quanto ao tapping no fretless sugiro que vc ouça(vc já deve conhecer) Michael Manring... com certeza ele elevou a arte do tapping a um patamar contrapontístico e em um fretless de 3 oitavas(Zon Basses); fora as afinações incomuns utilizadas por ele em 90% das suas músicas...

    Abraços pra vc brother!!!

    Ronin
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Nuke... valeu pelas dicas... vou procurar as referências q vc citou e verificar o quanto elas mudam minha opinião ;-).

    Blegous
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    aê galera, valeu pelas dicas... tipo q eu tô vidrado no baixo fretless. pode parecer estranho, mas eu nao gosto muito de slaps e pull-off, etc.. tenho desenvolvido o meu estilo em cima de slides e agora vou aperfeiçoar o tapping... outra coisa, sai algum som se usar o slide (de dedo) no baixo?

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Blegous

    Eu já fiz alguns testes neste sentido... sair som sai, mas é mais complicado do que na guitarra (vc tem que encontrar a força certa para tocar o slide na corda sem fazer força, mas também o suficiente para a corda não ficar frouxa e ficar batendo no slide...)

    Eu fiz isto como brincadeira... na época tocava numa banda de blues e então peguei o slide do guitarrista e fiz só para ver o que dava... já fiz com um copo de vidro tbém... aconselho vc a tentar e descobrir sua própria técnica... vc pode criar umas coisas novas daí!...

    Boa sorte... invente!!!

    Blegous
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    hehe, valeu! vou tentar uns copin aki

    Majesty
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    E ae, blz?!
    O que eu acho mais irado no fretless é quando vc tira a harmônica e "corre" com ela (como num slide). Quem faz mto isso é o Steve Bailey, é mto loko! "pliim" tira a harmônica e depois só vai subindo....!!!
    T+! FAlou

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Majesty

    Eu já vi o Vic Wooten fazer isto num baixo com frets... muito louco... é só procurar aquele vídeo do qual falei uma vez, no qual ele toca "Amazing Grace" sozinho no baixo. Tem para baixar no Kazaa.

    Majesty
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin, eu tenho esse video!!!!!!!!

    Voodoo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Po eu num consigo baixar esse clipe kra, tda vez q vo baixar da REMOTE q raiva hehehehe!!!!!!!

    Majesty
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Voodoo, pena cara...é sensacional!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas de fretlees