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renfbn Veterano |
# set/04
AE GALERA EU USEI A BUSCA NAO ENCONTREI O QUE EU QUERIA,
ALGUEM TEM ALGUMA MATERIAL SOBRE ESTE ASSUNTO, APOSTILAS, EXERCICIOS QUALQUER COISA
renfbn@hotmail.com
valeu
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Tramba Veterano |
# set/04
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eu hablas espnhol....eu tyene muchos exercicios...
traaamba@hotmal.com
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DC Master Veterano |
# set/04 · Editado por: DC Master
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Tramba
Hola, puedes escribir en español...
Puedes enviar para my e-mail??? dc_sideman@hotmail.com.br
Podemos cambiar informaciones...
*** Yo no créo que ud pueda hablar en español...
Un Saludo.
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marcioazzarini Veterano |
# set/04
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DC Master
huahuahuahuhaua
O portunhol do maluco ta com problemas... heheheh
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DC Master Veterano |
# set/04 · Editado por: DC Master
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marcioazzarini
É cada figura né???
E aí??? Como foram as férias???
Vamos reativar o Bass Point???
Me mande as senhas de acesso que eu perdi...
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marcioazzarini Veterano |
# set/04
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DC Master
As férias foram ótimas!
Vou mandar por e-mail a senha, blz?
Abraços
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renfbn Veterano |
# set/04
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o cara ta brincando de falar em espanhol, ele esta treinando para prova
yo hablo, puedes enviar
renfbn@hotmail.com
DC MASTER
voce tem materia para me enviar sobre este assuto tambem
por favor
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Magno Vilhena Veterano |
# set/04
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Cara, isso é estudo e nada mais! Treino de escalas improvisadas. Faça uma harmona e vá fazendo!
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DC Master Veterano |
# set/04
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renfbn
Eu só brinquei com o portunhol do kra!!! hehehe...
Tinha aqui no forum um tópico onde eu postei um material a esse respeito - inclusive uma tradução de um site em inglês que indicaram mas, eu não estou achando o tópico...
Concordo com o Magno Vilhena mas vou localizar o material para lhe enviar (é que eu estou com problemas no meu computador onde estão os dados - ele queimou a fonte)...
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DC Master Veterano |
# set/04
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renfbn
Conforme eu prometi, seguem alguns e-mails sobre o assunto que eu traduzi uma vez a pedido do pessoal antigo do forum:
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DC Master Veterano |
# set/04
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Walking Bass
Sender: news@cs.uoregon.edu (Netnews Owner)
Organization: Dept. of Mathematics, Miskatonic University, Arkham, MA
Eu concordo que walking bass é realmente difícil de “tocar de ouvido”. Finalmente estou sentindo a medida que eu toco, que as cordas se seguem tão rapidamente (eu “odeio” "Body & Soul"...).
Basicamente a idéia é arpegiar as cordas. Sobre A7 (pense em blues em A), um modelo de linha de seria:
|------------|------------|
|------2--4--|5--4--2-----|
|0--4--------|---------4--| (repetir exaustivamente)
|------------|------------|
Mude a nota inicial para corresponder ao acorde. Começe na 5 casa (traste #5) quando quiser um tom de D, você tocará a mesma figura começando em D (Cuide para que a F#, atualmente a sexta, não esteja no acorde.).
Agora isso já é mais do que suficiente para que você toque uma música inteira, dessa forma você já pode começar inventar variações:
|------------|------------|
|------2--4--|5--7--5--5--|
|0--4-------0|--0--0--7---|
|------------|------------|
as quais podem ser eventualmente extraídas da linha original, sendo mais que suficientes:
|------------|------------|
|7--5--------|------------|
|------7--5--|4-----------|
|------------|---0--3--4--|
Nesse momento, você acaba de descobrir as notas de passagem (o D no primeiro compasso e o G# no segundo), que servem como transição para o acorde no qual você esteja esboçando. Basicamente, embora essa linha ainda seja fundamentada nas notas do acorde (A, C#, E, G), as notas de passagem introduzem a característica de “pequenos passos” nas linhas de walking bass.
Finalmente, lembre-se que você é o baixista; enquanto estiver sob as luzes dos refletores, isso não importará mas, ninguém é notícia sempre. :-) Isto é, enquanto você estiver seguindo o ritmo, você estará distante de assassinar a harmonia; Eu gosto dessa pequena sequência:
|------------|------------|
|------------|--2---------|
|0--1--2--3--|4-----------|
|------------|---0--3--4--|
Se você escutar isso com cuidado, o Bb e o C parecem ERRADOS, mas eles soam muito bem quando tocados rapidamente, envolvidos pela música.
Também, em vez de conscientemente seguir a um acorde específico, você pode trabalhar com as escalas/modos correspondentes. Um acorde em sétima corresponde ao modo Mixolidio, assim, sobre o A7, você pode trabalhar em volta do A Mixolídio (A-B-C#-D-E-F#-G) para efeitos similares. Além disso, é provável que você siga para um D7, e D Mixolidio é soletrado como D-E-F#-G-A-B-C (viu? Somente uma nota de diferença), você pode explorar a similaridade entre as escalas para incluir frases de transição que funcionam bem em ambos os acordes (Isso é especialmente útil em jazz, onde as escalas para acordes sucessivos são frequentemente as mesmas – uma progressão ii-V-I de uma determinada escala é inteiramente desenhada, e os acordes apenas nos dizem quais notas terão características proeminentes).
Se você quisesse tocar blues, eu iria sugerir que tivesse lições de jazz, pelo menos um pouco. A matéria que você aprender sobre estrutura harmônica fará com que o blues se torne um pouco mais interessante (e, por acaso, deixar as pessoas de “queixo caído” :-)).
Observação: Eu atualmente não faço isso muito bem, eu falo apenas de uma boa linha de baixo.
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DC Master Veterano |
# set/04
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From rost@tecrus.enet.dec.com Wed Jul 7 10:19:49 1993
Newsgroups: rec.music.makers.bass
Sender: news@ryn.mro4.dec.com (USENET News System)
Organization: Digital Equipment Corporation
No artigo, shem@zombie.oulu.fi (Janne Himanka) escreve...
>Certo, existe algum segredo para estudar walking bass?
Nathan Tenny já deu bons conselhos mas, eu acrescentaria os seguintes:
1. Saber arpegiar os acordes. Isso não é estritamente “walking” no sentido do jazz, mas é a base para a maioria das linhas de blues. A primeira nota de cada compasso deve ser a tônica do acorde (simplificando, simples...veja #5).
2. Quebre os arpegios com “saltos”. Por exemplo, para passar de um acorde em I para um acorde em IV (os números indicam o grau da escala) tente isso:
Compassos 1-3: 1-3-5-6 (Arpegio em I)
Compasso 4: 1-3-7-6 (Agora é I 7)
Compasso 5: 4-6-8-2 (Arpegio em IV)
3. Faça aproximações escalares para o próximo acorde, com a última nota a um tom e meio da tônica do próximo acorde.
4. Inverta o sentido de vez em quando.
1-3-5-6--1-3-5-6--8-7-6-5--4-3-2-3--4....
<---------- acorde em I ----------> <---- acorde em IV ---->
5. Use uma nota diferente da tônica para começar um compasso.
6. Toque cromaticamente (Isto irá fazer uma linha mais "jazzística")
1-3-5-6--1-3-5-6--1-3-5-1--3-4-5-b5--4.....
<---------- acorde em I -----------> <---- acorde em IV ---->
7. Toque a maior parte do tempo em semínimas (notas de 1/4 de tempo) mas, use colcheias e tripletos (ou tercinas) para agregar valor ao ritmo. Também experimente abafar as cordas com a mão esquerda, conferindo a ela um efeito percursivo.
Brian Rost @tecrus.enet.dec.com
From butch.ammons@sosinc.com Wed Jul 7 10:20:36 1993
Reply-To: butch.ammons@sosinc.com (Butch Ammons)
>Podem me sugerir alguns bons padrões? Seria muito bom se
>alguém postasse umas dez ou vinte barras (ou compassos) reais de um groove de walking.
Eu não me considero realmente bom em walking bass, mas essa linha de blues em B está muito boa:
--------------------------------------------------
--------------------------------------------------
--678------678-------------678-----123-----678979-
-7----75427---7542145614567---75432---14567-------
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DC Master Veterano |
# set/04
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Começe sem usar o padrão I-IV-V em um tom que você tenha mais facilidade (Eu gosto de E, G ou A) e, portanto não trabalho com eles.
Você pode começar com os seguintes exercícios de blues (em G):
(tente esse exercício na posição II de seu baixo (primeiro dedo no F# da corda E)):
Modelo A
---------
Pentatônica básica em escalas maiores (Com o uso de algumas sétimas para uma boa marcação).
(Acorde) /G / / / /
(Escala) /G B D E/G E D B/G B D E/G F E D/
/C / /G / /
/C E G A/C A G E/G B D E/G E D B/
/D /C /G /D /
/D F#A B/C E G A/G B CC#/D C#C B/
Modelo B
---------
Escalas em sétimas (observação: você pode precisar mudar de posição para tocar a escala C7 descendente na última linha, mas você será capaz de alcançar tudo sem se esticar( Muitos professores diriam que você deve ser capaz de alcançar a nota esticando o primeiro dedo da posição II))
(Acorde) /G / / / /
(Escala) /G B D E/F E D B/G B D E/F E D B/
/C / /G / /
/C E G A/BbA G E/G B D E/F E D B/
/D /C /G /D /
/D C B A/C BbG E/G B D E/D C B A/
Modelo C
---------
Algumas das escalas acima com alguns acordes cromáticos inseridos (observação: você pode inserir durante a passagem do acorde em G para o C em ambas as cordas EA e DG (alterne entre elas para mudar inteiramente o sentido).
(Acorde) /G / / / /
(Escala) /G B D E/F E D B/G B D B/G A BbB/
/C / /G / /
/C BbA G/C E FF#/G B D B/G B CC#/
/D /C /G /D /
/D C B A/C E FF#/G B D B/D C B A/
Isso já deve ser suficiente para começar. Espero que sejam úteis para alguém.
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renfbn Veterano |
# set/04
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Obrigado DC MASTER
vai ajudar bastante para meus estudos
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QuaseNada Veterano |
# set/04 · Editado por: QuaseNada
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nossa cara!!
sempre quis um negocio assim!!!vai me ser mto util pelo pouco q li...
Grande ajuda!!
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marcioazzarini Veterano |
# set/04
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Graaande DC Master.... de volta à ativa! hehehe
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DC Master Veterano |
# set/04
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marcioazzarini
Tô na área!!! hehehe...
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