Criando baixolao com 28 traste. duvida!

    Autor Mensagem
    Leandro Gomes
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Leandro Gomes


    Olá bom dia a todos.


    Estou fabricando um baixolao para um amigo e cliente, ele me solicitou 28 traste em seu instrumento.

    Só que estou tendo uns pequenos problemas em relação ao tamanho da escala, quantas Polegadas seria necessária para esse baixolao?


    Alguém teria alguma ideia em mente ou já viu um baixolao com 28 traste?

    Leandro Gomes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    SEM QUERER ACHEI O QUE EU ESTAVA PRECISANDO PROCURANDO UMA COISA ACHEI OUTRA.


    O SONHO DE JACKSON


    A Idéia do "Big Six" nasceu com o baixista Anthony Jackson, cujos créditos incluem: Chaka Khan, Al DiMeola, Eyewitness, Roberta Flack, Chick Corea, Billy Paul, Simon & Garfunkel, Lee Ritenour, Dave Grusin e Michel Camilo, dentre muitos outros. Jackson nasceu em 23 de Junho de 1952 sempre foi um pesquisador de timbres e instrumentos. Cedo percebeu que para criar sua própria identidade teria que lutar muito.

    Foi o pioneiro no uso de efeitos tipo phase shifter no baixo elétrico, quando adquiriu um pedal de guitarra em 1972 na loja Manny's Music de New York City. Como o pedal fora construído primeiramente para a guitarra Anthony fez ajustes no controle de intensidade e logo no ano seguinte usou-o na gravação do hit "For the Love of Money" do grupo O'Jays. Jackson também é um craque no uso do pedal de volume para retirar o ataque da nota dando a impressão de tocar com um arco.

    Outra grande contribuição vem de seu constante uso de palheta, além de sua técnica de abafar as cordas com a palma da mão direita usando o polegar ou a palheta para tocar as cordas. Porém ao estudar algumas transcrições que constantemente fazia começou a deparar-se com notas mais graves ou mesmo mais agudas do que seu Fender Jazz bass poderia oferecer. Jackson experimentou abaixar o tom da quarta corda para Mi bemol ou mesmo RE, mas não estava contente com os resultados pois a cordas perdia peso e brilho em relação às demais.

    Tentou usar cordas bem espessas (grossas e pesadas) afinando BEAD, eliminando, assim, a corda SOL, porém isto só piorou a situação, com a falta das notas agudas. A necessidade de um baixo com uma corda mais grave e uma mais aguda tomava corpo (BEADGC). Em 1975 Anthony juntou dinheiro e procurou o luthier Carl Thompson encomendando um baixo de 6 cordas. O experimento de Carl não chegou a vingar apesar de Anthony tê-lo usado em algumas poucas gravações.

    Problemas de digitação no braço estreito, além do torque forte das cordas não permitiam seguir adiante. O baixista procurou outros luthiers que horrorizados ridicularizavam suas teorias sobre um "Big Six". Ken Parker e Ken Smith foram os que mais se aproximaram de resultados reais, sendo que Smith mantém uma vasta linha de contrabaixos de 6 cordas que no final da década de 80, fora extensamente conhecida através de John Patitucci com a Elektric Band de Chick Corea. Anthony Jackson já usava seus protótipos de 6 cordas constantemente a partir de 1982 em shows e gravações.

    Eis que surge Vinnie Fodera, um ex-empregado de Ken Smith, que iniciava seu próprio negócio em NY com o sócio Joe Lauricella. Em 1988 ficou pronto o primeiro protótipo Fodera/Jackson de 6 cordas com dois pickups Bartolini, ferragens douradas e madeira de primeiríssima qualidade.

    Nove instrumentos depois, cada qual com uma melhoria distinta, e o baixo Fodera Anthony Jackson signature model consta como um dos mais vendidos da marca, apesar do preço salgado, algo em torno de U$ 6,000! No site da empresa temos a seguinte apresentação: "The Anthony Jackson Presentation 6-String Contrabass Guitar representa a mais fina expressão de nossa longa e feliz colaboração com nosso querido amigo e extraordinário baixista, Mr. Anthony Jackson.

    Tem sido um privilégio especial trabalhar lado a lado com Anthony Jackson através destes anos. Nosso relacionamento rendeu muitas inovações e novas tendências, incluindo o primeiro baixo single cutaway que foi desenhado por ele em 1988 e causou uma revolução, influenciando muitos designers e construtores contemporâneos.

    A idéia por traz do modelo Presentation é um instrumento superlativo que produz ricos e complexos tons e soberba reposta sem o auxilio de circuitos eletrônicos. Cada Presentation Bass vem munido com um simples pickup humbucking fabricado à mão que é ligado diretamente ao Jack de saída..."


    Especificações técnicas:

    · 36" escala, 28 trastes
    · braço em três partes de maple
    · Brazilian Rosewood Fretboard
    · Corpo em Chambered Western Red Alder
    · Cobertura em Quilted Mahogany
    · handmade humbucking pickup especialmente desenhado
    · ponte em Titanium by Fodera


    Anthony Jackson 6 (Eyewitness, Michel Camilo, Al DiMeola, Chaka Khan, Billy Paul, Simmon & Garfunkel) 1988 FODERA JACKSON B-E-A-D-G-C

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criando baixolao com 28 traste. duvida!