Sou novo, como faço SLAP?

    Autor Mensagem
    Koiti
    Veterano
    # fev/04


    eae pessoal, acabei de me cadastrar aqui pq to com dificuldades no baixo, ja toco a algum tempo(nao muito tempo) e queria saber como se faz slap, me ensinem por favor, to doido pra tocar can't stop.

    hugoky
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Pq?? se quer ser vendedor de baixo em lojas de instrumentos musicais?

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Usa a busca

    slapboombass
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Slap: consiste em bater (martelar) nas cordas com o dedo polegar, para dar a intenção de explosão e puxar as cordas com o dedo indicador, para a intenção de estalo. Essa é a única técnica característica do contrabaixo, ou seja, é a única que foi criada especificamente para ser executada no contrabaixo elétrico. Ela se caracteriza por dar uma intenção percurssiva na execução do instrumento e émuito usada em estilos como funk e derivados.
    Técnica do SLAP
    .
    ``Muitos baixistas associam o slap, suas técnicas e aplicações apenas com ritmos "swingados" (como o funk,etc...) não aproveitando-o para bases mais simples e "retas" de rock. Adiante será dado três exemplos em cima de uma base com os acordes: Am/G (beats 1 e 3 do primeiro compasso) e Dm7/C (beats 1 e 3 do segundo compasso). No primeiro são usados intervalos de oitavas e quintas, no segundo, terças e no terceiro ambos com algumas notas abafadas em cima do "thumb".
    Tentem usar essas idéias com outras bases atentando sempre ao tom e ao tempo delas.

    T : Thumb (polegar)
    P : Pop (puxada com o indicador ou médio)
    X : nota abafada (apenas encostando a mão esquerda no braço)
    Já nesses exemplos vão algumas dicas de uma aplicação que uso muito que é a mistura de notas ligadas com cordas soltas demonstradas abaixo em três diferentes exemplos todos no tom de MI menor

    No exemplo 1 foi usado o ligado da corda solta para certas notas tocando em seguida as mesmas em thumb e depois alternando com suas oitavas , experimentem com outros intervalos.

    No exemplo 2 foi ligado cordas soltas com notas da escala pentatônica de mi alternando sempre com a corda solta sol., tentem com outras escalas ou em outros tons.

    No exemplo 3 foi pensado no "bordão" ou "power chord" que são os acordes básicos sem terças em vários lugares alternando cada nota com sua respectiva corda solta, usem outros desenhos de acordes e procurem deixar soar o som de cada nota para dar uma maior consistência na soma delas.
    Seguindo a linha das idéias passadas anteriormente será dado mais exemplos só que numa divisão de tempo mais difícil de executar que são as sextinas (pela velocidade e porque realmente soam diferente nestes casos).

    No exemplo 1 em mi menor apenas desce as notas dos "bordões" alternando com cordas soltas, já no exemplo 2 faço o mesmo só que subindo notas dos acordes Em , D e C7M sempre alternando com cordas soltas.

    No exemplo 3 foi trasncrito um trecho da música SLAPJACK de meu disco EXPRESS que exemplifica muito bem esse tipo de aplicação pensando nesse caso no acorde E7 e ao invés de alternando com corda solta, usando o ligado da sexta para sétima e da terça menor para terça maior (intenção blues) em pop.

    Procurem fazer frases também pensando em outros intervalos.


    espero que possa ter te ajudado!!

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    +++++++++++++
    UP DO MAL 2010!!
    +++++++++++++

    caros amigos baixistas, uma ajuda sobre o polegar no slap

    não sou um bom slapeiro, mas eu sempre usei o polegar "por cima" da crda, na perpendicular.
    como eu comecei tocando red hot, e vi que o flea faz assim, nunca me preocupei.

    um exemplo do flea fazendo slap.


    mas esses dias tava tirando a musica "bichos escrotos" do titãs, e fiquei impressionado com a linha de slap do nando reis.
    mais que isso, apanhei dela.
    e ele faz o slap com o polegar baixo, paralelo à corda.

    aqui a musica, numa versoa ao vivo mais trabalhada que a de estudio:


    como tava apanhando pra executar, fui caçar umas videoaulas no youtube, e a grande maioria era com o polegar na paralela.

    com o polegar perpendicular (como o flea) eu acabo batendo outras cordas sem querer, tenh oque abafar elas com a mao esquerda. mas na "paralela" eu nao consigo por força, e erro muito a corda.

    e ai? tem vantagens? desvantagens? preferencias?
    grato!

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, na minha opinião é mais uma questão de gosto mesmo. eu sempre estudei com o polegar paralelo à corda. esses dias vi esse mesmo video do Flea e resolvi tentar. confesso que apanhei pra slapar na corda lá, achei o metodo dele menos agil.

    mas o flea é um graaande baixista e o slap dele é fantastico. assim como victor wooten é outro baixista fantastico e usa o dedão paralelo à corda.


    quanto à outra questão, a vantagem do metodo do flea, para mim, é apenas a força do slap. no metodo 'paralelo', vc ganha muito em agilidade e precisão. agora vc pode não estar tirando muito som da corda com esse metodo, mas vc é musico e sabe disso: estude estude estude. haha
    quanto mais você treina, melhor o slap fica. no começo também pensava 'parece que tenho que espancar a corda pra sair som!' mas agora vejo que é só uma questao do jeitinho como vc bate nela.

    isso é apenas a minha opinião sobre o assunto :)

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    southbass
    valeu cara!

    é, to treinando, por que parece que paralelo dá mais precisao mesmo... onde começou a sair algo, depois de uma semana...

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki
    é, realmente leva tempo. passei meses pensando que o problema era no meu squier pbass que não fazia som de slap direito, mas depois de pegar o jeito...

    Necrophagist
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    # Enviado: 7/fev/04 09:56
    Citar Votar Denunciar

    Usa a busca


    em 2004 ja tinha isso o.O

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    quando eu comecei a estudar slap, eu fazia o slap mas eu ficava pensando 'como diabos esses caras do funk tocam tão rapido e tão legal?'

    meses depois fui descobrir, então, sobre as ghost notes, ou 'notas fantasmas'. são elas que dão o groove, o swing pro funk e pro slap em geral. aqui vai um video que vai ajudar muito:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sou novo, como faço SLAP?