Upgrade Shelter Onix 114

    Autor Mensagem
    Nimrod
    Veterano
    # jul/11


    Olá pessoal,

    Gostaria que vocês avaliassem meu baixo primeramente:

    http://www.habro.com.br/sites/shelter/onix.asp

    O meu é o modelo 114.
    Queria saber se vale a pena eu fazer um upgrade de 500 reais nele.
    Colocar captadores seymour duncan quarter pound, um nut melhor.
    Oque mais poderia incluir para melhora-lo ?

    Obrigado!

    Nimrod
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Up :/
    Ninguém ai quer dar o pitaco ?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Cara.. sobre valores.. te digo uma coisa: estou prestes à fazer um up no meu baixo (que vale novo uns 800$) de 1.700$.. vale a pena? Dizem q com esse dinheiro eu compro um melhor parari oproró.. mas, qm disse q eu qro um baixo nessa faixa? Eu qro dar uma Up no meu baixo! Hehhe.. essa história de valor no baixo etc e tals... cada caso é um caso!

    No seu caso: antes de comprar as peças fale com um luthier, converse sobre as modificações, se foi a escolha certa referente os caps (afinal pelo q li no site, o baixo é circuito passivo e cap's passivos tb, vc vai utilizar seu circuito? ) Enfim.. só mais uma pergunta: 500$ mais a venda do seu baixo, te permitiriam obter um baixo melhor?! Se for oq vc procura, é algo a se pensar!

    []'s...

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Nimrod
    Vai de Cabrera. Usa o JB Hot Tone ou o Vintage. O set vc gasta menos de R$ 300,00. E vou te falar, são muito bons. Melhor custo benefício. Tem tb os Sound/Malagoli que tb são bons e até mais baratos. Tive um Tagima JB de 5 cordas que tinha na ponte um Cabrera Hot Tone e no braço um Vintage. Era show! Se vc não achar o set desses caps por menos de R$ 300,00, me manda e-mail (fclbassplayer@gmail.com).

    Nimrod
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Ah cara, para falar a verdade, eu nem me apego muito a esse baixo, mas duvido que eu consiga vender ele. Sim, eu usaria circuito passivo.

    FCLBass
    Po cara, então, os caps vou mandar trazer de fora pelo ebay, os dois vão ficar mais ou menos 90 doletas, não vai passar muito mais do que isso não. O problema é saber se vale a pena investir no bichinho.

    Eu queria saber mesmo se eu do uma tunada nele ou se eu vendo e compro outro baixo assim. Fiquei pensando se eu comprasse ou squier no paraguai não me daria melhor... E ai, mais algum conselho ?

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Nimrod
    Então, o que vc realmente quer? Talvez seja mais em conta fazer upgrade do que vender o seu (o preço cai bastante) e comprar outro (colocar mais grana) do que apenas o upgrade. O upgrade não deve passar dos R$ 400,00. Avalie se a venda do seu baixo por um preço comercial e a compra de um outro vai valer a pena na ponta do lapis. Particularmente eu sempre "turbinei" meus instrumentos. Nenhum deles foi vendido da forma que eu comprei... Então eu sou meio suspeito pra falar em upgrade, mas avalie a grana que vc vai gastar nas duas condições, sacou?

    Nimrod
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    FCLBass

    Blz entendi cara, valeu pelas dicas!
    Supondo que eu venda meu baixo por 250 reais, com mais 500... Vai sobrar pra comprar um condor ou um squier california... Vale mais eu fazer o upgrade mesmo! Obrigado pela dica.

    Agora já abusando um pouco para não abrir outro topic, quais captadores ficariam bons ? Porque eu gosto de um som mais voltado para os agudos, com mais punch, ou seja, o mais perto possível de um PB.

    Valeus pela ajuda ^^

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: FCLBass
    · votar


    Nimrod
    Não entendi... Vc quer som agudo e fala de Precision Bass? Vamos lá. Se vc quiser um som mais agudo o investimento tem que ser no cap da ponte. Normalmente, e isso é assim mesmo, os baixos e guitarras possuem os caps da ponte com maior nível de saída (tb denominado ganho). Com isso, quanto maior o ganho do cap da ponte, por causa da localização, maior o nível das frequências agudas. Vc pode usar os seguintes modelos de caps:
    # Seymour Duncan/Basslines: SJB-3
    # Cabrera: BHT Hot Tone em Alnico V
    # Sound/Malagoli: J-Hot ou Custom Alnico JB Hot ou Traditional JB Hot.

    Essas marcas são bem acessíveis e o resultado tb é muito bacana. Já tive baixos com esses captadores e garanto que não vai faltar som pra vc. Atualmente o meu Zaganin BLB está equipado com o SD SJB-3. Mas já tive Tagima JB V com Cabrera e um Bertola JP com Saound/Malagoli. Tente seguir a ordem. Eu prefiro assim.

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Nimrod
    Uma coisa que não perguntei, pq vc quer fazer upgrade? Em que aspecto o som dele não te agrada? Existem formas de tirar som do instrumento sem precisar gastar muita grana. Por exemplo, pegue, mesmo que emprestado, um equalizer, mande regular o baixo para que a ação das cordas fique melhor, regule o ampli de formas diferentes, use cordas de outras marcas, etc... Tem um monte de coisas que vc ainda pode fazer e testar antes de trocar os caps. Uma revisada na elétrica tb é importante.

    Nimrod
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    FCLBass

    Então cara, eu já tinha até lido e chegado a conclusão de comprar o SJB-3.
    Eu já regulei o baixo, mudei para cordas ernie ball e uso equalizer, mas ainda quero explorá-lo mais. Meu próximo passo é trocar os caps e colocar um nut descente, visando que o meu é feito de um plástico estranho. Li que o nut influencia bastante no som das cordas soltas.

    Nimrod
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    FCLBass
    O captador que veio com meu baixo é muito estranho. Já peguei vezes que ele fazia um som muito estranho estilo abafado e ele veio com um defeito interno: alguma peça deve ter quebrado ou algo acontecido que a parte de metal dos captadores que fica por dentro se desprendeu e rompeu alguma ligação que havia ali dentro. Conclusão, gastei uma grana só pra remendar mas de vez em quando ele da umas recaidas.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    No site da Seymour Duncan tem as especificações dos som que cada cap trabalha.. se vc qr mais "agudo" vc tem q investir mais no cap da ponte.. precision é mais próx do braço (trazendo mais grave).. existem caps que trabalham bem tanto na ponte qnto no braço, mas existem caps que são para substituição do cap da ponte! Ou seja, ele provavelmente vai trabalhar melhor que um cap mais "genérico".... sobre o capotraste, coloque um de osso(real), é algo que influencia sim o som...

    Realmente, baixos abaixo de 1000$ vc encontrará no máximo algo q te de versatilidade, ou um timbre característico de precision, ou JB, enfim.. mas nada mtooo revoltado.. para se adiquirir um baixo com caps bons mas mais em conta vc pode partir para os usados, se não tem q pagar um novo (e leva o conjunto da obra e a marca no $$).. como a grana que vc teria pra investir não ajuda.. vai de up mesmo ehhehe!

    Para se decidir sobre o timbre e qual cap usar procure escutar o som destes caps trabalhando (youtube), maas.. veja antes em qual baixo ele está! O seu baixo é passivo, feito em Basswood, Maple e Rosewood, se vc simplesmente escutar os caps "falando" em cima de um baixo com circuito ativo e feito com outras madeiras, vc pode acabar se iludindo com o timbre e qndo colocar no seu, não é metade dq vc esperava!

    []'s

    FCLBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Nimrod
    Quanto ao nut, não se preocupe tanto, pois a influência não é tanto assim como dizem. Já tive 13 baixos até hoje e em materia de nut eu tb achava que a influência no timbre era muito grande e na verdade não é. Além dos de plástico, já coloquei osso, latão e alumínio. A diferença estava nas mãos do cara que fez, ou seja, se estava com as distâncias entre cordas e alturas bem reguladas e o polimento do "berço" das cordas bem feitos. Pra vc ter uma idéia, o Bob Taylor que é o dono da Taylor que fabrica violões adota o nut de plástico, na verdade um polímero, chamado Tusq que segundo ele dá maior clareza e sustain às notas. Acredito que esse não é o ponto crítico do seu som. Pode colocar nut de outro que não vai adiantar. Com isso, ou vc troca o instrumento ou faz um upgrade onde realmente faz mais sentido.

    Nimrod
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    FCLBass
    Em matéria de nut, só queria modificá-lo porque vi alguns topicos e eles favam mal dos nuts de plástico.
    Vou dar uma procurada por baixos com essas configs no yt, valeu !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade Shelter Onix 114