Porque nenhuma empresa no Brasil produz captadores igual aos gringos?

    Autor Mensagem
    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12


    Quero dizer, poxa, se temos tudo aqui para construir um excelente captador de instrumento tipo Seymour Duncan, Nordstrand, Lindy Fralin, Bartolini, etc...porque não conseguimos fazer isso? Parece que não é tão complexo fabricar assim, pois é uma peça pequena e vai poucos materiais....não entendo...

    Stalingrado
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Uso Sound/Malagoli e adoro. Tenho que admitir que nunca testei um gringo, mas me sinto extremamente bem servido com os que eu tenho!

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Uso Sound/Malagoli e adoro. Tenho que admitir que nunca testei um gringo, mas me sinto extremamente bem servido com os que eu tenho!

    Não conheço esses que vc disse, mas deveriamos ter muito mais gente fazendo...

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Osvaldojr

    Cara, malagoli é famoso, e muito bom pelo visto, a preços BEM atraentes, inclusive o inventor dos captadores tem conta aki no fórum, ele respondia as perguntas do pessoal sobre os captadores Malagoli, mas agora ele parou de repsonder as pergutnas por aki e ta respondendo só no e-mail dele, o noem dele é Erico Malagoli.

    Vc devia dar uma olhada nos caps dele. Alguns caps são cópias de caps de marcas famosas, como os Seymor JB, etc.

    DotCom
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Temos também os Cabrera, acho que pra um mercado tão desvalorizado até que estamos bem servidos.
    Falando de captadores mais "custom", temos alguns luthiers que fazem, como o Elifas Santana (Aracaju/SE), o Samuel "S. Martyn" (Nova Friburgo/RJ), e o Jacimário "M. Laghus" (Salvador/BA). Já toquei em baixos Elifas e S.Martyn com captação própria e os instrumentos são simplesmente sensacionais. As opções que temos são muito boas, apesar da diversidade não ser tão grande quanto a dos gringos.

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: FCLBass
    · votar


    Osvaldojr
    Respondendo um pouco tarde, entendo o que vc quer dizer, pois nossos luthiers conseguem, em termos de madeira e acabamento, fazer instrumentos no mínimo com mesmo nível dos top's internacionais. Falo isso por já ter tido Fender American Deluxe e troquei por um N. Zaganin que era infinitamente melhor (tocabilidade e versatilidade de som). Em relação a captação, já tive 3 baixos com captação nacional e tenho atualmente um D'Mark que não devem nada para os importados. Os nacionais além do D'Mark foram Malagoli e Cabrera. Mas garanto a vc que esses fabricantes devem a cada ano matar vários leões para se manter no mercado. A concorrência com os produtos orientais é que deixam o mercado nacional parado em relação ao desenvolvimento de produtos. Como exemplo, um captador Cabrera, onde compro, custa em torno de R$ 140,00. Um captador oriental semelhante custa R$ 40,00 e este último, pra quem não é profissional e se contenta com uma sonoridade mediana, vai servir bem. Com isso, as empresas nacionais pensam: "Pra que fabricar se a maioria compra o mais barato?" Falo isso tb por comprar produtos importados como cordas em vez de comprar as nacionais só por causa do preço... Não sei se deu pra entender, mas o resumo é que os produtos ching-ling ainda movimentam muito o mercado brasileiro e faz com que as empresas e investidores pensem muitas vezes antes de atuar num determinado nicho de mercado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    DotCom
    Corroboro tudo o que vc disse....
    Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FCLBass
    Como exemplo, um captador Cabrera, onde compro, custa em torno de R$ 140,00. Um captador oriental semelhante custa R$ 40,00 e este último, pra quem não é profissional e se contenta com uma sonoridade mediana, vai servir bem.

    É, mas aí vc está falando de públicos diferentes. Quem busca qualidade dificilmente vai comprar um captador oriental de 40 merréis!


    "Pra que fabricar se a maioria compra o mais barato?" Falo isso tb por comprar produtos importados como cordas em vez de comprar as nacionais só por causa do preço...

    Cara, sei não... Eu só compro cordas Elixir, caras, e nem se comparam com outras cordas, mesmo as importadas. Quem busca qualidade provavelmente vai pagar mais caro. O lance é saber diferenciar o público alvo.

    O grande problema é que às vezes o produto nacional pra ter qualidade vai precisar ser mais caro, devido à carga tributária bizarra que temos. E muitas coisas saem mais barata se importarmos, mesmo pagando imposto.

    E já toquei nos caps Cabrera, realmente não deixam nada a desejar!!! São excelentes!!!

    Um aceno de longe!!!

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Del-Rei
    A questão não é só a busca pela qualidade, mas o preço em si. Quando comparo o preço não quis comparar a qualidade. O lance é, um cara chega numa loja pra comprar um par de caps pra substituir. O vendedor apresenta um set de R$ 280,00 e outro de R$ 80,00, certamente a maioria pensa muito antes de comprar... Eu mesmo já presenciei isso em lojas.

    Eu mesmo não curto o som da Elixir. Podem durar, mas não curto a sonoridade. Importadas de alta qualidade pra mim são D'Addario, GHS, Fodera, LaBella, Rotosound. Essas eu gosto, mas compro Olympia, pois custam R$ 23,00 e o som me atende. Se eu for comprar Elixir gastarei, por um timbre que não curto, R$ 139,50 (R$ 108,00 4 cordas + R$ 31,50 "B").

    Realmente os Cabrera são bons. Meu Tagima fretless tem um par de JB Hot Tone. Som animal!

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    FCLBass
    A questão não é só a busca pela qualidade, mas o preço em si. Quando comparo o preço não quis comparar a qualidade.

    Pô, mas aí complica, né? hehehe... Teoricamente, o preço deve ser proporcional à qualidade, ou pelo menos ao marketing da empresa. Comparando o preço provavelmente estará comparando qualidade, indiretamente.


    O vendedor apresenta um set de R$ 280,00 e outro de R$ 80,00, certamente a maioria pensa muito antes de comprar

    É assim que se diferencia o público. Dificilmente vc verá um profissional ou alguém que leva música a sério escolher o de 80.

    Não que o de 80 seja pior, mas teoricamente, o de 280 "deveria" ser melhor. O cara que compra um produto de 280 com a mesma qualidade de um de 80, é um desinformado.

    O grande problema é que muitos equipos bons aqui estão na faixa parecida de preço dos gringos. Aí complica, o nome gringo fala mais alto, principalmente pra revenda.

    É, em se tratando de baixos, realmente não posso argumentar, já que desconheço os timbres de cada corda. Até pq isso é bem particular.
    =/

    Um aceno de longe!!!

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Del-Rei
    Pô, mas aí complica, né? hehehe... Teoricamente, o preço deve ser proporcional à qualidade, ou pelo menos ao marketing da empresa. Comparando o preço provavelmente estará comparando qualidade, indiretamente.
    Não necessariamente... Os Cabrera são bem mais baratos que os Seymour Duncan e possuem qualidades bem próximas. Claro que o quesito timbre é defindo pelo gosto, mas hoje em dia eu não me surpreenderia se um baixo com Cabrera falasse mais (em todos os sentidos musicais) que um com SD. E olha que em materia de marketing a Cabrera tá mal. Os caras nem em revista aparecem e o site ainda esta em construção.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FCLBass
    Não necessariamente... Os Cabrera são bem mais baratos que os Seymour Duncan e possuem qualidades bem próximas.

    Concordo! :)
    Aliás, isso deveria ser o normal em qq canto do mundo, afinal um produto nacional DEVERIA ser mais barato do que o importado, considerando a mesma qualidade, né?

    Mas dependendo do modelo que vc escolher, os SD ainda são pau a pau em preço!! Pelo menos com guitarras tem uns Cabrera com preço de SD.

    Um aceno de longe!!!

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Del-Rei
    Então cara, o problema é o lojista. Os caps Cabrera de guitarra, que posso te listar os modelos se quiser, não passam de R$ 170,00 onde compro. O modelo amis caro é o do Edu Ardanuy (E-Tone).

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FCLBass
    Pois é, cara... Aí é que complica! Lojistas metem a mão também!

    Mas veja bem, faixa dos 170 Reais dá pra comprar 1 SD bom pelo e-Bay. O problema é comprar esses mesmos SD aqui no Brasil, o preço triplica.

    E quando vc tem preços compatíveis, qual vc leva? A maioria leva SD.
    =/

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque nenhuma empresa no Brasil produz captadores igual aos gringos?