Timbre do encordoamento ou Regulagem

    Autor Mensagem
    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12


    Olá amiguinhos.. eu ganhei um conjunto da DeanMarkley Nickel Steel 0.45, estava guardando para usar qndo fosse realizar os up's do meu bass, mas, infelizmente a corda G estourou bem próx à tarraxa.. sem jeito para salvar.. mas como a corda já tinha aí uns 2-3 anos de uso, e eu havia fervido, deixei no gelo, joguei fora e bora colocar o encordoamento novo..
    Bem, aproveitei para regular: carrinhos/micro-afinação//ponte e tensor.. aparentemente não está trastejando, não está empenado, e a afinação tá batendo em toda a escala.. td lindo e maravilhoso até qndo eu ligo no meu ampli pra sentir o timbrão das cordas..
    Daí vem a minha surpresa.. CADE O GRAVE MARAVILHOSO DO MEU BASS! UAShuhsua... tipo, achei o timbre mto brilhoso (mas até aí.. normal para cordas norvas), mas sem o peso que tinha intantes antes com as cordas anteriores.. daí fiquei pensando se não seria a altura das cordas (que não estão, altas, porém, já veio mais bunitinho e com tensão mais leve de luthier..), dos cap's... daí eu subi os cap's tentei baixar mais até o limite que consegui para não trastejar e.. não teve jeito.. parece que o peso do bass sumiu...
    Pra mim não é possível que seja algo na parte elétrica, circuito ou cap... é nítido que o timbre mudou depois que eu regulei e troquei as cordas.. mas aí é que está: a culpa é da regulagem (detalhe pro fato dq não está trastejando, e a finação está batendo pela escala.. porém, a tensão já foi melhor e a altura tb..) ou pode ser o timbre característico deste encordoamento...
    O detalhe é que eu já tinha as minhas cordas da EB fazia uns 2-3 anos e meu.. só foi perdendo o brilho, mas o timbre c o peso ainda constava.. depois que fervi, ficou de boas por um tempo.. enfim.. to pensando aqui em levar num luthier para dar um setup geral no bass.. eu tava postergando para qndo fizesse o up, mas agora to em dúvida, se não levo para uma geral.. (lá se vão 60$)..

    Liutaio
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Liutaio
    · votar


    Você já estava acostumado com o timbre morto das cordas velhas. Relaxa! É típico de encordoamento novo mesmo. Cordas novas soam mais metálicas e abertas do que as velhas, fora que as cordas de níquel realçam mais ainda essas características.

    AbraX

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Liutaio isso mesmo cara. E outra, quanto mais baixas as cordas menos peso e volume.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não.. o timbre de corda nova eu sei qual é.. sei das características, e sim, essas características estão bem presentes.. mas eu to sentindo falta de peso no som.. tipo, qndo eu usava EB não acontecia isso.. td bem que já tava com elas há uns 2-3 anos mas antes eu trocava todo ano as cordas.. eu achei que estaria mais metálico, aberto, mas, não tá só assim, tá, estranho hehehe...
    Sobre a altura das cordas, bem, essa aí eu não sabia.. sempre soube que quanto mais alto os cap's, mais ganho em volume.. (embora deve-se tomar cuidado com isso tb) enfim.. agora sobre peso.. estranho.. como eu falei, já esteve melhor a configuração, com as cordas mais baixas, uma tensão mais leve, e tinha peso normal..

    rodsom
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JL_Marcondes
    experimenta subir as cordas um pouquinho. se bem que ta me parecendo mais o som das cordas mesmo. espera uns dias pra ela oxidar um pouco.

    vinibassplayer
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    sobe as cordas ou abaixa os caps.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vlw rodsom e vinibassplayer, eu vou testar os dois.. talvez possa ser a altura dos cap's.. enfim.. entre hj e amnhã eu testo, daí depois eu falo o resultado...

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    "sobe as cordas ou abaixa os caps" nao eh bem isso, quando a corda esta mais alta ela da mais som "acustico" o captador eh outra coisa eh o ganho.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não fiz nada ainda.. não subi as cordas, nem baixei os cap's e.. acho que me acostumei com o timbre asuhsauHuhs... ow tava com tanto brilho que sei lá.. parecia que tinha perdido o peso.. enfim, estranho.. pelo menos vou segurar um pouco a ida para o luthier.. vou trocar o circuito e daí já faz o setup e td mais...

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre do encordoamento ou Regulagem