Quais os pedais essenciais para baixo?

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # dez/10


    Olá, passei pros graves há pouco tempo e estou pouco familiarizado com as possiblidades existentes pra contra-baixo.

    Apesar de preferir o som natural gostaria de saber quais os pedais mais comuns para um baixista. Eu toco vários estilos, do rap ao rock, então gostaria de algo bem nivelado mesmo, nada muito específico como distorção ou synth.

    E aproveitando o tópico pra que serve um limiter?

    dibass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Equalizer... Fim


    ou nem o equalizer.

    O baixo dispensa pedais, a menos que vc queria algo diferente.

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    dibass
    o som de baixo é tão legal que dispensa efeitos, não é que nem guitarra que tem que encher de efeitos pra ficar legal.

    [/polemica]

    =p

    E aproveitando o tópico pra que serve um limiter?
    po, isso voce descobre fazendo uma busca ne?
    mas de um modo geral, ele serve pra por um limite de volume, pra nao estourar o som.
    é parecido com o compressor, mas é mais radical, ele corta mesmo, não "amassa" o som.

    FCLBass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Respondendo a pergunta di tópico, nenhum pedal é essencial para o baixo.

    Os mais comuns, que é a pergunta que vc fez tb, são:
    Equalizador, drive, chorus, flanger, synth, oitavador, compressor, limiter, etc...

    O limiter serve para atenuar o intervalo dinâmico entre as frequências, ou seja, aproxima o volume das notas. O compressor se comporta parecido, mas ele acaba ceifando os picos harmônicos para fazer isso. Em resumo, o limiter chama as notas para cima para equalizá-las e o compressor corta os picos para equalizá-las.

    samuelbass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    basicos=compressor e equalizador

    dibass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    kiki

    hehehehe, dá pra fazer 574563 páginas só discutindo isso

    kkkkk

    Tirando fato de que na hieraquia musical o Baixo está superior à guitarra ... cada um tem sua função.

    Mesma coisa, tem mulé que precisa de maquiagem pra ficar boa. Macho que é macho mal lava a cara!


    huahuaha

    /brincadeirasàparte

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    Meu "set" de pedais é composto de:
    Pedalboard 1): Boss LMB-3 > Behringer BDI-21 > Boss CEB-2 > EFX Dual Filter > A/B/C Black Snake.
    Pedalboard 2): Ibanez Soundtank bass compressor > Bertola's MiniFuzz + (bass mode) > Boss BF2B (bass flanger) > Oliver bass chorus.
    Abç

    Natan Bass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Aproveitando o tópico, e vendo vc como um baixista conceituado na area.. o que me diz do meu set:
    Compressor Oliver CS-30 - Limiter LBM Groove - Booster & Driver, Chorus, Equalizer (Triefx Landscape), tem saida Direct Box nesse pedal, uso cabos Stº Angelo e uma Staner BS 150 140w..


    Agradeço

    Natan Bass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Concertando a escrita:

    ****Bass Limiter BLM - 400 Groovin

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Natan Bass
    baixista conceituado na area
    Cara, estou MUITO LONGE DISSO....
    Cara, não sei porque compressor e limiter no mesmo "set"... Ou é um ou é outro...
    Um equipo maneiro!
    Abç

    NESCAU
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Essencial mesmo e universalmente falando, no meu ponto de vista, só um compressor de rack (e não esses pedais limitados, salvo exceções).

    Natan Bass
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valew a ideia... deixa eu explicar.. uso normalmente o compressor.. nao mto forte.. mas uso ele sempre ligado com o equalizer.. e o limiter é em alguma musica que precise de mais um brilho e onde eu possa fazer slap.. mas no caso disso, desligo o compressor.. eles nao sao ligados sempre, entede? pq a forma que uso o compressor, nao deixo ele para ajudar no slap.. com isso, quando "puxo a corda" com ele fica meio estrondoso, aí mudo para o limiter, onde eu já deixei com o jeito para isso... mas é apenas para ajuda mesmo..

    agradeço a ajuda...

    flw

    victor.karasu
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    acho que pedal vai de gosto viu... eu sempre achei que distorção no baixo erra d+, mais depois que começei a tocar com drive, descobri que amo o som limpo !!! auhauhau

    meu set:

    Boss CS3, Boss ODB 3, Boss GEB7 e Behringer BDI21

    Estou querendo trocar tudo e montar um Set mais ou menos assim:

    - Boss CS3 (modificando por algum handmade para trabalhar com mais frequencias Graves e dar menos chiados).

    - EFX Ugly Mamute (Cópia do Zvex -Woolly Mammoth), é o único Fuzz que eu realmente acho o som D+ !!!

    - Behringer BSY600 (pq o da Boss é quase 4x o valor e o som é quase igual)+fcv100 (para controlar o BSY),

    - Hartke Bass Attack, acho que o som dele é muito melhor que do BDI21 (que é muito metalizado).

    o que achão ?

    Abraços...

    Bass Line
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Realmente o som do baixo é muito bonito e não precisa de efeitos, mas por outro lado, vc pode utilizar um equalizador para melhorar o timbre do baixo recuperando alguma área(grave/medio/agudo) que o baixo deixa a desejar, pode utilizar um compressor para ganhar um susten a mais, um chorus para um solo em especial e etc e etc e etc. Toda escolha depende do tipo de musica que se toca e a pegada que se tem, sempre acho bom testar antes para ver se o resultado final é o que se pretende.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    victor.karasu
    - Behringer BSY600 (pq o da Boss é quase 4x o valor e o som é quase igual)+fcv100 (para controlar o BSY),
    não jogue seu dinheiro na vala. se original BOSS já é ruim, quanto mais a bosta do behringer. já toquei o BOSS e o GRAAAANNNDE problema dele é o atraso para os sons sintetizados te acompanhar, chega da raiva. em musicas + lentas, ele até impressiona, mas se vc tenta acelerar....esquece. meu amp é um line 6 q tem um synth q tb têm um atraso até maior, além de precisar q vc toque as cordas com força.
    resumindo: se quer um synth q preste têm q estar disposto a gastar e muito. encomendei um "Eletro harmonix bass micro synth" q todos os reviews classificam como o melhor. um + barato q é mais ou menos é o da digitech, pelo menos ACHO q não têm o famigerado atraso. Ou se preferir pega só um auto wah, q vai estar legal tb. Mas synth bom é caro, e muito.

    Alcolyte
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acho que não existe pedal perfeito man. Tudo vai do que você quer tocar. Se for um Motörhead por exemplo, aconselho um Jackhammer, um Metallica, aconselho um Big Muff, e assim vai.

    Já que você toca tudo, do Rap ao Rock, ou você monta um set com tudo o que precisa, o que sairá muito caro, ou não usa nenhum, já que o baixo dispensa pedais.

    Mr.Green
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Gt10b e fim de papo!!!

    Hangelo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara acho que vale a pena fazer um jogo de ampli mais do que fazer um jogo de pedais, já que nós baixistas gostamos de batida na orelha. O único pedal que eu uso é um EFX Bass Drive que é uma cópia do Sansamp Bass Driver, ele dá um brilho legal no baixo. Cara se você tiver grana (e muita grana mesmo), coloca um pedal que divida o sinal do seu baixo (tipo um afinador com duas saídas) ou um Behringer AB, como achar melhor e liga uma saída em um GK com duas caixas de 4x10 (eu gosto mais do GK com médios) e um AMPEG com uma caixa com 4x10 e uma 1x15. Claro que depende do tamanho dos shows que você vai fazer.

    southbass
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: southbass
    · votar


    GK com duas caixas de 4x10 (eu gosto mais do GK com médios) e um AMPEG com uma caixa com 4x10 e uma 1x15. Claro que depende do tamanho dos shows que você vai fazer.

    cara, isso é equipamento que muita banda profissional de estrada não tem, e nem precisa! o cara vai tocar aonde com 4 caixas dessas? cada um..

    Mr.Green
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ocara viajou mesmo no equipo sujerido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais os pedais essenciais para baixo?