Leandro Gomes Veterano |
# fev/12
· votar
SEM QUERER ACHEI O QUE EU ESTAVA PRECISANDO PROCURANDO UMA COISA ACHEI OUTRA.
O SONHO DE JACKSON
A Idéia do "Big Six" nasceu com o baixista Anthony Jackson, cujos créditos incluem: Chaka Khan, Al DiMeola, Eyewitness, Roberta Flack, Chick Corea, Billy Paul, Simon & Garfunkel, Lee Ritenour, Dave Grusin e Michel Camilo, dentre muitos outros. Jackson nasceu em 23 de Junho de 1952 sempre foi um pesquisador de timbres e instrumentos. Cedo percebeu que para criar sua própria identidade teria que lutar muito.
Foi o pioneiro no uso de efeitos tipo phase shifter no baixo elétrico, quando adquiriu um pedal de guitarra em 1972 na loja Manny's Music de New York City. Como o pedal fora construído primeiramente para a guitarra Anthony fez ajustes no controle de intensidade e logo no ano seguinte usou-o na gravação do hit "For the Love of Money" do grupo O'Jays. Jackson também é um craque no uso do pedal de volume para retirar o ataque da nota dando a impressão de tocar com um arco.
Outra grande contribuição vem de seu constante uso de palheta, além de sua técnica de abafar as cordas com a palma da mão direita usando o polegar ou a palheta para tocar as cordas. Porém ao estudar algumas transcrições que constantemente fazia começou a deparar-se com notas mais graves ou mesmo mais agudas do que seu Fender Jazz bass poderia oferecer. Jackson experimentou abaixar o tom da quarta corda para Mi bemol ou mesmo RE, mas não estava contente com os resultados pois a cordas perdia peso e brilho em relação às demais.
Tentou usar cordas bem espessas (grossas e pesadas) afinando BEAD, eliminando, assim, a corda SOL, porém isto só piorou a situação, com a falta das notas agudas. A necessidade de um baixo com uma corda mais grave e uma mais aguda tomava corpo (BEADGC). Em 1975 Anthony juntou dinheiro e procurou o luthier Carl Thompson encomendando um baixo de 6 cordas. O experimento de Carl não chegou a vingar apesar de Anthony tê-lo usado em algumas poucas gravações.
Problemas de digitação no braço estreito, além do torque forte das cordas não permitiam seguir adiante. O baixista procurou outros luthiers que horrorizados ridicularizavam suas teorias sobre um "Big Six". Ken Parker e Ken Smith foram os que mais se aproximaram de resultados reais, sendo que Smith mantém uma vasta linha de contrabaixos de 6 cordas que no final da década de 80, fora extensamente conhecida através de John Patitucci com a Elektric Band de Chick Corea. Anthony Jackson já usava seus protótipos de 6 cordas constantemente a partir de 1982 em shows e gravações.
Eis que surge Vinnie Fodera, um ex-empregado de Ken Smith, que iniciava seu próprio negócio em NY com o sócio Joe Lauricella. Em 1988 ficou pronto o primeiro protótipo Fodera/Jackson de 6 cordas com dois pickups Bartolini, ferragens douradas e madeira de primeiríssima qualidade.
Nove instrumentos depois, cada qual com uma melhoria distinta, e o baixo Fodera Anthony Jackson signature model consta como um dos mais vendidos da marca, apesar do preço salgado, algo em torno de U$ 6,000! No site da empresa temos a seguinte apresentação: "The Anthony Jackson Presentation 6-String Contrabass Guitar representa a mais fina expressão de nossa longa e feliz colaboração com nosso querido amigo e extraordinário baixista, Mr. Anthony Jackson.
Tem sido um privilégio especial trabalhar lado a lado com Anthony Jackson através destes anos. Nosso relacionamento rendeu muitas inovações e novas tendências, incluindo o primeiro baixo single cutaway que foi desenhado por ele em 1988 e causou uma revolução, influenciando muitos designers e construtores contemporâneos.
A idéia por traz do modelo Presentation é um instrumento superlativo que produz ricos e complexos tons e soberba reposta sem o auxilio de circuitos eletrônicos. Cada Presentation Bass vem munido com um simples pickup humbucking fabricado à mão que é ligado diretamente ao Jack de saída..."
Especificações técnicas:
· 36" escala, 28 trastes · braço em três partes de maple · Brazilian Rosewood Fretboard · Corpo em Chambered Western Red Alder · Cobertura em Quilted Mahogany · handmade humbucking pickup especialmente desenhado · ponte em Titanium by Fodera
Anthony Jackson 6 (Eyewitness, Michel Camilo, Al DiMeola, Chaka Khan, Billy Paul, Simmon & Garfunkel) 1988 FODERA JACKSON B-E-A-D-G-C
|