Escorrer a rosca da madeira?

    Autor Mensagem
    smarth
    Veterano
    # mai/12


    Daew rapaziada.
    Queria saber se a madeira do baixo ou ate mesmo da guitarra escorre a rosca.Não entenderam nada né?
    Ok deixa eu explica.

    Ex: Eu retiro os parafusos do escudo do baixo e depois coloco-os de volta e alguns dias depois faço isso de novo.Tem algum risco de o parafuso não fixaar mais o escudo no corpo do baixo ou se não na troca de tarraxas. Tem chance do parafuso não pegar a ''rosca''? abraços

    Tears Of Fire
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    se empenar, é certesa...

    Salbass
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Smarth,

    Isso pode acontecer, mas demora. E quando acontecer é so vc fazer um enxerto com palitos de dente e cola branca (de madeira) no orificio e fazer a rosca com o próprio parafufo.
    Ou se você preferir leve para um Luthier.

    Abrç

    smarth
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ok, abraço

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Isso pode acontecer, mas demora. E quando acontecer é so vc fazer um enxerto com palitos de dente e cola branca (de madeira) no orificio e fazer a rosca com o próprio parafufo.

    Hoh dessa eu n sabia. Mais o palito de dente n é meio grosso (sem piada) pra fazer o enxerto com ele?

    daniel.damin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    alexandrecoppo

    Isso pode acontecer, mas demora. E quando acontecer é so vc fazer um enxerto com palitos de dente e cola branca (de madeira) no orificio e fazer a rosca com o próprio parafufo.

    Hoh dessa eu n sabia. Mais o palito de dente n é meio grosso (sem piada) pra fazer o enxerto com ele?


    Cara, fiz esse procedimento sábado passado na minha guitarra.

    A rosca do local onde vai alça tinha ido pro beleléu, então..

    1. Enfie o palito no furo e cortei de acordo com a profundidade

    2. Divide o palito com a altura correta, cortando exatamente no meio

    3. Coloquei as duas "lascas no furo, uma em cada lado.

    4. "Molhei" o parafuso com cola específica de madeira e aparafusei novamente.


    RESULTADO: Ficou novo cara!

    Salbass
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    alexandrecoppo

    Hoh dessa eu n sabia. Mais o palito de dente n é meio grosso (sem piada) pra fazer o enxerto com ele?

    Basta você tirar lascas com uma faca ou estilete, mas não se esqueça de usar a cola também. É um processo simples e funcional.

    Abrç

    smarth
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    A entao tem que cola dois palito de dente e coloca o parafuso com cola? foi isso que eu entendi?

    rodsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    smarth
    descomplicando um pouco: só encher o furinho com cola ja resolve.

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    daniel.damin
    ha entendi agora vlw ae pela explicação.

    daniel.damin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    alexandrecoppo ha entendi agora vlw ae pela explicação

    Eh noiz!!!

    Rapha Amin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O nome disso que acontece com a rosca é Espanar.

    O furo roscado, ou o parafuso, ficam, em casos extremos, lisos não permitindo a aderência da rosca e impedindo a fixação das partes montadas.

    A ideia do palito é excelente!

    Salbass
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    smarth
    Membro Novato # há 19 horas
    citar · votar · denunciar

    A entao tem que cola dois palito de dente e coloca o parafuso com cola? foi isso que eu entendi


    Não! Você coloca as lascas do palito com cola no furo ai vc deixa secar, tira as rebarbas do paliro e coloca o parafuso fazendo uma nova rosca.

    Nota. Colocando somente a cola como nosso amigo Robson, disse funcionará apenas um vez, pois a cola por ser uma espécie de plastico não tão rigido não criará um rosca eficiente!

    Abrç

    rodsom
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Salbass
    nao é Robson, é Rodsom :-)
    com a cola branca ou cola de madeira nao fica tao bom. mas eu ja fiz com araldite e ta firme ate hoje.

    wotafok
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    eu fiz um incherto com um papel amassado.. ficou otimo auhea xD

    auguusto_cesar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    depende da madeira, (geralmente no corpo do baixo, a madeira é dura, não tem problema algum), mas em relação às tarrachas, cuidado! pode estragar a trava que tem na própria madeira (por dentro da madeira, onde passa o ferro da tarracha para segurar as cordas, em alguns instrumento elétricos, tem uma diferênçaque é feita na furagem do headstock, ela serve para prender esse ferrinho e fazer com que ele não desça).
    Ou até msm, aluir akela quina da tarracha, onde pega o parafuso (a de um amigo meu ficou fina e quebrou, teve que compra outra tarracha). No meu cavaco nem prende mais o último parafuso, o da quina.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escorrer a rosca da madeira?