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Mr Moses Veterano |
# out/04 · Editado por: Mr Moses
Acordes fora do campo harmônico
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Tomcat Veterano |
# out/04
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Que q tem?
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Mr Moses Veterano |
# out/04
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Foi mal... cliquei pra criar antes de digitar o resto...
Bem, tenho uma dúvida com relação aos acordes que fogem ao campo harmônico da música e mesmo assim se encaixam maravilhosamente na melodia. Por exemplo, o vocalista da minha banda fez uma melodia usando 3 acordes, A, G e F. Todos maiores. E está soando muito bem.
Não consegui achar nenhum campo harmônico com essas três notas maiores. E pra completar, eu fiz uns riffs nela, quando entra em lá, usando o desenho da escala cromática de lá menor, como se a música fosse no campo harmônico de C. E no momento que eles tocaram na guitarra Am, a música perdeu todo o feeling.
Estudei teoria pra valer por seis meses apenas, vou voltar em breve, e queria saber. Tem alguma escala cromática que explique, algum modo grego, sei lá...
Valeu.
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Mr Moses Veterano |
# out/04
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Esqueci de dizer que enquanto eles tocavam A, e eu riffava em Am, ficou muito bom.
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Tomcat Veterano |
# out/04
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Mr Moses
Amigo entendí a tua dúvida e até tentei escrever a resposta aqui mas me enrrolava nas palavras e apaguei várias veses, pq eu não sou nada bom em explicar teoria escrevendo, espere q alguém q tenha pasciencia vai sanar tua dúvida.
E lembre-se, procure um professor, ser autodidata é para quem não tem dinheiro mesmo para investir em aprendizado.
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Mr Moses Veterano |
# out/04
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Tomcat
Valeu. Sei disso, por isso vou voltar a estudar em breve. O problema atual é realmente a falta de grana... hehehe
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jrcintra Veterano |
# out/04
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Mr Moses
kra... lembre-se de uma coisa..
nda impede de mudar de tom em uma harmonia..
na harmonia funcional eh perfeitamente normal vc ter um acorde por tom...
fica mudando de tom a cada acorde... =]
nda impede tb q vc "empreste" um acorde , em uma harmonia , q fuja do tom... (emprestimo modal)
mais como disse o tomcat , explica por aki fica dificil
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Mr Moses Veterano |
# out/04
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jrcintra
Td bem. Obrigado a vc e ao tomcat tbm. Eu sei dessa possibilidade de mudança de tom no meio da música. Ainda não domino essa prática, mas tenho tentado, ultimamente, criar músicas em que isso ocorra. Vc falou de "harmonia funcional", onde vc pode ter um acorde por tom. Nesse caso, a cada acorde eu vou poder trabalhar as linhas de baixo de acordo com o tom correspondente, ou eu devo achar um tom q se encaixe ao máximo de acordes possíveis?
E na questão do empréstimo. Imagine q estou tocando uma música no tom G, e de repente encaixam um acorde F, que não "existe naquele" tom, e faz um riff de do acorde F com o G. Nesse caso, no momento em o acorde G estivesse sendo executado, eu deveria continuar executando as seqüências como se fosse um G do tom G, ou deveria executá-las como se um G de um campo harmônico onde F é possível???? Não sei se deu pra entender... mas gostaria sanar essa dúvida.
Valeu.
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marcioazzarini Veterano |
# out/04
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Mr Moses
Nestes casos de emprestimos modais, vc deve tratar cada nota com sua escala respectiva, independente do tom original da música.
Por exemplo: Se numa música em tom de C aparece um A Maior, vc deverá tratá-lo como tal, mesmo não tendo o A Maior no campo harmônico de C, entendeu?
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Mr Moses Veterano |
# out/04 · Editado por: Mr Moses
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marcioazzarini
Entendi. Naquela música q citei no começo do tópico, eu tava tocando fazendo um riff no acorde de A, que tinha as E( sem maiores problemas é a quinta da maior ou da menor), A, e G (q não existe em A maior originalmente, e sim em Am, mas q soou bem).
Acho q o q importa é o som. Se fica bom e se encaixa no q vc está procurando fazer, é válido. Estou errado???
Valeu. Abraços.
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metaltenacios Veterano |
# jul/11
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voceis podem me ajudar?como eu formo todos os tipos de acordes(com baixa,com 5,com6 etc),eu so aprendi,os acordes maiores e menores,basicos,,,,,,se poder me ajudar agradeço
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metaltenacios Veterano |
# jul/11
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ops,forum errado(hhahahahh)desculpa
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