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black_h Veterano |
# jun/04
Ok olha essa progressão aqui:
C7M - D7 - Bm - Em
Entao da pra ver que o tom G e a progressão seria:
IV - V - III - VI ou seja C Lídio
blz?
Aqui vai outra:
C7 - Gm - Am
Outra, o tom é F e seria: V - II - III - C mixolídio
blz?
Agora essa aqui
B7 - Cm - B7 - A7
se fosse A7M o tom seria E e ai seria B mixolidio neh?
mas como é A7 entao nao eh uma progressão modal neh? ow eh?
Alguem me explica isso ae
Abraços!!
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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B7 - Cm - B7 - A7
Esta é uma progressão em que cada acorde tem um modo como base. No caso dos acordes dominantes, o melhor seria um mixolídio mesmo. Neste caso cada acorde deve ser analizado individualmente.
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black_h Veterano |
# jun/04
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entao nao eh modal eh isso neh?
se fosse pra solar usaria B daí ow oq?
abraços...
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jrcintra Veterano |
# jun/04
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"Agora essa aqui
B7 - Cm - B7 - A7 "
kra , isso eh tipo o blues , blues os acordes sao "quase sempre) em mixolidio(pode ser Dórico tb)
entao , pelo fato de serem quase sempre mixo , eles sao sempre acordas maiores com sétima
como por exemplo: C7 , D7 , E7... e etc...
esse Cm7
eh um acorde menor com sétima...
a caracteristica do mixolidio eh essa... ser um acorde maior com sétima.(vc ja deve sacar isso)
assim como por exemplo , a caracteristica do lidio ser um acorde maior com setima maior , quarta aumentada e quinta justa =) e etc (como por exemplo o C7M-> Dó maior com sétima maior , q vc citou ali acima) =)
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black_h Veterano |
# jun/04
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ta, mas o jrcintra, só quero saber se a sequencia que eu postei eh uma progressão modal, e pelo visto não é, pq para ser teria q ser um A7M é isso neh?
:)
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fox_123 Veterano |
# jun/04
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Você esta certo, não é uma progressao modal, por que na sequencia harmonica: B7, Cm, A7, cada acorde pertence a um campo harmônico diferente, e consequentemente você usaria escalas diferentes, so seria uma progressão modal, se todos os acordes envolvidos pertencessem ao mesmo modo, analisando:
B7 - é o quinto grau (V) da escala de E, entao nesse acorde voce usaria a escala de E.
Cm - é o sexto grau (VI) da escala de Eb, ou o segundo grau (II) da escala de Bb, entao nesse acorde voce usaria as escalas de Eb, ou a de Bb.
A7 - é o quinto grau (V) da escala de D, entao nesse acorde voce usaria a escala de D.
Quando dentro de uma determinada tonalidade aparecem acordes que nao fazem parte da mesma, esses acordes "extranhos" são chamados de emprestimo modal, pois não fazem parte do modo que estão inseridos. Dai vai a necessidade da nossa atenção para analizarmos e depois usarmos uma outra escala dentro daquela tonalidade.
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isaiasgs Veterano |
# jun/04
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esses acordes "extranhos" são chamados de emprestimo modal, pois não fazem parte do modo que estão inseridos.
fox_123
sempre analisei dessa forma mas nunca encontrei palavras pra dizer isso.
Valew mesmo, kra, pela informação.
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Wolfram Veterano |
# jun/04
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FAlando em modos, alguem poderia me mandar uma apostila sobre eles, eu lia aki no forum mas não entendi bem.... se n tiver uma apostila, um site ja ta de bom tamanho.
meu email/msn: testewolf@hotmail.com
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black_h Veterano |
# jun/04
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eu tenho um livro do pollaco de harmonia modal e funcional
mas ta em livro e nem rola escanear
:P
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