compasso

    Autor Mensagem
    Anônimo
    # set/02


    gostaria de saber como se conta um compasso,se e uma batida,eu nao sei nada.valeu.

    nukebass
    # dez/02


    Primeiro vc tem que identificar o pulso da música;
    Toda música tem um pulso, medido em "b.p.m."(batidas por minuto)
    Depois vc tem que identificar se a música está em compasso binário, ternário, quartenário...etc...
    Para isso tente identificar o tempo forte de cada compasso, é o mais importante, depois tente contar quantos pulsos duram cada acorde da música, se duram 4 pulsos pode ser quartenário(eu disse PODE SER) e assim por diante...

    Alguns estilos tem compassos característicos;
    Por exemplo:
    SAMBA = 2x4(binário)
    VALSA = 3x4(ternário)
    ROCK = 4x4(quartenário)
    JAZZ = 4x4(quartenário)
    MARCHA = 2x4(binário)
    BOLERO = 4x4(quartenário)

    EU
    # dez/02


    Mas saiba que a maioria das vezes é o passo é quartenário, e existem sambas em 4/4...Mas o essencial para vc identificar o tempo da musica para vc tocar é no bumbo. mas cuidado com o metromeno, pq as musicas nem sempre sào certinhas, há quebars no ritmo...Acelerou do Djavan, é um exemplo, de musica que não dá para marcar no metrômeno...

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mas no que isso influencia na música? Vlw

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mas no que isso influencia na música? Vlw

    WelingtonSR
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu também tenho essa dúvida. Por exemplo, como eu faço para eu obter uma marcação de compasso 4x4 no metrônomo?

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    WelingtonSR
    É simples, vc conta a partir do tempo mais forte, ve quantos tempos ele da depois do tempo forte, se da trez então e 4x4 pq conta-se o tempo forte mais as outras 3 batidas. Agora se ele conta mais 2 tempos depois do tempo forte ele é ternário pois conta com o tempo forte que é o tempo 1 mais os outros 2 ou seja 3!
    se for essa msm a sua duvida espero ter te ajudado.
    valeu!

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant


    Cara, vlw ae pela explicação, mas nesse tempo forte deve-se tocar a nota de forma mais agressiva? Vlw

    Revenant
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Revenant
    · votar


    Egregora Digital
    ñ precisa ser mais ''agressiva'' mais se a intenção for tocar no tempo 1 você deve ao menos acentuar esse tempo por se tratar do 1 tempo do compasso, ele deve ter uma acentuação maior que os outros.
    abraço!

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Vlw

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Egregora Digital
    Mas você pode acentuar outros tempos do compasso tbm. por exemplo no samba tem-se a caracteristica de acentuar o tempo 2 do compasso, normal do estilo. Ou seja você ñ precisa so acentuar o tempo 1.Dependendo da situação você pode acentuar qualquer tempo do compasso e até o contra-tempo.

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Vlw

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Egregora Digital
    blz...
    abraço ae! :p

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant


    Vai dormi vagabundo kkk

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Egregora Digital
    ahh sou vagabundo msm hehehh faço nd final de semana, so passa coisa chata na tv melhor ficar por aqui msm :p
    adiciona ae rafael_david3@hotmail.com

    WelingtonSR
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Acho que entendi dããã...
    compasso, bpm e ANDAMENTO são coisas distintas! acho que eu tava confundindo... Acho não, tenho certeza!!!
    O metrônomo marca o andamento, a velocidade da música em bpm. Já o compasso é algo RELATIVO, isto é, sem ser medido em minutos ou notas por minuto ou coisa assim.
    Se é assim, então eu posso ter um compasso 4x4 de 120bpm ou de 60bpm ou de qualquer bpm, né?

    WelingtonSR
    Veterano
    # out/05
    · votar


    nukebass
    Revenant
    vlw!

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    WelingtonSR
    è isso msm.
    vlw

    atmospherick
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Só me esclareçam uma dúvida por favor:

    Como eu identifico a unidade de tempo de um compasso ?
    pois eu tenho como exemplo o compasso de 3/4 que é chamado de ternário simples pois cabem nele 3 semínimas logo a unidade de tempo desse compasso é a seminima,mas por que não posso dizer que esse cmpasso é composto já que cabe nele exatamente o valor de uma mínima pontuada?
    para não dar trabalho eu vou tentar entender :

    Um compasso possui 3 partes :Unidade de compasso,Unidade de tempo e as subdivisões que podem ser diversas cada vez representando valores mais breves
    A unidade de compasso representa o compasso inteiro,a mesma será dividida em duas,três ou quatro partes(a unidade de tempo pode conter quantas partes ?) que terão o acento forte e em seguida o fraco
    as subdivisões da unidade de tempo é que vão determinar se o compasso é simples ou se o compasso é composto por exemplo:

    o compasso 3/4 tem como unidade de compasso uma mínima pontuada(é certo afirmar isso?)

    já sua unidade de tempo é representada pela semínima pois nesse compasso cabem três semínimas

    A subdivisão desse compasso o indicará como simples pois as semínimas são divisíveis por dois uma vez que não estão pontuadas

    Mas mesmo que minha explicação esteja certa,ainda fica pendente o fato do compasso 6/4 ser composto pois sua unidade de tempo serão 6 semínimas a qual nenhuma estará pontuada e logo todas serão divisíveis por 2

    alguém me explica o por que ? Obrigado desde já

    atmospherick
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    por favorse puderem ajudar,por gentileza

    atmospherick
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ninguém ?

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    atmospherick
    não sei se vou conseguir responder mas vou tentar:

    a marcação do compasso tem a ver com o tempo mais forte. tempos 3 e 6 tem ritmo ternário, ou seja, o primeiro tempo de cada tres é mais forte.

    é mais comum encontrar 6/8 do que 6/4.
    6/8 matematicamente equivale a 3/4. mas na pratica nao.
    o 6/8 é marcado em dois pares de 3, o que dá um ritmo binário, como se fosse 2/4 mas com tercinas.
    o 6/4 acredito que seria similar ao 6/8 mas com figuras valendo o dobro. eu nunca vi ele sendo usado (tambem nao uso muito partituras).

    ajudou alguma coisa?

    atmospherick
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ajudou muito Kiki
    Acontece que eu andei estudando muito sobre música e aprendi em uma lição que o que vai determinar se o compasso é simples ou composto é a divisão de CADA nota que compõe esse compasso.É como se tivessemos que divir o compasso em partes iguais (no caso de compassos com muita variedade de tempo ) até que cheguemos a várias notas iguais "unidade de compasso" a divisão dessa unidade é que vai apontar o compasso com simples e composto
    Devo destacar que foi muito bem colocado a sua referência quanto o acento de casa compasso pois se levarmos o exemplo o compasso 6/8:

    O compasso 6/8 pode ser juntarmos as notas em duas partes iguais tornando se um compasso binário composto tendo como unidade de compasso duas semínimas pontuadas logo o acento desse compasso seria Forte-fraco

    O mesmo compasso pode ser usado como ternário simples se juntarmos em três partes iguais,seria então um compasso de 3/4 com a semínima(sem pontuação) como unidade de compasso
    o acento nesse compasso seria : Forte-fraco-fraco

    obrigado Kiki e desculpe a demora a retornar ... eu estava com preguiça

    atmospherick
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pra aproveitar

    pra que usam dobrado Bemol e Dobrado sustenido ?

    não seria mais conveniente usar a nota diretamente ?

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    atmospherick
    sobre o compasso acho que é isso mesmo que voce falou... eu nao entendo muito de partitura...

    pra que usam dobrado Bemol e Dobrado sustenido ?
    pelo mesmo motivo que existe dó bemol, mi sustenido, etc.
    dependendo da montagem da clave esse tipo de notação faz sentido.

    por exemplo, voce tem uma musica no tom C#, ou seja, tudo tem 1 sustenido.
    se voce quiser modular um trecho pra G#, tem que fazer o Fá# virar Fá##. Ele nao pode ser Sol, por uqe o sol é sol#.

    deu pra entender?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    por exemplo, voce tem uma musica no tom C#, ou seja, tudo tem 1 sustenido.
    se voce quiser modular um trecho pra G#, tem que fazer o Fá# virar Fá##. Ele nao pode ser Sol, por uqe o sol é sol#.


    WTF?!

    atmospherick
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu entendi o Kiki

    mas eu acho que na verdade o dobrado bemol e dobrado sustenido serve para seguir uma regra que temos na enarmonia

    por exemplo se temos uma escala de Dó

    se queremos saber qual é a 6ª diminuta(que é a 6ª MAIOR menos dois semitons) temos que representar como Abb

    Eu acredito que seja isso,mas se o Leandro vir aqui ele poderá esclarecer com mais certeza

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não não não... isto non ecsiste! F## é G.. e Abb é G! Vc fala G/Sol e acabou.. vc tem q saber quantos semitons você deve aumentar ou diminuir, mas não tem essa de ficar mudando nome de nota.. mas calma! Estou falando a nível de leitura... acho que a explicação dele pode não ter sido das melhores à nível teórico (e provavelmente eu não faria melhor, não estou criticando) mas entendi q vc entendeu +- oq ele qria dizer sem cair em erros ehheh... tipo, em uma partitura vc pode aumentar lá o tom da música as vezes uns 4 semitons.. mas nem por isso quando for transpor pra uma cifra, ou até mesmo falar uma nota vc vai dizer e transcrever Fá SustenidoSustenidoSustenidoSustenido / F#### / 'Fá Sustenido elevado à quarta potência', entendeu?! Partitura é uma coisa, cifra é outra e, a leitura ou transcrição deve ser feita sobre as notas que cada "simbolo" representa!

    atmospherick
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: atmospherick
    · votar


    Não foi isso que eu disse ... eu não pretendia falar o Lá a 4ª potência nem Lá + sustenidos

    O que eu afirmei(mas sem certeza) é que na escala de C por exemplo
    a 6ª diminuta é representada por "Abb",mesmo que seja a mesma coisa do que o "G" na prática ... o G se trata da 5ª de Dó e não da sexta diminuta
    a sexta diminuta deveria ser representada pela 6 natural e acrescentando os devidos acidentes,no caso GRAFICAMENTE a 6ª diminuta seria : "6bb"

    Não haveriam acidentes que mudassem mais do que 1 tom pois os "aumentados" e os "diminutos" são os acidentes com maior valor que eu já vi,portanto não acredito que existam acidentes que alterem mais que um tom

    e repito: ESTOU ESPERANDO ALGUÉM QUE POSSA CONFIRMAR OU EXPLICAR ISSO POIS EU NÃO TENHO CERTEZA

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a compasso