Técnicas para blues!

    Autor Mensagem
    Rei do Pogo
    Veterano
    # jul/04


    Vcs poderiam postar dicas e macetes de blues. Algo tipo escalas usadas, dicas sobre blue notes, etc.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Gabriel_Bp
    · votar


    no blues clássico de 12 compassos todos os acordes são dominantes. claro que existem outros blues mas o mais comum é esse mesmo. as sonoridades que mais uso são a escala de blues (eu gosto do cromátismo da quarta até a quinta) e eu gosto da sobreposição da escala dominante bebop sobre os acordes dominantes também.
    Pra ti fazer um acompanhamento mais "quadrado" tu pode ficar tocando 1-8-7-5-1 sobre os acordes que funciona bem também.

    Rei do Pogo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Gabriel_Bp
    Poderia especificar as escalas cara! Qual é qual e a composição delas! :)

    Rei do Pogo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Gabriel_Bp
    Poderia especificar as escalas cara! Qual é qual e a composição delas! :)

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    a dominante é a maior com a sétima bemolizada e a bebop dominante é a maior com as duas sétimas.

    black_h
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    o lance eh T - 3 - 5 - 7m
    esse eh o lance do blues ai tu cria as variações em cima
    da pra brincar um monte mas este é o basico, tonica, terca, quinta e setima menor
    :)

    isaiasgs
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    pois é. O black_h deu a tétrade simples mesmo.
    Mas as variações q ele falou estão justamente em macetes como o Gabriel_Bp falou:

    cromátismo da quarta até a quinta e
    maior com as duas sétimas.
    São lances ótimos q podem ser inseridos em qualquer momento.

    Outra passagem tb seria o cromatismo de 2ª à 3ª.

    Com essas ferramentas vc tem quase uma escala totalmente cromática q pode ser trablhada em momentos diferentes dentro da musica.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Rei do Pogo da uma ouvida em albuns de blues mais novos pra ter algumas idéias de como utilizar essas coisas. transcreve as linha que tu gostar mais pra ter uma idéia e poder analisar teoricamente elas.

    black_h eu nunca gostei desse tipo de linha... isso fica travando a música. o 1-8-7-5-1 funciona infinitamente melhor na minha opinião.

    black_h
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Gabriel_Bp
    eu nunca gostei desse tipo de linha... isso fica travando a música. o 1-8-7-5-1 funciona infinitamente melhor na minha opinião.

    tu ta usando o mesmo q eu, tonica, terça e quinta e setima, tu soh nao enfiou a terça ai, mas garanto q em algum cromatismo tu iria usar saca? eu to falando q as notas basicas sao essas ai as variações vai de voce, pq tipo eu nao fico mto parado em blues nao, vo mechendo pra kct
    :)

    Shelo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    eu uso triades e tetrades no blues...
    fica legalzinho...
    hehehhhe

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    black_h sim... mas se é por isso 1-3-5-b7 é a harmônia não? então tanto fede como catinga :)

    EstacaoBlues
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Se alguem quer saber como fazer um blues acessem:
    www.estacaoblues.com.br e leiam a letra A FORMULA...

    hehe agora flando serio eu tbem apanho um pouco. pq só sei fazer o blues básico.. e é dificil não ficar tudo igual..hehe.

    BASE: I, IV, V
    SOLO: PENTA

    Uma dica legal é não tocar só a penta da TONICA, e sim variar os desenhos conforme a harmona se desenrola...

    espero ter ajudado...

    Abraco.

    Douglas Carvalho
    www.estacaoblues.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas para blues!