Qual é o jeito certo ?

    Autor Mensagem
    Kounter Bass
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Kounter Bass


    Pessoal! Eu tenho a maior dúvida, de como apoiar o dedão da mão esquerda No braço.
    Po eu vejo mó pá de gente ficar com ele quase em cima da escala, ejá vi outros com ele apoiado bem no meio do braço.
    Qual desses jeitos pode de alguma maneira influenciar na pegada?Qual é ojeito certo?Qual é o melhor?

    Vlw!

    Bico
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Bico
    · votar


    foi mal

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    (A mensagem acima foi errada)

    Sei lá cara, acho q depende do q vc quer. Geralmente, baixistas q usam mais velocidade não deixam o polegar lá em cima. Com o polegar "quase em cima da escala" dá uma sensação de mais firmeza..

    Homaley
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Kounter Bass

    Segundo "MEU MESTRE" o jeito correto é: você manter a mesma "ergonomia" da mão. Ou seja na mesma posição.
    Pode ser apoiando o dedâo na corda imediatamente superior à que for tocada ou manter o dedão junto ao indicador quando a mão subir ou descer a escala

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Homaley
    Ele está se referindo ao polegar da mão esquerda.. hehe

    Eu uso sempre no meio do braço, pois facilita a digitação.

    Homaley
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    marcioazzarini

    É mesmo cara, vacilei.
    Eu também uso bem no meio da escala. Mas já vi nego até tocando notas com el.

    HignocliuS
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    É mais prático manter no meio da escala ou um pouco mais pra baixo. O importante é poder ter acesso a toda a escala sem ter que ficar fazendo malabarismo com o pulso, usando só os dedos.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Homaley

    O grande mestre do slap, Louis Johnson, usa o polegar da mão esquerda pra executar algumas notas. Ví isso num trecho de uma vídeo-aula q tenho dele no PC, mas não vejo grandes vantagens, porém, para a técnica de abafamento q ele desenvolveu funciona bem.

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    usa o polegar da mão esquerda pra executar algumas notas

    Tem uma música q eu faço isso!

    Guibass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    eu procuro deixar o dedão encostado paralelamente ao braço, sem entortar ele para trás ou deitá-lo para os lados, pelo menos foi assim que eu li em várias apostilas e tbm num livro que eu tenho desse tipo método prático, no começo tentar ficar com os dedos naquela posição exata parece q é difícil, mas é só se esforçar e praticar sempre desse jeito q vc vai sentir que é melhor, se vc fica tocando com a mão meio deitada ou com o dedão torto pode parecer mais fácil no início mas depois vc vai sentir que é pior e pode atá te dar uma tendinite...

    isaiasgs
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Já li em métodos e tb em uma matéria sobre posição de tocar bass q é errado encostar a palma da mão no braço, como geralmente se faz com acordes de violão. Mas tb assisti uma vídeo-aula de Celso Pixinga em q ele usa o polegar pra digitar a corda E naqueles slaps mais doidões.

    Meu conhecimento: O polegar deve estar apontando para o braço e não com a mão espalmada. Deve estar entre o dedo indicador e médio. Sempre existem as exceções, mas, a nível de aprendizado e técnica é importante q se crie um padrão confortável e dê boa mobilidade aos movimentos.

    Valew...

    slapboombass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    tanto faz o jeito!!!
    se vc conseguir fazer o q vc esta intencionado é o q vale!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    isaiasgs
    Mas tb assisti uma vídeo-aula de Celso Pixinga em q ele usa o polegar pra digitar a corda E naqueles slaps mais doidões

    Isso é mais uma prova de q Pixinga é um "sugador" do Louis Johnson! heheheh
    Sempre falo isso...

    slapboombass

    tanto faz o jeito!!!
    se vc conseguir fazer o q vc esta intencionado é o q vale!


    E vale tbm as tendinites e outras lesões tbm...

    ramoncp
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    DEPENDE CARA...VARIA ATEH NO ESTILO...SE TU ACHA QUE EH MAIS COMODO OU MAIS RAPIDO...

    CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Kounter Bass, o jeito certo é o que for mais confortável para você e que se adapte melhor à sua técnica. Eu apoio o polegar no meio da parte de trás do braço e ele eventualmente escorrega para cima e para baixo dependendo da digitação.

    slapboombass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    marcioazzarini

    so se o cara for animal de ficar forçando o dedo!!

    Expressão
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Kounter Bass
    Segundo os puristas o ideal é o indicador ficar levemente abaixo da linha média do braço.
    Mas acho que o que vale é o seu jeito de tocar. Esse tipo de detalhe é que vai fazer a "sua pegada", seu estilo.

    Kounter Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Expressão
    indicador??

    isaiasgs
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o problema é q se vc viciar em uma posição errada nos estudos das técnicas iniciais, vc não vai conseguiur pegar outras técnicas de digitação de forma confortável e/ou vc vai ter uma série de problemas como tendinite etc

    Expressão
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Kounter Bass
    Nossa, polegar, quis dizer.... Sorry.

    mabaixo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o problema mesmo esta relacionado com a posição do bass, tipo, a galera do rock q curte toka com o bass la no joelho, nau tem como tokar com o polegar esquerdo numa posição confortavel q seria no meio do cabo p dar apoio e facilitar tbm na abertura dos demais dedos, outra, toka muito tempo (horas) com a mão numa posição erronia torna-se terrivelmente desconfortável...

    tenho alunos, q tokam em bandas de rock, e dizem, quando ensaio sentado consigo executar muito melhor as koisas... (pude notar q geralmente esta ligado com isso, a posição do bass, influi muito na posição de ambas as mãos, no timbre e na qualidade musical)...

    minha humilde opinião ok.

    Homaley
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    mabaixo

    Trocando em miúdos: estando a posição do instrumento "errada" a do polegar também estará "errada", e o desenvolvimento da técnica também. Pus errada em parentesis porque significa que está errada em relação ao mais indicado. Eu por exemplo prefiro usar a técnica ( todo método praticamente fala de postura correta do instrumento) porém quem quiser tocar o intrumento na barriga, no joelho, na canela, no tornozelo, na cabeça; que toque.

    mabaixo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Homaley

    com certeza...

    a única koisa q tentei faze aki foi orientar para o desenvolvimento da técnica... nada mais, nun tenho nada contra, kada um toka com o bass onde quizer, apenas salientei q se nau tiver postura no instrumento tbm nau exite komo der postura nas mãos e uma tokabilidade no mínimo agradável ok.

    falow abraços bass man

    Peck
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Kounter Bass, houve uma época em que vários amigos meus guitarristas tiveram tendinite por conta da má colocação da mão esquerda no braço do instrumento. Logo, não é uma questão de técnica ou conforto, mas também de evitar problemas de saúde mais tarde.

    Um desses amigos meus, que estuda violão clássico na Espanha, nos passou um pouco dos fundamentos de postura que o professor dele havia explicado, de modo a evitar esses problemas: quanto à mão esquerda, o polegar deve estar sempre no meio do braço. Se o seu baixo tiver uma linha no braço, siga essa linha, senão imagine uma.

    Já os outros dedos devem ficar quase perpendiculares aos trastes, mas isso demanda mais prática e fica só como uma recomendação.

    Da minha prática: plante seu polegar nessa linha, e se precisar movê-lo, apenas gire o polegar sem tirá-lo do lugar. Na hora de mover a mão através da escala, é só seguir a linha também.

    Eu sei que há técnicas que demandam outras posições de dedo, e, além do que, não há nada de errado em usar outra posição vez ou outra, pra descansar a mão. Mas procure sempre usar a postura correta pra evitar esses tipos de problema, e até mesmo pra facilitar a execução da música.

    Acho que não tem muito mistério.

    - Peck

    asmith
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Eu tento sempre colocar o polegar no meio do braço. Mas depois de algum tempo tocando ele acaba ficando onde bem entende. :o) Muitas vezes quando reparo o polegar já está em cima, encostando na escala... até porque eu tenho dedos compridos e costumo usar braços finos, e isso ocorre de forma meio natural.

    Kounter Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Graças ao meu ex professor, e a minha força de vontade (estudo sozinho), eu consegui vencer o vício da postura errada.Muito obrigado por responderem as perguntas. Seguirei as dicas aqui opinadas.
    VLW !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o jeito certo ?