Espaçamento entre as cordas

    Autor Mensagem
    Ascaris
    Veterano
    # set/10


    Pessoal, procurei no fórum e não há um tópico que me esclareça essa questão, então vou perguntar: existem muitas diferenças entre os espaçamentos entre as cordas nos diferentes modelos de baixo de 4 cordas ? É que como iniciante, vivo esbarrando nas cordas vizinhas... sei que vou melhorar com o tempo, mas queria saber se há baixos que favoreçam esse quesito. O espaço entre as cordas do meu baixo é 1,4cm, entre a primeira e a última corda, 4,2cm. Qual o espaço entre as cordas dos baixos de vcs???

    rodsom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ascaris
    vivo esbarrando nas cordas vizinhas

    como vc consegue? ensina pra nois ai.

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    As pontes dos baixos Fender tem o espaçamento padrão de 19mm, eu tenho um baixo Sx cópia do Jazz bass e tem isso mesmo , 19mm.
    Mas tem umas pontes que vc encomenda com espaçamento maiores e menores...hipshot bridges.
    Eles tem pontes com espaçamento a partir de 16mm até 22mm acho...
    O seu espaçamento é de 14mm e é bem menos que os Fender...
    Para o meu estilo, eu acho que 17mm estaria legal...ainda compro uma hipshot algum dia....

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Osvaldo: andei procurando na net... vi que realmente a maioria dos baixos tem espaço de 19mm como padrão. Vc sabe se os P-bass são 19mm também ? há diferença entre a medida do pescoço entre p-bass e jazz-bass né...

    No seu caso, vc quer diminuir o espaçamento pq ? fica mais fácil correr os dedos ? eu imaginava que quanto mais espaçado mais confortável e preciso...

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O seu espaçamento é de 14mm e é bem menos que os Fender...
    Certamente ele mediu isso no nut, e não na ponte...

    andei procurando na net... vi que realmente a maioria dos baixos tem espaço de 19mm como padrão. Vc sabe se os P-bass são 19mm também ? há diferença entre a medida do pescoço entre p-bass e jazz-bass né...
    Tem precision com 19 ou 20mm entre as cordas.

    eu imaginava que quanto mais espaçado mais confortável e preciso...
    Relaxa, o que te falta é treino.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ascaris
    É que como iniciante, vivo esbarrando nas cordas vizinhas...

    Isso é normal. Todo iniciante faz isso. Não se preocupe que com o tempo isso passa. Se voce treinar é claro!!!

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ascaris
    Osvaldo: andei procurando na net... vi que realmente a maioria dos baixos tem espaço de 19mm como padrão. Vc sabe se os P-bass são 19mm também ? há diferença entre a medida do pescoço entre p-bass e jazz-bass né...

    No seu caso, vc quer diminuir o espaçamento pq ? fica mais fácil correr os dedos ? eu imaginava que quanto mais espaçado mais confortável e preciso...


    Os P bass tem geralmente o "pescoço"(nut) mais largo que o JB...
    Tive um Pbass decada de 80 que o nut era bem largo....
    Sim, o P Bass tem o espaçamento igual ao JB, as pontes são a mesma.19mm.
    No meu caso ainda sinto que 19mm é muito espaçado pra mim, e não me sinto confortável fazendo escalas com mais rapidez, pois perco um pouco de agilidade, e penso que espaçamento um pouco menor meus dedos vão sincronizar melhor em relação as cordas.
    Já os baixos de 5 cordas tem o espaçamento bem menor, tipo o Music Man 5 cordas parece que o espaçamento é 16mm...
    As medidas variam de baixo para baixo...
    Dá uma olhada neste site www.hipshotproducts.com
    Cada caso é um caso, tem baixistas que preferem espaçamento maior , que como vc disse, terá uma tocabilidade mais confortável.Mas depende de cada baixista e de cada técnica e de cada estilo de tocar....tamanho dos dedos , etc....

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Dot Com: pior que não... medi bem em cima da ponte... é que o baixo que tou usando é um modelo viola bass... se medir no nut dá 3cm e alguma coisa. Cinturinha fina.

    Bem, acho que ganhei facilidade na escala curta... mas vou ter mais dificuldade no dedilhado... vou tentar usar mais a palhetinha nesse começo pra não apanhar tanto. Obrigado pessoal pelas respostas.

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Ascaris
    é que o baixo que tou usando é um modelo viola bass...
    tipo o do paul maccartney?

    mas vou ter mais dificuldade no dedilhado... vou tentar usar mais a palhetinha nesse começo pra não apanhar tanto. Obrigado pessoal pelas respostas.
    não faça isso.
    se pretende tocar com os dedos, use os dedos.
    se pretende tocar com palheta, use palheta.
    não fique contornando o problema. treine.

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ascaris
    Espaçamento de 14mm é espaçamento de corda de violão... Que viola é esse aí com as cordas tão próximas?
    De qualquer forma... Treina que acostuma.

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Um Hofner... não é à toa que Paul McCartney usava palheta.

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Um Hofner... não é à toa que Paul McCartney usava palheta.
    Usava palheta porque queria. Não tem nada a ver com o espaçamento não...

    samuelbass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ascaris
    É que como iniciante, vivo esbarrando nas cordas vizinhas...

    vc esta tocando com o polegar?pq acho meio dificil esbarrar nas cordas vizinhas usando os outros dedos(exceto ao tocar acordes)
    tente tocar usando a ponta dos dedos.
    abraços

    zuza1
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Olá pessoal.sou novo aqui é sei que esse tópico é antigo.
    Só queria saber se alguém saberia me informar o espaçamento do baixo yin yang de quatro cordas.to em dúvida se é 18mm ou 19mm.esse baixo é Fodera e tô querendo comprar um chinês mais me acostumei com espaçamento de 19mm.obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espaçamento entre as cordas