Qual o melhor baixo de até R$ 2 mil para começar?

Autor Mensagem
    Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12

Olá pessoal, tudo bem? Sou novato no fórum e gostaria de orientações do pessoal sobre qual baixo, no valor de até R$ 2.000 poderia adquirir para começar. Como é uma coisa bem específica, abri o tópico.
    Por que um valor mais alto? Porque segundo orientações de um amigo músico, ele sugere que eu pegue um equipamento um pouco superior, pois depois do aprendizado poderei ficar mais tempo com ele e posteriormente terei mais facilidade para vendê-lo.
    Então vamos às características: gosto de baixo com som mais "modernoso", gordo e pesado, com sustain longo para tocar hard rock, heavy metal, trash, etc...
    Tendo em base as bandas que curto, andei pesquisando alguns modelos, versões low end dos originais, e gostaria de saber qual seria o ideal para o estilo que quero aprender e seriam: Epiphone Thunderbird, de preferência o Goth Series; Epiphone SG, por ser todo de mogno; RockBass Corvette; OLP by MM ou algum Ltd by ESP. O que me sugerem? Tem outro modelo que possa me atender bem nesta faixa de preço? Também como moro perto do Paraguai, vi alguns Ibanez lá, mas não sei definir qual modelo é o melhor.

JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Epiphone Thunderbird é uma boa pedida... os OLP, tipo, é meio que um tiro no escuro.. é um bass que, do jeito que ele vem (geralmente, depende do modelo) já ta tudo certo, mas se vc fizer um up mais pra frente, meu amigo, vc não vai querer vende-lo... mas é meio arriscado se vc não entende mto, pois tem OLP que é pesado demais, que tem mais contras dq prós (por ex, preço!)... Sobre a linha RockBass da Warwick, tipo, eu acho um péssimo custo benefício.. mta dilma pra pouco baixo (não que ele seja de todo mal, mas tem baixo mais barato melhor que ele nessa terra de caetano).. sai mais barato vc importar ou coisa do tipo... Realmente, acho que o Thunderbird é o mais completo e melhor custo-benefício que vc apresentou... ainda mais pelos estilos que vc curte.. com 2k vc leva ele e mais um ampli de estudo fácil..

[]'s

FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Fagner_ms
    Por 2mil vc pode pegar o Condor CJB500. Testei um aqui no Centro do RJ. O baixo é excelente, bem contruído, com acabamento e madeiras de 1ª. É confortável e tem um puch bacana. Maiores detalhes no link.

Obs. O que testei foi o Spalted Maple.

Por menos que isso eu recomendo outros como Tagima Milenium W4 ou 5, Condor CJB 4 ou 5, os novos Rock Bass by Warwick com ponte igual ao dos baixos alemães, Cort A4 ou 5, etc... Tem baixos muito bons por esse preço. Se vc por partir pros usados, a gama aumenta. Já vi Tobias Growler de 4 cordas por 2mil. Coloque uma marca/modelo como objetivo e veja os preços.

Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar

FCLBass
    Não sei se só pela convivência com o pessoal daqui, mas na região onde moro sempre que pedia referências "baixísticas" nunca me recomendaram Cort e Condor, por outro lado vejo que eles são muito elogiados aqui no fórum. Gostei do visual deles, e apesar de não saber tocar tenho ouvido razoavelmente bom. Vou ver se nas lojas aqui da cidade encontro dele e chamo algum amigo que toque para testar e sentir o timbre dele. Tagima sempre ouvi boas referências de custo/benefício porém quando os encontro não são os nacionais. Já Tobias e Warwick são sonhos de consumo ainda meio que distantes...

JL_Marcondes
    O peso é uma questão crucial também. Vejo que o pessoal reclama do SG por ser pesado e também por não caber em qualquer case/bag genérico pelo fato de ter a mão muito grande. Então... sou apaixonado pelo design do Tbird, o timbre nunca ouvi ao vivo, só pela net. Inclusive se alguém já tocou, gostaria de saber a opinião, já que a minha referência até o momento é o Ibanez SDGR 505 se não me engano, que tem um timbre mais pesado e um sustain que massacrou o Strinberg que estavam testando junto.
    A questão dos "hermanos"... moro a 100km do paraguai, certa vez vi um Ibanez lá com captação Bartolini por 800 Obamas, mas não me lembro o modelo, só fixei que ele era leve, bonito e tinha Bartolini. Mas lá é relativamente fácil achar basses Ibanez e Yamaha. Dependendo da $ituação, deixo um pouco o design de lado e pego um destes, mas aí não sei quais seriam os modelos a se basear...

epamibass
    Veterano
    # fev/12
    · votar

um memphis tb 540 e muito bom e barato.

Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Pesquisando, achei o Tbird Pro por um ótimo preço na Gang Music, menos de 2000 Dilmas. O que me falam do hardware dele? Posso ficar tranquilo com este instrumento por um bom tempo? Não entendo muito, mas já vi vocês comentando sobre a questão do braço inteiriço. Pode-se considerar inteiriço o braço deste bass, mesmo sendo 7 camadas de madeira intercalada? Abaixo a ficha e o video do bicho para analisarem melhor, vou acabar comprando no escuro, de fora, pois aqui eu não acho "coisa boa" nas lojas, só Strinberg.

http://www.epiphone.com/Products/Bass/Thunderbird-Pro-IV.aspx

http://youtu.be/0FTccpubh-g

JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Então cara..o lance de hardware etc etc.. eh algo q vc pode despreocupar.. apenas instrumentos mais baixo custo é que vc começa a pensar em up's, ou, qndo vc, depois de tempos com o bass acha q falta algo e q um up já resolve o problema.. enfim.. não é o tipo de baixo q se preocupa com modificações (a não ser q vc seja viciado por isso, e daí é vc q precisa de modificações aushusahus)... sobre o braço, qndo fala "inteiriço" é pq ele não é parafusado.. ele e o corpo são uma peça só (independente se são feitos de várias madeiras)..

[]'s

Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar

JL_Marcondes

Ou seja, esse cara aí do link tem o preço inteiriço, captação diferente do Tbird mais simples, e acaba sendo um bass totalmente diferente, similar somente em design? Gostei do timbre dele, pelo menos pelo que vi nos reviews, e sinceramente acho que não consigo nada melhor que ele nesta faixa de preço e já que é dificil chegar nos 5k do Gibson, que vamos com o melhor Epiphone né.

FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Fagner_ms
    Eu não curto muito, mas aconselho vc a testar o baixo.

FleeSMB
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Cara, eu comprei o TBird Pro VSB na Gang music também, na época vinha com o case. Eu também estou começando, mas o timbre de hard rock e rock em geral é muito bom.
    Depois de ver milhares de opiniões aqui do forum, preços e o visual que eu achei muito loco, era o melhor que eu podia pagar e por estar começando também.

Calime
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Cort B5

subgrave
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Yamaha RBX.

Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar

subgrave

Qual dos RBX? Como disse anteriormente, é relativamente fácil encontrar Ibanez e Yamaha no paraguai a preços bem interessantes. Outra coisa: o timbre dos Yamaha é mais agudo ou grave, pois tenho intenção de início para tocar metal.

JL_Marcondes
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar

Fagner_ms
    RBX 375/374
    Ótimo pra metal (mais que o thunderbird)..

FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Fagner_ms
    Com 2mil vc encontra os baixos Spector. Mesmo os modelos coreanos são bacanas e vc encontra usados por esse preço. Tocar metal com Spector e Shecter (Stileto p. ex) é bem normal lá fora. Veja os vídeos do baixista Rex Brown (Down, Pantera). Estou negociando um Spector pra mim. Gosto da versatilidade deles. O slap é matador.

Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar

JL_Marcondes e FCLBass

Pois é... eu procurando um bass de 2 mil e ontem me ofereceram um Tagima Millenium com 3 meses de uso por 600 dilmas. Mas pelo que vi aqui no forum mesmo, ele não é muito bom né? Acho que vou seguir a sugestão de vocês, vou procurar os Yamaha série RBX e os Spector e deixo o "exótico" Tbird pra quando tiver 5k para comprar o Gibson...

FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar

Fagner_ms
    Procura testar os instrumentos, pois eu não curto a série RBX da Yamaha e sei que tem gente que não curte os Spector, ou seja, gosto é tudo...

Fagner_ms
    Veterano
    # fev/12
    · votar

FCLBass

Como disse anteriormente: meu parâmentro é um baixo da Ibanez que testaram pra mim há uns 8 anos atrás e não me lembro o modelo, só sei que ele é 4 cordas, ativo, tem um grave cremoso com o ótimo sustain, tanto que o Strinberg ao lado dele ficou um tanto quanto fraquinho. Na época ele custava de 1500 a 1700 dilmas, agora não sei qual modelo seria. Se soubesse qual era, seria ele ou o Yamaha, pois estas duas marcas são bem em conta ali no país vizinho.

Gaelramone
    Veterano
    # fev/12
    · votar

As opções na minha opinião, vou falar as marcas assim facilita um pouco:

Rockbass são excelente opções pois estão na faixa de 1600 a 2000 tirando o Streamer que é mais barato um pouco, eles levam o mesmo hardware dos warwick, ponte, tarraxas, captadores, nut, a unica coisa que é diferente é o pré que é meio fraco, mas trocando por um EMG fica supimpa

Yamaha também tem otimas opções nessa faixa de preço como o RBX 375 tem um excelente som os BB's também são interessantes

Cort os modelos da Cort são bacanas e tem varios nessa faixa de preço é uma marca que quase todos os seus produtos são em torno de 2 mil

Squier, aqui nesse caso tem que ser o Classic Vibe, apesar de Vintage Modified ser bom o melhor mesmo é o Classic Vibe e apesar de algumas lojas enfiarem a faca e querer vender por 2,500 Reais, procurando bem acha por entre 1500 a 2000 nesse loja eles fazem o preço certo : www.theriffs.com.br

Os Tagima's da linha brasil estão também nessa faixa de preço, mas esse desconheço só sei que são feitos com madeiras brasileiras e que são melhores que a linha special feita na china

A Condor também tem algumas coisas interessantes que já ouvi bem nessa faixa de preço, mas desconheço, é bom dar uma olhada nos modelos de assinatura do Celso Pixinga tem um que o hardware é mais simples e acho que esta nessa faixa de preço

Spector estão um pouco assima da faixa em torno de 2300 mas são excelentes baixos da linha Legend feita na Korea mas é dificil de achar tem no ML pra vender

Ibanez tem bons modelos nessa faixa de preço

Epiphone modelos classicos da Gibson na faixa de preço de 2 mil

Conselho pegue um dia inteiro e va nas lojas toque em um por um e veja o que te agradar mais, gosto é gosto e cada um tem o seu

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual o melhor baixo de até R$ 2 mil para começar?