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Mensagem |
Anônimo
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# set/02
gostaria de saber como se conta um compasso,se e uma batida,eu nao sei nada.valeu.
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nukebass
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# dez/02
Primeiro vc tem que identificar o pulso da música;
Toda música tem um pulso, medido em "b.p.m."(batidas por minuto)
Depois vc tem que identificar se a música está em compasso binário, ternário, quartenário...etc...
Para isso tente identificar o tempo forte de cada compasso, é o mais importante, depois tente contar quantos pulsos duram cada acorde da música, se duram 4 pulsos pode ser quartenário(eu disse PODE SER) e assim por diante...
Alguns estilos tem compassos característicos;
Por exemplo:
SAMBA = 2x4(binário)
VALSA = 3x4(ternário)
ROCK = 4x4(quartenário)
JAZZ = 4x4(quartenário)
MARCHA = 2x4(binário)
BOLERO = 4x4(quartenário)
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EU
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# dez/02
Mas saiba que a maioria das vezes é o passo é quartenário, e existem sambas em 4/4...Mas o essencial para vc identificar o tempo da musica para vc tocar é no bumbo. mas cuidado com o metromeno, pq as musicas nem sempre sào certinhas, há quebars no ritmo...Acelerou do Djavan, é um exemplo, de musica que não dá para marcar no metrômeno...
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Mas no que isso influencia na música? Vlw
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Mas no que isso influencia na música? Vlw
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WelingtonSR Veterano |
# out/05
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Eu também tenho essa dúvida. Por exemplo, como eu faço para eu obter uma marcação de compasso 4x4 no metrônomo?
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Revenant Veterano |
# out/05
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WelingtonSR
É simples, vc conta a partir do tempo mais forte, ve quantos tempos ele da depois do tempo forte, se da trez então e 4x4 pq conta-se o tempo forte mais as outras 3 batidas. Agora se ele conta mais 2 tempos depois do tempo forte ele é ternário pois conta com o tempo forte que é o tempo 1 mais os outros 2 ou seja 3!
se for essa msm a sua duvida espero ter te ajudado.
valeu!
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Revenant
Cara, vlw ae pela explicação, mas nesse tempo forte deve-se tocar a nota de forma mais agressiva? Vlw
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Revenant Veterano |
# out/05 · Editado por: Revenant
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Egregora Digital
ñ precisa ser mais ''agressiva'' mais se a intenção for tocar no tempo 1 você deve ao menos acentuar esse tempo por se tratar do 1 tempo do compasso, ele deve ter uma acentuação maior que os outros.
abraço!
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Revenant
Vlw
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Revenant Veterano |
# out/05
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Egregora Digital
Mas você pode acentuar outros tempos do compasso tbm. por exemplo no samba tem-se a caracteristica de acentuar o tempo 2 do compasso, normal do estilo. Ou seja você ñ precisa so acentuar o tempo 1.Dependendo da situação você pode acentuar qualquer tempo do compasso e até o contra-tempo.
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Revenant
Vlw
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Revenant Veterano |
# out/05
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Egregora Digital
blz...
abraço ae! :p
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Revenant
Vai dormi vagabundo kkk
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Revenant Veterano |
# out/05
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Egregora Digital
ahh sou vagabundo msm hehehh faço nd final de semana, so passa coisa chata na tv melhor ficar por aqui msm :p
adiciona ae rafael_david3@hotmail.com
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WelingtonSR Veterano |
# out/05
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Acho que entendi dããã...
compasso, bpm e ANDAMENTO são coisas distintas! acho que eu tava confundindo... Acho não, tenho certeza!!!
O metrônomo marca o andamento, a velocidade da música em bpm. Já o compasso é algo RELATIVO, isto é, sem ser medido em minutos ou notas por minuto ou coisa assim.
Se é assim, então eu posso ter um compasso 4x4 de 120bpm ou de 60bpm ou de qualquer bpm, né?
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WelingtonSR Veterano |
# out/05
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nukebass
Revenant
vlw!
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Revenant Veterano |
# out/05
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WelingtonSR
è isso msm.
vlw
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atmospherick Veterano |
# dez/11
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Só me esclareçam uma dúvida por favor:
Como eu identifico a unidade de tempo de um compasso ? pois eu tenho como exemplo o compasso de 3/4 que é chamado de ternário simples pois cabem nele 3 semínimas logo a unidade de tempo desse compasso é a seminima,mas por que não posso dizer que esse cmpasso é composto já que cabe nele exatamente o valor de uma mínima pontuada? para não dar trabalho eu vou tentar entender :
Um compasso possui 3 partes :Unidade de compasso,Unidade de tempo e as subdivisões que podem ser diversas cada vez representando valores mais breves A unidade de compasso representa o compasso inteiro,a mesma será dividida em duas,três ou quatro partes(a unidade de tempo pode conter quantas partes ?) que terão o acento forte e em seguida o fraco as subdivisões da unidade de tempo é que vão determinar se o compasso é simples ou se o compasso é composto por exemplo:
o compasso 3/4 tem como unidade de compasso uma mínima pontuada(é certo afirmar isso?)
já sua unidade de tempo é representada pela semínima pois nesse compasso cabem três semínimas
A subdivisão desse compasso o indicará como simples pois as semínimas são divisíveis por dois uma vez que não estão pontuadas
Mas mesmo que minha explicação esteja certa,ainda fica pendente o fato do compasso 6/4 ser composto pois sua unidade de tempo serão 6 semínimas a qual nenhuma estará pontuada e logo todas serão divisíveis por 2
alguém me explica o por que ? Obrigado desde já
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atmospherick Veterano |
# dez/11
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por favorse puderem ajudar,por gentileza
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atmospherick Veterano |
# dez/11
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ninguém ?
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kiki Moderador |
# dez/11
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atmospherick não sei se vou conseguir responder mas vou tentar:
a marcação do compasso tem a ver com o tempo mais forte. tempos 3 e 6 tem ritmo ternário, ou seja, o primeiro tempo de cada tres é mais forte.
é mais comum encontrar 6/8 do que 6/4. 6/8 matematicamente equivale a 3/4. mas na pratica nao. o 6/8 é marcado em dois pares de 3, o que dá um ritmo binário, como se fosse 2/4 mas com tercinas. o 6/4 acredito que seria similar ao 6/8 mas com figuras valendo o dobro. eu nunca vi ele sendo usado (tambem nao uso muito partituras).
ajudou alguma coisa?
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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Ajudou muito Kiki Acontece que eu andei estudando muito sobre música e aprendi em uma lição que o que vai determinar se o compasso é simples ou composto é a divisão de CADA nota que compõe esse compasso.É como se tivessemos que divir o compasso em partes iguais (no caso de compassos com muita variedade de tempo ) até que cheguemos a várias notas iguais "unidade de compasso" a divisão dessa unidade é que vai apontar o compasso com simples e composto Devo destacar que foi muito bem colocado a sua referência quanto o acento de casa compasso pois se levarmos o exemplo o compasso 6/8:
O compasso 6/8 pode ser juntarmos as notas em duas partes iguais tornando se um compasso binário composto tendo como unidade de compasso duas semínimas pontuadas logo o acento desse compasso seria Forte-fraco
O mesmo compasso pode ser usado como ternário simples se juntarmos em três partes iguais,seria então um compasso de 3/4 com a semínima(sem pontuação) como unidade de compasso o acento nesse compasso seria : Forte-fraco-fraco
obrigado Kiki e desculpe a demora a retornar ... eu estava com preguiça
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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pra aproveitar
pra que usam dobrado Bemol e Dobrado sustenido ?
não seria mais conveniente usar a nota diretamente ?
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kiki Moderador |
# jan/12
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atmospherick sobre o compasso acho que é isso mesmo que voce falou... eu nao entendo muito de partitura...
pra que usam dobrado Bemol e Dobrado sustenido ? pelo mesmo motivo que existe dó bemol, mi sustenido, etc. dependendo da montagem da clave esse tipo de notação faz sentido.
por exemplo, voce tem uma musica no tom C#, ou seja, tudo tem 1 sustenido. se voce quiser modular um trecho pra G#, tem que fazer o Fá# virar Fá##. Ele nao pode ser Sol, por uqe o sol é sol#.
deu pra entender?
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JL_Marcondes Veterano |
# jan/12
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kiki por exemplo, voce tem uma musica no tom C#, ou seja, tudo tem 1 sustenido. se voce quiser modular um trecho pra G#, tem que fazer o Fá# virar Fá##. Ele nao pode ser Sol, por uqe o sol é sol#.
WTF?!
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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Eu entendi o Kiki
mas eu acho que na verdade o dobrado bemol e dobrado sustenido serve para seguir uma regra que temos na enarmonia
por exemplo se temos uma escala de Dó
se queremos saber qual é a 6ª diminuta(que é a 6ª MAIOR menos dois semitons) temos que representar como Abb
Eu acredito que seja isso,mas se o Leandro vir aqui ele poderá esclarecer com mais certeza
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JL_Marcondes Veterano |
# jan/12
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Não não não... isto non ecsiste! F## é G.. e Abb é G! Vc fala G/Sol e acabou.. vc tem q saber quantos semitons você deve aumentar ou diminuir, mas não tem essa de ficar mudando nome de nota.. mas calma! Estou falando a nível de leitura... acho que a explicação dele pode não ter sido das melhores à nível teórico (e provavelmente eu não faria melhor, não estou criticando) mas entendi q vc entendeu +- oq ele qria dizer sem cair em erros ehheh... tipo, em uma partitura vc pode aumentar lá o tom da música as vezes uns 4 semitons.. mas nem por isso quando for transpor pra uma cifra, ou até mesmo falar uma nota vc vai dizer e transcrever Fá SustenidoSustenidoSustenidoSustenido / F#### / 'Fá Sustenido elevado à quarta potência', entendeu?! Partitura é uma coisa, cifra é outra e, a leitura ou transcrição deve ser feita sobre as notas que cada "simbolo" representa!
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atmospherick Veterano |
# jan/12 · Editado por: atmospherick
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Não foi isso que eu disse ... eu não pretendia falar o Lá a 4ª potência nem Lá + sustenidos
O que eu afirmei(mas sem certeza) é que na escala de C por exemplo a 6ª diminuta é representada por "Abb",mesmo que seja a mesma coisa do que o "G" na prática ... o G se trata da 5ª de Dó e não da sexta diminuta a sexta diminuta deveria ser representada pela 6 natural e acrescentando os devidos acidentes,no caso GRAFICAMENTE a 6ª diminuta seria : "6bb"
Não haveriam acidentes que mudassem mais do que 1 tom pois os "aumentados" e os "diminutos" são os acidentes com maior valor que eu já vi,portanto não acredito que existam acidentes que alterem mais que um tom
e repito: ESTOU ESPERANDO ALGUÉM QUE POSSA CONFIRMAR OU EXPLICAR ISSO POIS EU NÃO TENHO CERTEZA
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