Ligação de caixa em Meteoro 400Mb e driver corneta para Slap

    Autor Mensagem
    celoenriconi
    Veterano
    # dez/09


    Galera,

    Estou com uma dúvida meio cruel, já li vários tópicos aqui do fórum sobre ligações e impedâncias
    vou citar meu equipamento e depois digo o que gostaria de fazer e vcs me dizem se é possivel:

    1 altofalante 18" Peavey Black Widow 1801-8 de 8 ohms

    segundo o manual:
    350W de power handling continuous
    700W de power handling program
    600w de power handling AES
    Não me perguntem o que que é cada coisa que eu não sei, porém quem me vendeu afirmou que o altofalante
    possuia 350W de RMS (podem ter me enganado).

    1 driver corneta de alta frequencia DH200 Selenium de 8 ohms
    atrás dele está escrito 200W Music Program 1500Hz-20000Hz Cross 2.000Hz
    quando comprei me falaram que possuia potência de 200W de RMS (podem ter me enganado).

    1 amplificador meteoro 400Mb.
    atrás dele está escrito no meio das 2 saídas 4 ohms. e no manual diz Potência 200W RMS

    Primeiro eu gostaria de saber exatamente qual é a potência mesmo de cada um dos meus componentes, pois não tenho
    certeza destas informações e se estou lendo corretamente elas nos manuais.

    entendedo que tenho:
    1 altofalante 18" de 350W de rms-8ohm
    1 driver de 200W de rms-8ohm
    1 amplificador, cada saída com 200W rms 4ohm ou seja 400W de rms dividido em duas saídas.

    eu queria ligar isso tudo...qual é a melhor ligação para otimizar a potência?

    minha idéia é ligar o alto falante 8ohms e o driver 8ohms em paralelo para ficar com 4 ohms e ligar em apenas 1 saída?

    e poder despejar os 200W de rms do amplificador para o altofalante e o driver.

    Antigamente havia ligado isso em paralelo, só que quando usava bastante a corda MI do contrabaixo, o driver roncava e distorcia

    na loja que me venderam, para resolver esse problema me orientaram ligar o altofalante direto em uma saída e
    o driver em outra saída e fazer um crossover para o driver montado com 3 resistores de potência 15R-20W cada em série, 1 capacitor
    na entrada do positivo e um resistor em vermelho cinza preto e dourado. Olha, quando coloquei este crossover,
    resolveu o problema do ronco do driver, porém deve ter ficado tudo bagunçado a questão da potência para o altofalante e para o driver.

    bom galera em resumo quero que me ajudem a entender as potências que eu tenho e me orientar as ligações dos fios.

    Obrigado pela atenção.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    celoenriconi
    Cara, leia os tópicos sobre esse amp que postei aqui.
    Abç

    celoenriconi
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: celoenriconi
    · votar


    Cara, leia os tópicos sobre esse amp que postei aqui.
    Abç


    Cara, já li todos os seus tópicos, inclusive li tb as modificações que devem ser feitas para melhorara as falhas de contrução dele e os sobre impeância. O meu caso é específico e em nenhum tópico encontrei algo sobre ligação de driver com alto falante, portanto não adianta mais eu procurar, pois a informação que eu quero não tem aqui no fórum...porisso eu pedi essa juda aos amigos do fórum. Tenho problemas com driver roncando quando abuso nos graves o qual eu cito aí....sei que vc já colocou uma resposta no fórum sobre a impedância do amplificador, citei tudo para entenderem o que eu quero.

    abração

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    celoenriconi
    Cara, eu não gosto de caixas com cornetas, prefiro um falante de 8 polegads fazendo esse "serviço". Acho também falante de 18 pol. exagerado. um de 15 dá conta.
    A caixa deve ser construída com duas partes separadas e seladas, devidamente "dutadas", e os falantes ligados em paralelo (no que resulta 4 ohms, se os dois forem de 8 ohms).
    Do jeito que vc ligou, o driver está recebendo uma potência acima de suas possibilidades e resposta de frequência.
    Abç

    celoenriconi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    celoenriconi
    Cara, eu não gosto de caixas com cornetas, prefiro um falante de 8 polegads fazendo esse "serviço". Acho também falante de 18 pol. exagerado. um de 15 dá conta.
    A caixa deve ser construída com duas partes separadas e seladas, devidamente "dutadas", e os falantes ligados em paralelo (no que resulta 4 ohms, se os dois forem de 8 ohms).
    Do jeito que vc ligou, o driver está recebendo uma potência acima de suas possibilidades e resposta de frequência.
    Abç




    Obrigadão pela sua ajuda, amigo, eu também acho que o que vc propõe seria muito melhor, o problema é que eu tenho todos esses equipamentos, tenho tudo isso e queria melhorar meu set....eu comprei tudo montado e nunca me prestei a desmontar, comprei tudo por R$600,00 de um kra que estava necessitando de dinheiro....mas como vc tb acho que não é tão bom assim essa montagem....como não gostaria me desfazer de tudo, até para não gastar dinheiro que eu to apertadão agora, queria uma alternativa para eles....porisso o meu post.....entendo que se ligar a corneta com o alto falante para conseguir 4ohms não será a mesma coisa que ligar 2 falantes de 8 ohms para conseguir 4 ohms, mesmo a corneta sendo de 8ohms, justamente pelas frequencias...(me corrija se estiver errado).

    a pergunta é: e as caixas que são originais e que vem com cornetas? não são boas então?

    vejamos:

    ...a melhor alternativa, segundo vc, é deixar a caixa só com o altofalante de 18" sem a corneta? e;
    fazer outra caixa com um alto falante de 8ohms, ou mais altofalantes formando 8 ohms, para ligar em paralelo com a caixa do alto falante de 18"8 ohms e isso tudo ligado em apenas uma saída do 400MB para ter uma saída de 4 ohms e 200W rms....

    agora pergunto:

    vai ficar uma saída sobrando atrás do amplificador então?

    pois a ligação será. um cabo que sai da caixa do falante de 18 e vai para a caixa com os outros altofalantes e desta caixa de alto falantes sai um cabo e vai para uma das 2 saídas do amplificador.
    certo?

    obrigado pela ajuda.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    celoenriconi
    Não é que as caixas que vem com cornetas não sejam boas. Eu é que não gosto da sonoridade delas, pois há a tendência de privilegiar uma faixa de frequências mais altas, coisa que não gosto.
    No caso, eu faria uma caixa com 4 falantes de 10pol. para "contrabalançar" a sua de 18pol. Essa 4X10 deverá ter 4 falantes de 8 ohms em ligação série/paralelo (resultando 8 ohms), daí vc liga uma numa das saídas do 400MB e a outra na outra. Isso resultará em 4 ohms e a potência total do amp será aproveitada. Se vc conseguir falantes de 4 ohms ou de 16 ohms, poderá fazer uma caixa 2X10 (na 1º possibilidade ligados em série, na 2ª em paralelo). Ou mesmo uma 1X10 (falante de 8 ohms).
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação de caixa em Meteoro 400Mb e driver corneta para Slap