Qual a madeira do meu baixo? Ajuda!

    Autor Mensagem
    Juncker
    Veterano
    # mai/10


    Boa tarde pessoal!

    Sei que é uma pergunta estranha, o cara compra um baixo e não sabe que de que madeira é? Mas é uma longa história que vou tentar resumir para vocês:

    Quando comecei a tocar, em 2001 para 2002, esse foi meu primeiro baixo, um Giannini GIB-400, réplica do PB confeccionado em Poplar Wood. Mais ou menos em 2003 eu ainda era moleque e queria melhorar o baixo, juntei uma grana e levei em um luthier daqui do ABC paulista cujo nome eu não vou mencionar.
    A idéia era criar um novo corpo para ele numa madeira melhor (ele me sugeriu marupá) porque o braço dele não era de se jogar fora (maple com escala em rosewood), e colocar um captador a mais, para ficar parecido com os Fender Deluxe Bass. Só parecido, claro. O que aconteceu é que isso se desdobrou por mais de 2 anos e virou um dos eventos mais desagradáveis da minha vida, com eu tirando o baixo do cara quase que no braço, pagando quase o dobro do que eu esperava.
    Passado tudo isso, entrei na faculdade e fiquei sem tocar por quase cinco anos, voltei a mexer nele alguns meses atrás. A parte elétrica sempre foi um lixo, mesmo depois de passado pelo luthier. Ela foi refeita recentemente por mim e um amigo engenheiro eletrônico com fiação blindada e os potenciômetros adequados. Foi nessa que acresci uma chave seletora, de 5 posições (desligado, ponte, dois em paralelo, braço, dois em série [que é ótima]). O timbre do baixo é bom, gostoso de tocar, apesar de o captador da ponte ainda ser uma porcaria de marca desconhecida (de novo, o luthier).

    Mas, depois de tanto tempo com ele e ver todas as ca**das que foram feitas nele, me surgiu a dúvida: Será que o corpo dele foi trocado mesmo? Que raio de madeira é essa?

    Alguém pode por favor me dar uma luz?

    E por favor, não me falem "não vale / nunca valeria a pena mexer num baixo desse". Foi o meu primeiro, é o meu de estimação...

    Segue os links das fotos aqui e aqui

    Obrigado pessoal! Abraços!

    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    cara parece marupa ou um basswood com verniz escuro, mais não tenho certeza ....

    o ideal seria vc levar a um luthier (outro e claro) pra ter certeza

    pergunta pro bertola que ele vai saber te dar uma dica melhor ok

    abrass

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    me pareceu basswood também, mas não quis opinar pois sou pior que leigo em termos de madeira. mas ja que alguem se pronunciou, reforço a opinião do aisly kotzen.

    Juncker
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    aisly kotzen e southbass

    Obrigado pessoal. No final Basswood não é ruim, certo?

    Acho que eu talvez deva começar a perder o medo de luthier afinal de contas...

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Juncker
    SE for basswood, não é ruim não. os baixos top da squier usam basswood (classic vibe series).

    Juncker
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    southbass

    Agora, se for Marupá, me dei mal? Chega a ser melhor, pior ou a mesma coisa que Poplar Wood?

    southbass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    cara, não sei te dizer. aconselho a aguardar a opinião do Bertola que é luthier por profissão, pelo que eu saiba. sorry

    abraços

    Juncker
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Obrigado mesmo assim.

    Vou esperar pra ver se o bertola aparece pra dar uma ajuda então.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a madeira do meu baixo? Ajuda!