Tirar musica de ouvido

    Autor Mensagem
    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04


    Até hoje eu poderia dizer que meu unico (e maior) problema para tocar baixo é tirar musicas de ouvido , tarefa que não tenho um bom desempenho em fazer , gostaria de saber se alguem pode me ajudar com algumas dicas , vlw 8)~~

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Primeira dica- olha na Busca (foi mal cara, mas é a terceira vez no mês q perguntam...)

    O mais importante pra tirar música de ouvido é a prática, sem q tu tenha uma noção do som das notas, das notas no teu baixo, fica difícil... mas isso só se consegue com prática...

    Uma pergunta: tu sabe afiná baixo de ouvido? É interessante para tirar musicas de ouvido q tu manje de afinação, q tu saiba quando a nota está dentro do tom...

    Outra coisa legal é cantar o baixo da música, "Bam, bam, dum, pa, dum...." isso tb vai te dar uma ajuda...

    Espero ter ajudado, valeu?

    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vlw cara 8)~~
    quanto a afinar de ouvido , consigo sim , vou tentar essas dicas

    Dark Avenger
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Na minha opinião so tem uma coisa que tu pode fazer para melhorar isso: TREINAR MUITO.É o tipo da coisa que se desenvolve com o treino e bom senso.

    pagode alto astral
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Na boa , antes eu tb achava isso.Que era questão de treino.
    Hoje já acho que é dom. O treino ajuda mas ter "aquele ouvido" é de nascença.

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    pagode alto astral

    Eu acho q dom facilita, tem gente q realmente num tem o menor talento pro negócio. Mas tb chegar e dizer: "Eu não consigo! NÃo tenho dom!" é conformismo, comodismo, além de outros "ismos".

    NÃO TEM DOM Q SUPERE A BOA E VELHA FORÇA DE VONTADE (leia- se teimosia)...

    UrsoOuIndio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    é coisa de treino mesmo!

    não existe músico que sai tirando várias musicas complexas com um ou dois meses de aula, mas se vc desde cedo tentar tirar alguma coisa, vai evoluir e logo terá um bom ouvido.

    com o passar do tempo, treinando, vc evolui como musico, evolui em tecnica, evolui em sensibilidade musical, e evolui o ouvido!

    Viperbass
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Viperbass
    · votar


    é exije um pouco de dom sim...

    MAS, quem realmente quer alguma coisa, treina se esforça, aprende macetes e etc...

    um bom jeito de vc tirar musicas de ouvido é estudar escalas e campo harmonico, sabendo usar essas duas "coisinhas" vc tira muitas musicas de ouvido....

    aí quando manjar disso tente achar a primeira nota da musica, fique fuçando no baixo ate achar ela, então "fuçe" nas escalas q vc aprendeu ate achar a proxima nota, procurando nota por nota...

    flws...

    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vlw por todo mundo pelos macetes 8)~~ , hoje mesmo resolvi tentar alguns , claroq ue ainda não teve resultado , mas acredito que onforme eu for tentando logo vou conseguir , o maximo que consegui foi achar uma nota ou outra similar com musicas mais simples , vlw mesmo 8D~~

    MarcosJr
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu gosto de tirar de ouvido, mas nem sempre e' possivel. especialmente em passagens com muitas notas e/ou em musicas onde o baixo soa muito discreto.

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    MarcosJr

    soh... eu tb num tenho saco pra tirar todas as variações daquele baixo q tá escondido embaixo de duas guitarras distorcidas, um teclado solando, samples e uma batera frenética...heheheh

    tem vezes q o baixo tá lá no fundo do fundo do fundo...
    hehhehehehe... pego logo a tab! pelo menos pra tirar o riff principal e algumas variações...

    Viperbass

    concordo! exige um pouco de talento (num gosto da palavra dom, parece meio egocêntrico, tipo, "OLHEM PRA MIM! EU TENHO O DOM!"hehehe)...

    Tem um amigo meu que toca violão, e ele num tem NENHUM talento, ele num consegue pegar a batida da música, num consegue se acertar no ritmo, se perde no tempo (entra no tempo errado)... Po! a primeira vez q eu peguei o violão já comecei a suingar... esse negócio de pegar a batida da música num tem q aprender, tem q saber! é instintivo!

    Mas com certeza a coisa não se limita a talento... se trata de empenho, vontade e prática...

    MarcosJr
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    e', o mais dificil de se aprender e' ritmo, qdo nao se tem ritmo naturalmente. e' possivel aprender, mas e' dificilimo...

    palavra de uns 4 professores de musica que ja conheci. e acredito que eles estao certos.

    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    o ritmo eu costumo usar a musica original para pegar , apesar de normalmente eu baxar tabs pro guitar-pro , eu ainda prefiro tentar pegar o ritmo por mim mesmo , afinal é a unica coisa da musica que consigo pegar de ouvido ehehheh 8)~~

    MarcosJr
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu pego tab mais pra ver alguma parte que me complico pra tirar.... nao sou muito de ler tablatura/partitura nao. acabo memorizando a musica e ja' era...

    Viperbass
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    é nas passagens mais dificeis num tem jeito, tb apelo pra tablatura...

    mas o ideal msm é pela partitura, ela te dá o tempo e as notas certas, ficando bem mais facil, pena q eu num sei ler partitura... ¬¬

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Viperbass
    Tô aprendendo a ler partitura.... se me der uma partitura eu me viro, mas, infelizmente, AINDA não sou nem um pouco fluente -_- ....

    Acho q todo mundo q toca deveria aprender partitura!!!
    Ainda mais hoje q tem internet e a informação se encontra fácil fácil...

    mabaixo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    é complicado amigo mais, faça o seguinte tente muito pegar akela passagem ou improvisso de ouvido, se não conseguir, pare tok outra coisa volte a tentar no outro dia, as vezes akilo q vc nau consegue definir hoje amanha vai estar claro, é normal no inicio, lembre-se q musica e meio matematica entau procure utilizar regrinhas fica bem mais facil, defina o campo harmonico da musica, veja os acordes que estaum sendo tocados e assim vc ja tem uma base te onde começar a procurar akele solo arpejo ou oq seja, tente mesmo e assim q vc concluir a musica utilize a tab ou part so para conferir as vezes o erro paga seu preço,

    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu sei ler partitura , mas sinceramente , não gosto nem um pouco ...

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    como assim num gosta???
    sei la! quem consegue ler fluentemente, pega a partitura e sai tocando....

    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu consigo ler , mas prefiro outros metodos , não sei porque , mas não consigo simpatizar com isso

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ossian the Bard
    blz...

    samuel_bass
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    TrasTTe
    Primeira dica- olha na Busca (foi mal cara, mas é a terceira vez no mês q perguntam...)
    COITADO O CARA POSTO NP PRIMEIRO DIA DO MÊS..COMO Q ELE PODE SER O TERCEIRO?........

    TrasTTe
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    samuel_bass
    foi mal! ainda num to em março heheheheh

    Ossian the Bard
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ehehehehe ... normal ... mas de qualquer jeito foi bobeira minha mesmo 8P~~ ...

    heeromaxwell
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: heeromaxwell
    · votar


    Desculpem pelo tamanho da mensagem.

    Muitas vezes a pessoa pensa que parece dificil conseguir tirar uma música de ouvido, embora seja pra quem não tem costume de tirar música de ouvido, ou até que tem, eu confesso que não tenho tanta prática em tirar músicas de ouvido, principalmente aguelas músicas que a pessoa quase não percebe o baixo nela, quando isso ocorre de vc não está conseguindo tirar uma música de ouvido, existe vários caminhos que a pessoa pode tentar fazer pra conseguir, por exemplo, se vc tiver uma noção de violão, guitarra, teclado, ou algum outro estrumento que a apareça bastante na música vc pode tentar pegar por eles, só fazendo a transferência de um estrumento pro outro, colocando aquela determinada linha de baixo e etc, a pessoa pode no começo tentar pegar por partitura a música, observando cada nota que vc está executando para que vc possa decorar aquele som daquela nota, e a mais díficil mais porém que na maioria das vezes da certo e vc habituar seus ouvidos a escutar somente coisas muitos baixas, fazendo o seu ouvido evoluir para escutar sons que muitas outras pessoas não conseguem; existem várias providências que podem ser tomadas para que vc habitue seu ouvido a escutar coisas baixas, como por exemplo vc educando primeiro a sua voz, não falar gritando e nem alto, escutar coisas baixas, sons de televisão em fim um monte de bagaceira, e uma dica muito importante quando vc estiver tentando tirar uma música de ouvido vá de preferência pra um lugar calmo, coloque o som pra roalar, feche os olhos e tente se concentrar no fundo da música, tentado destinguir o som do baixo de todos os outros estrumentos, e já ia esquecendo, não esquecer de praticar bastante com seu baixo, para que vc possa conhecer bastante o som do seu baixo e ter um pouco de teoria naas escalas e etc. blz, espero que alguma coisa que eu escrivi sirva pra alguém.

    Nando Bass
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Nando Bass
    · votar


    tirar musica d ouvido, eu so sei tocar assim, eu começo, pego partirura para estudar, pego os materiais mas nao adianta, eu sempre termino tirando a musica d ouvido... assim, para mim nao emporta c da ou nao para ouvir o contrabaixo na musica pq eu nunca faço a mesma coisa q o cara faz... foi na igreja q eu aprendi tocar, era tecladista com 13 anos e vivia ao lado d musicos esperientes, sempre em ensaios, em contato com musica, dai eu fui aprendendo ser independent musicalment, eu era da A100bléia de Deus, la vc tocava com todos os tipow d istrumentistas e cantores, do pior ao melhor e isso me foi d muita importancia pois meu ouvido foi ficando apurado, depois foi so sentar na batera, pegar a guitarra e me apaixonar pelo contrabaixo...

    vc pod tirar a musica d ouvido seguindo a voz do cantor, nao precisa ouvir os instrumentos, pod colocar suas linhas, criar, so q isso deve ser mais dificil q tirar ouvindo o baixo ou outros instrumentos... c tem mesmo é q treinar bastamt, nao é so no baixo, tem q cantar tb, isso ajuda muito... uma coisa é certa, quanto mais vivencia com a musica vc tiver, melhor para ti... eu so me arrependo d nao ter dado importancia a teoria...

    black_h
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O Lance eh manjar de campo harmonico, pq se ja consegue deduzir um monte de coisa pra minimizar as possibilidades, e intervalos, se tu sabe isso bem, 2 toque pra tirar as musicas
    :D

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    tirar musica d ouvido eh mto facil....mas tm umas q vc mal ouve o baixo e naum tm como tira d ouvido....Master of Puppets por exemplo....eu catei a partitura na coverbaixo.....toco a musica direto mas ateh hj tm umas partes q tm na partitura q eu NAUM consigo ouvir d jeito nenhum......c eu fosse tira d ouvido ia sai tudo diferente......eh essencial q vc ouça bem o q vc vai tira d ouvido.

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Steve Harris eh o cara
    tirar musica d ouvido eh mto facil.
    Tira Donna lee do Jaco Pastorius que vc muda de ideia. A musica so tem o baixo, mas eh muito foda de tirar de ouvido. Classical thump do Wooten tambem.

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pra tirar musica de ouvido eh bom pegar logo o tom.. e as notas da guitarra.. e ai vc ver o ritmo do baixo e depois pega os detalhes!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirar musica de ouvido