【FIXO】 Apostilas, Lições, Exercícios, Técnicas

Autor Mensagem
thebassx
Veterano
# jul/05
· votar


SORVETERIA MACHO MAN: Sempre duas bolas BEM SERVIDAS!

thebassx
Veterano
# jul/05
· votar


PIZZAS DO ZÉ: Já vem mastigadas, é só engolir!!

thebassx
Veterano
# jul/05
· votar


VIVA LA REVOLUCION ZAPATISTA.

thebassx
Veterano
# jul/05
· votar


EU VENCI.

thebassx
Veterano
# jul/05
· votar


Eu queria deixar registrado que fui eu que fiz o levante, a revolução, o protesto para que esse tópico fosse fixado. Agradeçam a mim.

moog
Veterano
# jul/05
· votar


ahuhuauhauhauhauha... cara... vc merece...

Guto EADG
Veterano
# jul/05
· votar


thebassx
toca aqu!
\o_ \o

\o) \o

deixa q eu toco sozinho!

aheiauhiuehaiuehaiuehauieah
eh assim oh velho

- toca aqui!

\o_ \o

\o) _o

deixa q eu toco sozinho!

Guto EADG
Veterano
# jul/05
· votar


DICIONÁRIO DE ACORDES DE BAIXO
Raphael Bonelli
www.rbonelli.hpg.com.br


O.K. você diz, "O que é um acorde de baixo?". Bem, como alguns devem
saber, um acorde de baixo é um acorde tocado em um baixo. UAU! A descoberta
do século. Assim como na guitarra, um acorde é composto de duas ou mais
notas tocadas juntas (na verdade a definição de acorde é "três ou mais notas
tocadas juntas", mas como esta lição é voltada para baixos de 4 cordas, tive
de fazer algumas variações). Se você for um baixista experiente não haverá
nada nesta lição que seja difícil de entender. A lição requer apenas uma
força um pouco maior nos dedos e memória, e se você tocar guitarra ou tiver
noções básicas de teoria músical vai ser ainda mais fácil.

Um conselho... faça um aquecimento antes de continuar.

LÁ VAMOS NÓS

Vamos começar com os acordes de lá. Vc vai entender apartir dai.

Cada acorde é composto por notas que estão na escala da tônica.
Por exemplo. Um LÁ maior é composto da (Tônica, M3 e P5), ou seja,
LÁ, DÓ# e MI. Sacou?! Se não de uma olhada na lição sobre escalas.

LISTA DE ACORDES.
A = LÁ Maior (T, M3, P5)
Am = LÁ menor (T, m3, P5)
A7 = LÁ na sétima (T, M3, P5, m7 (ou 7 dominante))
AM7 = LÁ na sétima maior (T, M3, P5, M7)
A sus4 = LÁ com 4 suspensa (T, M3, +4, P5)


Destes acordes básicos você pode determinar muitos outros. Estas
tablaturas servem da mesma forma, não importando de qual traste você
começa. Elas estão com a tônica em LÁ, para formar outros acordes apenas
transporte a mesma digitação para o nova tônica. Então se você for
tocar um acorde de MI apenas desça toda a digitação (que está em LÁ) por
cinco trastes. Easy like that!

Os ()'s significam a digitação dentro da escala maior. Em alguns
casos a 3a ou a 5a foram omitidas para o acorde se acomodar nos baixos
de 4 cordas.
Você deve tocar todas as notas ao mesmo tempo, como se nas tabs
elas estivessem umas soubre as outras. A diferença na posição eu criei
para facilitar a leitura.

A maior (A)
G |-------9---
D |----11-----
A |-12--------
E |-----------


A maior (A) v.2
G |----18-----
D |-----------
A |----19-----
E |-17--------


A menor (Am)
G |-----------
D |--------10-
A |-----12----
E |--12-------


A menor (Am) v.2
G |----17-----
D |-----------
A |----19-----
E |-17--------


A na sétima (A7)
G |-12--------
D |----11-----
A |-12--------
E |-----------


A na sétima (A7) v.2
G |---18------
D |-17--------
A |----19-----
E |-17--------


A na sétima maior (AM7)
G |-----13----
D |---11------
A |-12--------
E |-----------


A na sétima maior (AM7)
G |--18-------
D |--18-------
A |---19------
E |-17--------


A com 4 suspensa (Asus4)
G |--(11)12---
D |-12--------
A |-12--------
E |-----------
P.s.: Este acorde é normalmente tocado como sendo maior (11), depois se faz
um hammer-on no (12)... mas pode se omitir o 11.

A com 4 suspensa (Asus4)
G |----19-----
D |-----------
A |-----------
E |-17--------


Tudo bem. Como já expliquei para construir outros acordes apenas mova
toda a digitação para cima ou para baixo no braço do instrumento, fazendo que
a tônica (a nota mais grave, nesses casos) fique na nota do acorde que vc quer
construir. Tente manter a tônica acima do 12o traste, ou fica muito grave e o
som fica confuso. Apenas opinião claro, Não é regra.

CONCLUSÃO

Acordes podem ser combinados. Se você, por exemplo, quiser misturar os
acordes de A7 e Am para ter um Am/7 é simples, principalmente se você souber
dentro das escalas onde fica a 7a dominante do acorde. Use os acordes para
criar
levadas, ritmos. Ou em solos, riff funky... o que você quiser. A qualidade
mais
importante para um baixista é a criatividade.

Glailson diniz
Veterano
# jul/05
· votar


Oi irmãos do grave, sou novo no forum gostaria muito se podessem me ajuda, pois estou estudando o método segredos da improvisção de nico assumpção mas não tenho o cd que acompanha o método, por favor se alguem tiver esse cd me deem uma força galera, pois necessito muito desse cd valeu!!! meu e-mail é: papaloquinho@hotmail.com
e isso ai irmãos quem poder me ajuda!!!

Sérgio Melo
Veterano
# jul/05
· votar


Criminal
moog
Moçada, acho que rolou uma pequena confusão aqui, os modos gregos têm esses nomes porque foram batizados com os nomes de algumas regiões da Grécia Antiga, a Jônia, a Dória, etc... Já o termo "gregoriano" foi originado do nome do papa Gregório(não lembro se é Gregório I, II, essas coisas), e foi usado pra denominar aquela forma de canto antiga, em que várias vozes entoam ao mesmo tempo uma única melodia, de caráter religioso.

moog
Veterano
# jul/05
· votar


Sérgio Melo

ok.. mto obrigado pela informação...
como não tenho conhecimento mto em teoria
(não fiz aula, conservatorio, etc...)

ja é mais uma q aprendo...

thiago_ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


olá galera, eu não tenho conhecimento de tablatura,algum de vocês poderia me informar a respeito.

obrigado !!!

Guto EADG
Veterano
# ago/05
· votar


thiago_ribeiro
soh tu olhar um pouco pra cima nessa mesma pagina tem...

Glailson diniz
Veterano
# ago/05
· votar


Olá senhores, estou precisando da ajuda de vocês, quem tiver o método do nico assumção "Bass Solo", e poder me ajudar, meu e-mail é: papaloquinho@hotmail.com, eu tenho esse método, mas não tenho o cd que acompanha. Por isso quem tiver, se poder ajudar, só preciso do cd.
desde já agradeço fiquem com Deus.

Groovenato
Veterano
# ago/05
· votar


Cara tb estou precisando deste método se poder me enviar eu agradeço.
pinche1@walla.com
valeu!

joaopaulonascimento
Veterano
# ago/05
· votar


muito bom

moog
Veterano
# ago/05
· votar


hehehe

gustavohenrique
Veterano
# ago/05
· votar


car to començando a prender, alguem ai me recomenda algum livro sei la , download de sei la o que ?

mas mandem pro meu e-mail

cara, eu toco numa igreja catolica so que curto qualquer estilo musicas independente que seja evangelico ou nao, eu curto. que dica vc me me da , tipo assim pra tocar em igreja e complicado nao pode usar slap, nem nada! gustavodiabo@yahoo.com.br valeu

IVANILDA
Veterano
# ago/05
· votar


OLÁ POR FAVOR ME AJUDE!!!!!!!!!!!!!!!!

SOU PRINCIPIANTE NISSO, NA VERDADE TENHO APENAS DOIS ANOS QUE TOCO (TOCO?) CONTRABAIXO. AMO ESSE INTRUMENTO. PARTICIPO DE UMA BANDA DE REGGAE, ONDE TOCAMOS FORA. MÊS PASSADO, POR EXEMPLO CONVIDADOS A TOCAR ATÉ NUM TRIO ELÉTRICO, NUM EVENTO AQUI EM SALVADOR. NÃO ENTENDO NADA DE PARTITURA, NÃO SEI O QUE É TABLATURA, SABE, NESSAS HORAS ME SINTO PERDIDA, COMO UMA "BAIXISTA DE MÁSCARA". AS PESSOAS DIZEM QUE TOCO BEM MAIS SE PENSAR NA DIVERSIDADE QUE É A MÚSICA, QUE NÃO É APENAS PEGAR DE OUVIDO E TOCAR, QUE HÁ UMA COMPOSIÇÃO UM CONTEÚDO. SEI QUE MEU ESTADO É CRÍTICO E SINCERAMENTE NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR, ALGUÉM ME AJUDE A COMPREENDER, QUERO ME APERFEIÇOAR, QUERO SER UMA BAIXISTA DE VERDADE. LEIO REVISTAS, LIVROS, MAIS PRECISO DE UMA COMPREENÇÃO MAIOR. POR FAVOR!!!!!

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
ILDA

IVANILDA
Veterano
# ago/05
· votar


DESCULPE MEU E-MAIL É : ILDA_ART@HOTMAIL.COM.BR

marcioazzarini
Veterano
# ago/05
· votar


IVANILDA

Dá um olhada no fórum, q tem bastante coisa útil. Comece por este tópico aqui memo, q já é uma mão na roda!

Abraço, e boa sorte!

Marcio Azzarini
www.marciobasspage.cjb.net

moog
Veterano
# ago/05
· votar


Método Nico Assumpção - Bass Solo Segredos da Improvisação

http://rapidshare.de/files/4003661/nico.assumpcao.bass.solo.pdf.html
(desca até embaixo na pagina e clique no botão "Free")

IVANILDA_ART
Veterano
# ago/05
· votar


FICO MUITO GRATA PELA A ATENÇÃO, E POR FAVOR, QUEM TIVER APOSTILAS PARA INICIANTES, QUIZER MANDAR DICAS, ATÉ VIDEOS SE FOSSE POSSÍVEL, POIS AQUI EM SALVADOR É UM POUCO COMPLICADO DE SE ACHAR E É MUITO CARO, SE PUDESSE FARIA CURSO, MAIS COMO NÃO DÁ TEM QUE SER NA "TORA".

SÓ CONSERTANDO O MEU E-MAIL, TEM UM ERRO: ELE NÃO TEM BR.

ILDA_ART@HOTMAIL.COM

POR FAVOR ENVIE MUITA COISA BOA PARA LÁ.

UM ABRAÇO E QUE DEUS ABENÇOE!!!!!

ILDA

PedrexBass
Veterano
# set/05
· votar


alguem ae tem na net ou no pc o metodo Coleção toque de mestre método de Contrabaixo - Triplo domínio em Tapping e possa me passar??
vlw

moog
Veterano
# set/05
· votar


http://www.guitarraonline.com.ar/bajos.htm

site argentino com um curso de baixo online

focbass
Veterano
# out/05 · Editado por: focbass
· votar


Olá pessoal

bom, eu tenho um contra-baixo um tanto remodelado..hehehe
é o seguinte, o corpo da Ibanez, o braço feito por um luthier, os captadores são da EMG-ativos e Fender-passivo, 4 cordas!
Ao todo gastei R$700, porque quando o comprei o braço estava empenado, e isso já sabia! O luthier me cobrou R$300 só pra fazer um braço novo pois o antigo estava condenado!
Vcs acham que fiz um bom negócio?
Se fosse pra vender quanto ele vale?

Valeu!!



eitha..... :p
foi mal...rsrsrs


moog
Veterano
# out/05
· votar


focbass
cara... aqui naum é lugar de postar isso, né?
vc leu o título do tópico? aqui é relacionado a exercicios, etc...

pq vc naum tenta postar AQUI

Jeffinho Bass
Veterano
# out/05
· votar


Aí vcs rockeiros ja ouviram o baixista da banda de forró Tropikália? pra voces q nao entendem nada seria bom estuda-lo um pouco quem sabe nao desenvolvem? ou então escutem faisca bass do mastruz com leite. só pra ver se param com essa marcaçao ridicula de voces...

Salazar
Veterano
# out/05
· votar


Modos Gregorianos
o meu é muito melhor

Jônio (Relativo Maior)
G||-----------------|-----------------|-----------------|--4----5----7 ----||
D||-----------------|-----------------|--4----5----7----|------------- ----||
A||-----------------|--3----5----7----|-----------------|------------- ----||
E||--3----5----7----|-----------------|-----------------|------------- ----||

Dórico
G||-----------------|-----------------|-----------------|--5----7----9 ----||
D||-----------------|-----------------|--5----7----9----|------------- ----||
A||-----------------|--5----7----9----|-----------------|------------- ----||
E||--5----7----8----|-----------------|-----------------|------------- ----||

Frígio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--7----9----1 1---||
D||-----------------|-----------------|--7----9----10---|------------- ----||
A||-----------------|--7----9----10---|-----------------|------------- ----||
E||--7----8----10---|-----------------|-----------------|------------- ----||

Lídio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--9----10---- 12--||
D||-----------------|-----------------|--9----10----12--|------------- ----||
A||-----------------|--9----10----12--|-----------------|------------- ----||
E||--8----10----12--|-----------------|-----------------|------------- ----||

Mixolídio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--11----12--- -14-||
D||-----------------|-----------------|--10----12----14-|------------- ----||
A||-----------------|--10----12----14-|-----------------|------------- ----||
E||--10----12----14-|-----------------|-----------------|------------- ----||

Eólio (Relativo Menor)
G||-----------------|-----------------|-----------------|--12----14--- -16-||
D||-----------------|-----------------|--12----14----16-|------------- ----||
A||-----------------|--12----14----15-|-----------------|------------- ----||
E||--12----14----15-|-----------------|-----------------|------------- ----||

Lócrio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--14----16--- -17-||
D||-----------------|-----------------|--14----16----17-|------------- ----||
A||-----------------|--14----15----17-|-----------------|------------- ----||
E||--14----15----17-|-----------------|-----------------|------------- ----||

PedrexBass
Veterano
# out/05
· votar


alguem ae tem o metodo do fabio zaganin rock.. e pode me passar?
vlw
clavefa6@hotmail.com - msn

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Apostilas, Lições, Exercícios, Técnicas