Faelks: Primeiros Passos

    Autor Mensagem
    faelcks
    Veterano
    # ago/11


    Olá, mais um daqueles tópicos mas normais de todos.

    Apresentação: faelcks, BH, ULTRA inicante, apesar de tarde(20 anos)

    Motivo de aprender baixo: Cantor, mas que fica se sentindo meio inútil por "só" cantar. Acho válido aprender um instrumento, e sempre quis baixo.

    Problemas:

    -Estou pensando em começar aulas no Pro-Music. Pois é mais próximo aqui de casa. Aulas assim, mais aula mesmo, é melhor pra iniciantes, ou existem professores mais pacientes aqui mais perto?

    -O Baixo. Casa de guitarristas, mas econômicos. Estava pensando em um baixo de até 500 reais. Achei algumas coisas bem intressantes, eu procuro um som mais marcante e forte. Estilo anos 80, bem poderoso.:

    Benson Jazz Bass Bbje81:(o que mais elogiaram)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191491624-contra-baixo-benson-4 -cordas-jazz-bass-bbje81-frete-gratis-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198343554-contra-baixo-benson-4 -cordas-jazz-bass-bbje81-frete-gratis-_JM#!description

    Strinberg Cab16 Passivo:(falaram que é mediano, mas é o mais bonito, apesar desse escudo tosqueira)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197642891-contra-baixo-strinber g-cab16-passivo-4-cordas-frete-gratis-_JM#!description

    Baixo Condor Bx-12(usado, nao sei daonde é esse cara)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193605038-baixo-condor-bx-12-se minovo-_JMd

    Memphis by tagima: (sem ajuda nenhuma, eu possivelmente ia nesse, mas como sou mais novato que tudo, to pedindo ajuda aqui)

    http://www.mundomax.com.br/_baixos_4_cordas/contra_baixo_4_cordas_pret o_tb440a_memphis_tagima


    Se alguém souber se alguém vendendo, quem sabe eu posso até ajudar?

    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Faelcks: Segundo Passo
    Usar a 'busca'. Se usá-la pode perceber que é praticamente consenso que ter aula é sempre o recomendável. Não vá pelo mais próximo de casa, vá pelo melhor. Peça para fazer aulas experimentais e veja com qual professor você se adaptou melhor.

    Sobre os baixos: Use a busca. Quando começar a usá-la perceberá que o melhor mesmo é tocar os instrumentos e aquele que você gostar é o que deve ser levado. Se o seu caso for parecido com o meu, de ter que encomendar o baixo, visite os vários tópicos sobre 'Condor BX-12', Strinberg Cab 16', entre outros.

    Dica: Caso você não tenha acesso aos baixos, procure no YouTube vídeos demonstrativos para ter uma noção melhor do som deles.

    Abraços, boa sorte e não pense que está velho de mais para a música.

    faelcks
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    N verdade, eu sempre busquei e procurei MUITO sobre os três, mas sempre as opiniões não convergem:

    Sempre dizem:

    Benson Jazz Bass:

    "ah, tem um som bom pro iniciante"
    "Tem melhores"
    "Não recomendo"
    "Exelente"

    Strinberg Cab16 Passivo:

    "Poxa, o baixo de 1200 reais é melhor."
    "Ah, até 600 reais não tem muito melhor"


    Baixo Condor Bx-12
    "Exelente, sensacional"

    Esse eles sempre elogiam. Mas o medão de pegar um usado.

    E outro, mesmo lendo os tutoriais, eu fico pensando.

    O que olhar? como olhar? Como testar?

    Pq afinal, não sei nada mesmo.

    Anti-Heroi
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Anti-Heroi
    · votar


    faelcks
    Por que será que as opiniões divergem tanto, hein? Talvez porque sejam muitas vezes mais pessoais do que técnicas propriamente dito. Além do mais tem muita gente que só reproduz o que leu aqui no fórum mesmo, mas nunca chegou perto do instrumento ao qual está se referindo. Por isso é fundamental você mesmo ter o contato com o instrumento.


    Olhar acabamento: se está tudo firme, tudo onde deveria estar; olhar se os trastes estão bons, bem colados; testar o funcionamento das tarrachas; ver se o braço não está torto, ir tocando de casa em casa de corda em corda para ver se não trasteja a partir de alguma.

    Como olhar: com os olhos.

    Como testar: pegar um cubo parecido com o seu (se tiver) para testar todos os instrumentos; testar com o captador da ponte, depois o do braço, depois os dois juntos, brincar com o 'tone'. Testar se é confortável usar algumas técnicas, tipo, arrisque um slap, uns tappings, pizzicato mais próximo do braço, pizzicato perto da ponte. Vista-os, veja qual é mais confortável (não necessariamente o mais leve). Toque, nem que seja escalas, por toda a extensão do braço.

    Gaste tempo mesmo. Teste o máximo de baixos que puder. Só pode pagar até R$ 500,00? Não faz mal, pega o Fender Preciosion que custa R$ 4.000,00 e testa também. Assim você terá uma noção do que é um instrumento de maior qualidade. No final, o mais confortável e com melhor timbre vence. Lembrando que existem certas características (como a altura das cordas) que são mudadas posteriormente por algum luthier. Não descarte os semi-novos. Dependendo é mais jogo mesmo. Mas aí eu aconselho a levar alguém experiente para avaliar o instrumento junto com você.

    Tenha algumas aulas antes, use o instrumento da escola/professor para ter mais um parâmetro. Pergunte ao professor e peça para ele lhe mostrar o porquê a escolha daquele baixo especificamente.

    Você tem banda? Leve o pessoal para dar opinião. Mas leve, para eles também verem, pegarem e não ficarem só no 'eu acho'. Não tem? Tente levar teu professor. Não conseguiu? Tenta algum amigo que toca algum instrumento de corda. Já ajuda para dar uma noção. Mas não se esqueça que a palavra final deve ser tua, afinal é do teu bolso que tá saindo.

    faelcks
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Noh cara, valeu, meu medo de ir ver um Baixo usado era esse, pegar uma furada que arrependesse, mas meio que me decidi.

    Farei um mês de aula, toco lá,pego uma musica ou outra. Vou nas lojas, e experimentarei tuudo.

    Alguém conhece o professor Marcelo? Ele dá aula no sion/serra/savassi.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    faelcks
    Faço das palavras do amigo Anti-Heroi as minhas.. só pra complementar, se vc puder "Não vá sozinho!", pra não ser "ludibriado" por vendedores, mas ao mesmo tempo, não deixe ninguém "frustar" seu sonho, deve ser a sua palavra no final!
    Outra coisa.. enxa o saco mesmo, peça pra "descer" tds os baixos que vc qzer.. vc é o cliente, eles tem q te atender bem! Se alguém ficar de rosca, manda tomate-cru e vai pra outra loja.. deixa claro que vc não é otário e q qr ser respeitado (a Teodoro Sampaio em sampa ta uma zona.. da mta pena da molecada que vai pra lá e sai com cada ximbica "cara")..

    E mais uma coisa: Mostruario! Vc testou, vc gostou, vc vai levar.. pergunte se ele só tem aquele, ou tem mais no estoque. Peça um que esteja na caixa e que não foi aberto (qndo chegar dê uma geral nele tb heheh). Mostruarios estão expostos à varios fatores externos (principalmente crianças melequentas asuahsus) que, podem (ou não) apresentar problemas com o passar do tempo que só te trarão dor de cabeça (por ex, vir com uma leve oxidação, que amanhã será um ruído infernal). Não caia no "abri a caixa ontem/hj mesmo", se é mostruario e só tem aquele, procure "defeitos" mínimos e chore no preço!

    Ps: Não sou fã de compra de usado, e um bx-12 usado tem q custar no máx 350,00.. ele não é esse excelente baixo... na faixa de preço dele (me refiro um novo) existem baixos melhores. Se for pegar um, tem q ser novo, se vai qrer um usado, existem outros modelos melhores nessa faixa de preço tb (500$).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faelks: Primeiros Passos