"Serrar" parte do baixo

    Autor Mensagem
    BPD1983
    Veterano
    # jul/10


    Boa noite a todos.
    Sou canhoto e toco num baixo de destro, do qual inverti as cordas há pouco tempo.
    Até recentemente, eu tava botando a correia no pino original, que fica, dada minha posição embaixo. Isso não era muito bom, já que a correia me atrapalhava para tocar nas casas mais de baixo, acabei botando um outro pino, porém ainda tenho problemas.
    Acontece que meu baixo, por ser de destro e ser tocado em posicao de canhoto, fica com a parte maior embaixo, o que me obriga a fazer uma certa força pra manter o braço numa posição favorável pra mim tocar.

    Com tudo isso, me veio essa ideia de "serrar" ao menos uma parte do braço maior, de modo a deixar a gravidade mais a meu favor enquanto toco de pé. A princípio, parece não haver nada que eu possa prejudicar retirando aquela região, mas mesmo assim, gostaria de perguntar ao pessoal se pode acontecer algo de ruim caso eu faça isso mesmo.

    Caso ajude, aqui uma foto da parte em questão: http://img96.imageshack.us/img96/7273/fotoa0229.jpg

    southbass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    só vai ficar muito feio

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    BPD1983
    é, problema mesmo voce não vai ter, só vai ficar feio e dificil de dar um acabamento decente.

    na verdade seu problema não é só esse. o baixo se desequilibra tambem por que o pino de cima (o novo que voce pos) tambem esta fora do lugar, mais pra "dentro" do corpo. isso é mais dificil de corrigir.

    nao sei se só serrar esse pedaço vai melhorar a sua estabilidade, o peso do braço influencia muito mais que essa ponta do corpo (basta lembrar do "braço de alavanca" que a gente estuda em física, a força peso x a distancia).

    enfim, resumindo: eu nao cortaria. acho que vai dar um resultado pequeno.
    tente se acostumar, e pense em futuramente comprar um baixo de canhoto, ou pelo menos um meio simetrico.

    sugiro postar o link desse topico no topico de luthieria do seiji e bertola, pra uma opinião mais profissional.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    BPD1983

    pergunta ao Bertola no topico oficial de luthiaria, o cara entende de tudo e vai te dar uma solução concerteza. é um topico fixo no forum de guitarra



    Peace!

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Aprende a tocar logo como destro e ponto final.

    Maricagem de tocar como canhoto. Eu sou canhoto, mas isso não influi nada, eu toco como destro já fazem anos. E ainda acho melhor, pois a minha mão que tenho mais agilidade, que é a esquerda, fica justamente na escala.

    Mas enfim... faça como quiser!

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    janick
    Maricagem de tocar como canhoto.
    não viaja.

    Eu sou canhoto, mas isso não influi nada, eu toco como destro já fazem anos.
    se aprender desde o começo como destro, não é um problema. mas se a pessoa já toca assim, se já aprendeu assim, é começar quase do começo pra "desinverter". seria exatamente o mesmo de voce começar a aprender como canhoto agora.

    Lunatic Numb
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    janick
    Aprende a tocar logo como destro e ponto final.
    Maricagem de tocar como canhoto.


    É cada coisa que a gente lê nesse fórum....

    BPD1983
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    opa, td bom pessoal, vlw pelas respostas rapidas


    BPD1983
    é, problema mesmo voce não vai ter, só vai ficar feio e dificil de dar um acabamento decente.

    na verdade seu problema não é só esse. o baixo se desequilibra tambem por que o pino de cima (o novo que voce pos) tambem esta fora do lugar, mais pra "dentro" do corpo. isso é mais dificil de corrigir.

    nao sei se só serrar esse pedaço vai melhorar a sua estabilidade, o peso do braço influencia muito mais que essa ponta do corpo (basta lembrar do "braço de alavanca" que a gente estuda em física, a força peso x a distancia).

    enfim, resumindo: eu nao cortaria. acho que vai dar um resultado pequeno.
    tente se acostumar, e pense em futuramente comprar um baixo de canhoto, ou pelo menos um meio simetrico.

    sugiro postar o link desse topico no topico de luthieria do seiji e bertola, pra uma opinião mais profissional.



    BPD1983

    pergunta ao Bertola no topico oficial de luthiaria, o cara entende de tudo e vai te dar uma solução concerteza. é um topico fixo no forum de guitarra



    Peace!


    qdo eu tiver tempo vo da uma olhada la e perguntar, pensand um pouco aqui, talvez ficasse meio ruim msm, pra tocar sentado, q eh algo q eu ainda faço mto, cortand td o braço.

    Aprende a tocar logo como destro e ponto final.

    Maricagem de tocar como canhoto. Eu sou canhoto, mas isso não influi nada, eu toco como destro já fazem anos. E ainda acho melhor, pois a minha mão que tenho mais agilidade, que é a esquerda, fica justamente na escala.

    Mas enfim... faça como quiser!


    pois é, o meu caso é um pouco diferente disso, creio q seja meio incomum alias, pq na verdade eu so destro pra mta coisa, inclusive escrever e tal, e assim como tu, q eh canhoto e acha mais facil usar a mao, teoricamente, mais "habilidosa" pra mexer no braço, isso tb acaba me ocorrendo. claro q tem tda a incomodação d achar modelo pra canhoto (eu tava d olho num, q ate agora n achei a venda no brasil, nem pelo mercado livre), enfim, n ta ha tanto tempo tocando baxo, tem menos d um ano, mas n teria saco d começar td do zero d novo...

    southbass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    po cara. tu é destro e aprendeu a tocar como canhoto? toca a quanto tempo? se for pouco tempo, da pra corrigir isso aí. é normal ter dificuldades motoras no começo da aprendizagem.

    rodsom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    tu é destro e aprendeu a tocar como canhoto? t

    acontece o contrario comigo, sou canhoto pra escrever, segurar garfo, etc, e nunca consegui tocar como canhoto. vai entender, ne.

    papillon
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    contece o contrario comigo, sou canhoto pra escrever, segurar garfo, etc, e nunca consegui tocar como canhoto. vai entender, ne.
    [2]

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BPD1983

    A minha sugestão é que você venda o seu baixo e compre um modelo para canhotos, ou pelo menos como foi dito acima, um modelo mais neutro. Fazer qualquer alteração drástica no corpo do instrumento pode resultar na falta de equilíbrio do mesmo, alterações de timbre e também pode ficar muito feio, fazendo com que você perca a vontade de tocá-lo. Por isso acho melhor que você compre um que seja mais apto para satisfazê-lo.

    Abraços

    BPD1983
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BPD1983

    A minha sugestão é que você venda o seu baixo e compre um modelo para canhotos, ou pelo menos como foi dito acima, um modelo mais neutro. Fazer qualquer alteração drástica no corpo do instrumento pode resultar na falta de equilíbrio do mesmo, alterações de timbre e também pode ficar muito feio, fazendo com que você perca a vontade de tocá-lo. Por isso acho melhor que você compre um que seja mais apto para satisfazê-lo.

    Abraços


    pois é cara, já to pensando nisso pra mais adiante e já do dando uma olhada em alguns, até pq esse baixo tem um problema desgraçado de trastejamento, já mandei regular umas duas vezes e nas duas ficou a desejar, as vezes me da vontade de ver isso por conta, mas fico com medo de fazer merda e gastar mais dinheiro...

    acho q n vou mais fazer isso, pq depois se eu quero vender isso, pra levantar algum dinheiro pra um instrumento melhor, vai ser dificil alguem compra o negocio todo cortado e tal.

    bom, vlw pelas respostas rapidas pessoal, acho q era isso...

    Bassist_rsl
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    rodsom
    acontece o contrario comigo, sou canhoto pra escrever, segurar garfo, etc, e nunca consegui tocar como canhoto. vai entender, ne.
    Você é ambidestro, isto é, é destro e canhoto ao mesmo tempo.

    rodsom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bassist_rsl
    Você é ambidestro, isto é, é destro e canhoto ao mesmo tempo

    nao, ambidestro é quem faz as coisas tanto como destro como canhoto. eu sou canhoto pra algumas coisas e destro pra outras.

    basscanhoto
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kkkk,a gente le cada coisa......amigo ,é o seguinte,tb sou canhoto e ja sofri as mesmas coisas q vc ,cara,sem duvida se puder compra um canhoto,um artwood era uma boa pedida ,tenho um 6 cordas ,se quiser tenho uns videos legais no tube

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    é... quem é canhoto já fica obrigado a fazer muita coisa com a mão destra... dirigir, usar o mouse quando o computador não está em casa... agora querem nos obrigar a tocar também. De uma vez por todas, pra todos os destros ou pseudodestros canhotos com essa opinião ridícula: o fato de ser canhoto ou destro é uma característica de cada pessoa, e há pessoas como eu que não abrem mão disso. Sou canhoto e pronto, vou fazer o que puder como canhoto. Essa diferença tem que ser respeitada. Quando uma pessoa pergunta algo sobre instrumento canhoto, não deseja opiniões do tipo aprende a tocar como destro.
    Pro companheiro canhoto aí, se quiser, tenho dicas de como achar um baixo canhoto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Serrar" parte do baixo