Tópico para os leitores

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # jul/14


    Galera que é cadastrada mas sempre vem parar aqui.. Mas também povo "postante" que há um tempo vem aqui e se depara com o vazio do Fórum Bass.

    Triste né?? Vamo mexê o doce?? Não existe mais assunto baixístico a ser conversado?

    Senhores leitores: Cadastrem-se, é legal!!

    Caros users: Postem, é legal!!!

    Amigos Moderadores e ADM: que tal organizar uma promoção em parceiria com algum patrocinador para ressuscitar o fórum de contra baixo??

    dibass
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ...este é apenas uma ação de quem gosta do fórum, já aprendeu um bocado aqui e quer tentar fazer ele voltar à ativa.

    Será que o SAM só se preocupa com o OT agora?? Hehe


    /use a central de ajuda

    Sorry, central de ajuda não adere novos postantes ao fórum. Abç.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Entendo a motivação e acho a iniciativa louvável, no que diz respeito a chamar atenção dos usuários para que voltem a postar.

    Sobre chamar a atenção dos admins através desses tópicos com críticas, sugestões, ideias, etc, eu digo que é totalmente inútil.

    Em resumo, para a admin do FCC esse é um tópico "sem voz". Tem um pessoal daqui do fórum tem uma certa repulsa quando é dito que deve-se entrar em contato com a Central de Ajuda. Que na Central de Ajuda não resolvem nada, e etc...Bom, até entendo que muitas sugestões não são atendidas, até pq isso esbarra nos interesses de quem administra o fórum. Mas, se não resolve pela lá Centra de Ajuda, por aqui MENOS AINDA. Vão por mim.

    Sobre o fórum de baixo em si: Sugiro que os participantes remanescentes se movimentem. Criem tópicos com debates interessantes, com dicas, criem jams, collabs, tópicos de review de equipamentos, há muita coisa legal que pode ser feita. Pô, acho que se criarem uma jam por semana já dá uma "acalorada" no fórum.

    Se precisarem de ajuda na organização de um evento, ou um prêmio, tipo nos mesmos moldes que já foi feito no fórum de guitarra, eu ajudo. Estamos juntos, eu também gosto do fórum e prezo para que ele continue sendo útil a todos nós, independente de qual "sala" for. Baixo, guitarra, violão, teclado, etc.

    dibass
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    renatocaster
    Sobre chamar a atenção dos admins através desses tópicos com críticas, sugestões, ideias, etc, eu digo que é totalmente inútil.
    Minha intensão não é sugerir mudanças é propor ação. Apenas citei a central de ajuda pra coibir de que meu tópico seja fechado e me sugerirem buscá-la hehe
    Entendo da inutilidade de propor mudanças através de tópicos..

    O lance é que se rolasse uma promoção que interagisse facebook, o portal do cifraclub e o fórum, ia chamar muita gente!

    É só ver os grupos de contra-baixo no face, tem um bocado e milhares de baixistas que seriam ótimos contribuintes no fórum.

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    dibass
    Meu caro dibass, quanto tempo hein.
    Posso dizer que talvez voce seja o membro mais ativo e guerreiro desse forum. Eu dei uma sumida daqui, mas retornei pra saber como andam as coisas, e serio, dois dias olhando o forum, e...4 respostas a topicos existentes, ou seja, ta quassse morrendo.

    Eu mesmo criei a um tempo atras um grupo de contra-baixo no face, mas hoje meu papel la é somente de moderação mesmo. Os membros sao muito serios, profissionais e nao dao trabalho algum.

    Mas acontece que alem de eu nao gostar muito do formato 'grupo do face', eu prefiro o formato forum, la a quantidade de informação, membros, agilidade e até mesmo, recursos visuais, são mais 'chamativos' que o forum.

    Eu gosto daqui do forum pelas informações mais organizadas e fieis, e claro, acho a familia do forum mais facil de ser unida. Isso me atrai.

    Eu quero, e muito, pode crer que é verdade, fazer umas boas jams pra gente groovar e slapar em cima, cara, isso é muito massa.
    So que eu estou no momento sem tempo mesmo, emprego, esposa, faculdade, ihhh, nao sobra tempo nem pra pizzicatear o baixo de noite =(.

    Acaba que nao tenho como falar assim..."galera, solem sobre esse loop de bateria e eu vou mixar tudo", porque simplesmente, vou levar 6 meses fazendo isso.

    Entao, sem muito papo, se voce puder, e achar conveniente, soltar uma jam ai, eu mesmo, vou no 'grupo do face', do qual mantenho, e do qual tem o mesmo nome que o forum, fazer um convite formal, e chamar esse povo pra fazer graves aqui de novo. Eu sinto falta tambem.

    Que acha? Topa? Se sim, arranjemos um drum loop ai, pediremos alguem do forum de guitarra ou do teclado pra fazer um arranjozinho sobre uns acordes la, e vamos solar grave nesse negocio.

    So nao abro o topico, porque serio, to sem tempo de verdade, na boa.

    Mas é isso ai, o que eu puder ajudar...to na linha.

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu sou apenas meio baixista, mas estamos aí pra ajudar no que for preciso!

    Eu não tinha lido esse tópico antes, mas fiquei muito desapontado com a afirmação do renatocaster de que não adianta nada sugerir coisas em tópicos.

    Vejam bem: eu entendo o que ele fala e concordo que realmente não adianta xongas. Mas fico desapontado, porque eu acho que deveria adiantar; afinal de contas o que é um fórum sem os participantes? Nada. Absolutamente nada. E , como o dibass disse (e por isso criou o tópico), isso tá cada vez mais vazio. Por que não ouvir os usuários que tem algo a dizer (e até estimular isso) para o bem do fórum? Por que a recusa em discutir?

    Eu sei que o fórum tem "dono" e todos estamos aqui "de graça". Mas o que custa abrir uma discussão sobre os rumos do fórum, antes que ele desapareça?

    renatocaster

    Não é nada contra você, ok? Você é um dos caras mais gente boa desse treco.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14
    · votar


    dibass

    Tenho sentido uma derrocada rápida e vertiginosa no FCC....em todos as áreas e instrumentos.

    Não é querer "pagar de pessimista", mas sinto um ciclo se fechando, tendo fim... não estou acreditando que algo vá renascer.

    É triste, gosto muito do FCC... mas acho que esta na UTI.

    renatocaster
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Buja
    dibass
    Lelo Mig
    JJJ

    Amigos, eu só digo uma coisa: Eu estou com vcs. Eu sou um dos maiores entusiastas desse fórum. Me sinto tão pessimista quanto vcs no momento. Não ganho nada, nenhum tipo de "incentivo" financeiro ou algo do tipo para estar aqui. Nem como moderador, nem como um usuário comum. Também estou no mesmo barco que vcs. Estou (ainda) por aqui porque gosto.

    Eu cito dois aspectos que contribuem para essa fase "minguada" do fórum. Uma deles é a debandada para o Facebook. Muitos fóruns não resistiram a isso, seja qual for o segmento. A concorrência é meio desleal. Nós ainda conseguimos sobreviver, mesmo que meio que respirando por aparelhos. Alguns outros já até arriaram as portas, sucumbiram de vez.

    O outro aspecto é sobre o próprio Cifraclub. Hoje o Cifraclub tem vários produtos, bem diferente da época de quando esse fórum foi inaugurado. E, com certeza, o fórum não é o principal produto deles. Eu penso que o fórum só está no ar ainda porque o custo de manutenção dele deve ser relativamente barato, em relação as demais plataformas. Não estou afirmando nada, apenas dizendo o que eu acho, o que eu penso.

    Então, assim, o cenário realmente não é dos melhores. Mas pelo menos pra mim, enquanto tiver ao menos meia dúzia de pessoas para trocar uma ideia aqui, eu vou ficando. E no mais, estou aí pra ajudar, já afirmei isso no meu primeiro post aqui desse tópico e volto a afirmar.

    kiki
    Moderador
    # set/14
    · votar


    só digo uma coisa: agora tenho um violão novo então parei de tocar baixo.

    JJJ
    Veterano
    # set/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    renatocaster
    Muitos fóruns não resistiram a isso, seja qual for o segmento.

    É verdade. Mas alguns tentam espernear, pelo menos, antes de sucumbir...

    ***

    Eu tenho que tentar alguma coisa, porque eu não tenho caralivro, nem quero ter. Não curto, não gosto, acho ridículo.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Tem um agravante: muita gente que entra no fórum recebe uma "porta na cara".

    Sei que é importante manter o espaço organizado, mas alguns tópicos de novatos são fechados sem que seja dada nenhuma explicação. Acho que se dá uma importância exagerada para as regras e isso afugenta muita gente que gostaria de participar.

    Dizem: use a busca. Mas a busca é uma merda. A cada busca encontro dezenas de exemplos de tópicos porcaria e é difícil encontrar aquele que de fato vale a pena. Os tópicos fixos são interessantes!

    Também acho que deveria existir um tópico fixo para sugerir a criação de novos tópicos. Por exemplo: hoje vi que tem um tópico sobre orçamento para homestudio de 2008, extremamente defasado. Acho que deveriam criar um "orçamento para homestudio 2014", por exemplo. Apesar de ter algum conhecimento na área, não sou o cara mais indicado para tal. Mas se tivesse um espaço onde eu pudesse sugerir. Algo como: "demanda por novos tópicos".

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ
    renatocaster

    Eu gosto deste formato fórum...

    Também não tenho "caralivro", nem "tuíti", nem "instagrão"! Estas plataformas não me atraem, sou meio ermitão, não sinto necessidade de tirar selfies nem informar ao mundo coisas do tipo "são 10:51 e eu estou na privada".

    Mas, sei lá, sou de uma geração ultrapassada que sobreviveu mais de 30 anos sem Internet, creio que hoje as necessidades "sociais" sejam diferentes das minhas.

    Antes esperar alguns dias por uma resposta num fórum era sussa. Mas a cada "nova safra" de internautas, a coisa acelera. Hoje se demorar 5 minutos para responder o tópico, neguinho fecha o perfil.

    renatocaster
    Moderador
    # set/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    entamoeba

    Sei que é importante manter o espaço organizado, mas alguns tópicos de novatos são fechados sem que seja dada nenhuma explicação. Acho que se dá uma importância exagerada para as regras e isso afugenta muita gente que gostaria de participar.

    Há um tempo atrás, a reclamação era outra. A alegação era de que as regras eram frouxas demais e vc tinha muita sujeira sendo postada diariamente, tópicos e mais tópicos sendo criados sobre assuntos já debatidos, que não recebiam o devido tratamento da moderação. Aí o povo reclamava que o fórum era uma bagunça, e caía fora.

    Agora, que temos as regras mais claras e sendo colocadas em prática, a reclamação é de que estamos fechando tópicos demais, sendo rigorosos demais. Enfim, sempre vai ter alguém para reclamar de alguma coisa ou de outra. Eu particularmente prefiro um fórum com mais qualidade e menos quantidade. Esse fórum foi aberto em 2002, é muito difícil que já não exista um tópico sobre um determinado assunto. Claro que a música não é um assunto que vai se esgotar nunca, mas muita coisa já foi debatida aqui. E é por isso que sempre recomendamos o uso da busca.

    Os tópicos fixos são interessantes!

    Exato. Se vc perceber, em cada sala há uma lista com os tópicos fixos dos assuntos mais relevantes de acordo com cada tema.

    mas alguns tópicos de novatos são fechados sem que seja dada nenhuma explicação.

    Sempre é dada uma explicação, isso não existe. Se o tópico é fechado, foi pq o autor não seguiu alguma regra. Então ele é avisado através de uma advertência de que o tópico dele foi fechado pq infringiu alguma regra. O que ocorre é que nem sempre colocamos o motivo do fechamento descrito no próprio tópico, mas isso não é obrigatório. Isso varia de caso para caso, pq tem alguns tópicos que são trancados por um motivo tão óbvio que qualquer explicação que seja dada vai ser redundante.

    Formato de fórum é isso aí. Tem as regras, tem os tópicos fixos específicos para cada assunto, tem as políticas de criação de novos tópicos, de postagens, etc. Até nas paginas do Facebook tem regras. Se vc criar uma postagem repetida vem alguém e apaga. Se vc andar fora da faixa, vem um admin e te dá um BAN. Porque aqui teria que ser diferente?

    O problema é que algumas pessoas pensam que a internet é uma terra sem lei que não tem que ter regra para nada. As mesmas pessoas que são banidas aqui são banidas depois nas páginas de outras mídias sociais, ou de outros fóruns. O problema não são as regras, e sim algumas pessoas que não conseguem conviver em uma comunidade.

    EDIT: Veja, não estou me referindo a vc especificamente, ok? Estou falando de uma maneira geral, que vale para todos, ou pelo menos a grande maioria.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Entendo tudo isso, renatocaster. Mas infelizmente vivemos em um tempo em que se valoriza demais a lei, o que é lamentável. O bom senso vale muito mais do que a lei.

    Contudo, se havia uma grande desordem nos tópicos, como você relata, acredito que o fórum tenha achado seu equilíbrio, então, e minha crítica está equivocada! Faço questão de retirá-la!

    (edit: para dizer o que é justo)

    Aliás, acho que vocês (em geral os que possuem uma insígnia do lado, mas também o JJJ e alguns outros) prestam um puta serviço para músicos iniciantes ou mesmo alguns experientes, mas que não tem tanto contato com outros músicos.

    Tenho usado a busca e tirei a maioria das minhas dúvidas sem precisar perguntar a ninguém. Achei alguns tópicos ótimos. Minha intenção não foi fazer uma crítica gratuita ao fórum, longe disso...

    renatocaster
    Moderador
    # set/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    entamoeba

    Mas infelizmente vivemos em um tempo em que se valoriza demais a lei, o que é lamentável. O bom senso vale muito mais do que a lei.

    Entendo e concordo contigo. E olha, eu posso te dizer que pelo menos aqui a gente procura não agir dessa forma. Muita coisa a gente deixa passar, se fosse para seguir as regras ali, na risca. Somos moderadores, e somos humanos. Se fosse uma máquina, ele ia apenas se basear nos protocolos pré-estabelecidos e não iria nem ter espaço para uma argumentação, ia ser uma coisa automática. Mas a gente ainda analisa, caso a caso, colocamos em discussão lá no ambiente de moderação quando é o caso. Tudo isso pelo motivo que vc mesmo citou, o bom senso.

    Contudo, se havia uma grande desordem nos tópicos, como você relata, acredito que o fórum tenha achado seu equilíbrio, então, e minha crítica está equivocada! Faço questão de retirá-la!

    Que nada, a sua crítica é válida. Se ela não tivesse sido manifestada, nós não estaríamos aqui debatendo sobre isso. Então ela serviu como uma oportunidade para a gente conversar sobre o tema e tentar esclarecer algumas coisas. E eu particularmente, gosto disso.

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    renatocaster

    Cara, só por curiosidade...

    Essas reuniões de moderas tem um... líder... ou coisa assim?

    renatocaster
    Moderador
    # set/14
    · votar


    JJJ

    Essas reuniões de moderas tem um... líder... ou coisa assim?

    Não...pq não rola assim, tipo, uma reunião "formal", entendeu? O que acontece lá é que no painel de moderação tem um chat onde os moderas trocam ideias entre si, sacou? Alguém levanta a bola sobre uma determinada situação, e os outros vão comentando, palpitando sobre aquilo.

    Não rola uma reunião assim, tipo todo mundo engravatado, com apresentação de slides no datashow, coffee break, etc...Se bem que um coffee break até que não seria nada mal, mas eu preferiria um "beer break", kkkkkk.

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    renatocaster

    Imaginei que fosse assim como você descreveu.

    dom de Deus
    Veterano
    # set/14 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    agora o dibass nos abandonou de vez! Esse tópico foi a despedida. Cancelou sua inscrição.

    kiki
    Moderador
    # set/14
    · votar


    renatocaster
    rule #1 - you do not talk about modchat.
    rule #2 - you DO NOT talk about modchat.

    dom de Deus
    Veterano
    # set/14
    · votar


    minha opinião é que, o que era o fórum antigamente não vai voltar ser o que era.
    Aquela fase boa é só recordação e saudade. mas não volta mais.
    eu cheguei no fórum meio tarde isto foi em 2009 e mesmo assim era mais movimentado que hoje e muitas pessoas que conheci aqui nos abandonaram. provavelmente houve fase melhor antes, teve um auge em alguns anos atrás. não peguei esta fase. mas acho que era uma loucura de tão movimentado que era o fórum.

    alguém sabe me dizer qual foi os anos dourados do fórum? tipo 2004 a 2007

    pois é; os anos dourado que teve outrora, é muito difícil voltar, mas com certeza pode voltar talvez a ser uns 30% se nós fizer a diferença, ou seja eu faço a diferença eu faço a minha parte. agora esperar que os anos dourados voltem isso servirá só pra me frustar e vou frustar ao ponto de cancelar minha inscrição.
    este fórum é uma grande enciclopédia da música, muita informação.aprendi muito com tópicos que existia de 2004.2005 e etc e aprendo com os de hoje.
    temos que superar o que perdemos, não podemos viver no passado e vamos na nossa realidade e prosseguir e segurar a peteca para não cair. Eu faço a diferença, talvez como bom leitor rsrsrs tenho muito o que aprender pra um dia poder ensinar,

    o fórum não está de um todo ruim. não o fórum continua ótimo só que com pouco movimento. Mas mesmo assim os user daqui ajudam muito a quem quer de verdade aprender!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14
    · votar


    dom de Deus

    Essa relação "Movimentação Vs Qualidade" é uma equação bem complicada.

    Eu entrei no fórum tarde também, mas como leitor já acompanhava há bastante tempo e sei que têm uma época onde o movimento era grande, mas só têm gente se xingando, se ofendendo, discutindo qual banda é melhor, fora algumas manifestações de preconceitos e discriminação.

    Têm uma época bem movimentada e bem baixo nível.

    Entrei numa fase muito boa. Chars participativos, inteligentes, afim de agregar e contribuir, e sem ofensas e má educação. Estava num nível ótimo, mas estes caras começaram a deixar o FCC aos poucos. Alguns encerraram a conta outros deixaram de participar.

    Faz parte...

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    dom de Deus
    E ele sequer voltou aqui pra responder. Poxa, ele estava a um bom tempo, era um grande contribuinte. Foi um guerreiro deste forum. Nao queria que tivesse saido, espero esbarrar com ele por ai nestes foruns virtuais, e leve meus agradecimentos.



    Lelo Mig
    Têm uma época bem movimentada e bem baixo nível.

    Isso é verdade. Vendo alguns topicos antigos, eu so vendo "gnt q iskrevia tud erradu, pikand letra, e xingnadu feito uns fdp", e era muito baixo nivel mesmo.
    Milhares de topicos estilo chat de orkut, e que pouco acrescentava. E claro, disputas horriveis de 10 paginas sobre banda mole é melhor que banda dura, ou guitarra strato é melhor que guitarra les paul, etc etc etc.

    Eu entrei numa boa fase, e o que eu aprendi, meu deus, nao da nem pra comparar com os anos que passei "tocando" sem acessar o forum. Aprendi tanto aqui que nunca mais passei feio em estudio, loja de musica, e virei até que eu referencia aos meus amigos quando o assunto era som.

    Nao quero ser pessimista, mais o forum movimentado, morreu, pra mim ja era, tanto que fui eu que levantei esse topico de novo, que nao tinha chegado a 2 paginas e ja tinha parado em julho, e por incrivel que pareça, nem fui alertado por ser pá de ouro, tanto que isso nem incomoda tanto mais (até ajuda rsrs).

    Deu um tempo do forum, porque tive outras prioridades, fiquei sem instrumento por um ano, e ser participativo no forum sem instrumento me deprimia. Mas voltei agora, e senti duas grandes diferencas:
    A primeira, claro, forum mais vazio ainda.
    A segunda, um forum onde quem ficou vale a pena. Isso elevou a qualidade do forum, e me fez querer continuar.

    Agora é bola pra frente. Pouquissimas coisas são eternas, é forum de internet é que não é. Que seja bom enquanto dure, e eu vou até la rsrs.

    dom de Deus
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Lelo Mig

    Essa relação "Movimentação Vs Qualidade" é uma equação bem complicada.
    isto é verdade! já apareceu cada figura nesse forum que não é brincadeira


    Buja

    e por incrivel que pareça, nem fui alertado por ser pá de ouro, tanto que isso nem incomoda tanto mais (até ajuda rsrs).
    essa foi boa rsrsr

    Agora é bola pra frente. Pouquissimas coisas são eternas, é forum de internet é que não é. Que seja bom enquanto dure, e eu vou até la rsrs.

    opa estamos juntos ai se Deus quiser,

    dideivox
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Fala galera dos graves.

    Ha algum tempo desativei meu cadastro no fórum, apenas reativei para comentar este tópico.

    A pedância, de usuários e de alguns moderadores me afastaram daqui. Bons tempos em que o fórum era amigável e muito se aprendia.
    Os moderadores, ao que parece, não ganham absolutamente nada. Então não entendo a gana de querer ser "bom", vistoriar, punir e "mostrar serviço. A única coisa que conseguem é afastar o pessoal gente boa daqui.

    Em consequência disso, o fórum de baixo se esvazia. Justamente por isso foi criado um outro fórum de baixo (o contrabaixobr), não é segredo pra ninguém.

    Tentei movimentar o fórum de baixo aqui, ajudar os iniciantes, contribuir, etc. Mas chegou uma hora que achei muito esforço pra tanto desdenho.
    Users querendo ser os reis da retórica, e os moderas, não entendo o que se passa na cabeça de alguns. Como se fossem ganhar uma promoção, ou ser contratados pelo Estudo Sol. rsrs

    Essa relação "Movimentação Vs Qualidade" é uma equação bem complicada.

    Porém o volume de movimentação gera buzz, que gera conteúdo que consequentemente gera qualidade. Por atrair baixistas/postadores

    Enfim, talvez eu volte a contribuir de alguma forma aqui no fórum. Mas sem a mesma preocupação de antes.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para os leitores