Inclinação do Pickup no instrumento

    Autor Mensagem
    KikoBass
    Veterano
    # mai/09


    Olá pessoal do forum!

    Estou com um baixo todo detonado, e estou levantando ele. Pelas minhas pesquisas, o captador que serve no nicho já preparado no corpo do baixo é um Music Man 4C... Só que tenho uma duvida: o espaço é um pouco inclinado em relação às cordas, isto é, não é PERPENDICULAR às cordas, tendo uma leve inclinação.

    A questão é: terei prejuizo na captação ou não tem importancia?

    Obrigado a todos que puderem ajudar.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    KikoBass
    Ele estando debaixo das cordas, é o que importa.

    No mais, tem baixos que já "nascem" assim, com o pickup torto. Meu Cort Action Bass V é dessa forma, tem dois caps "J", sendo o do braço meio torto.

    KikoBass
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    [b][/b]DotCom

    Bem, então os que "nascem assim", são assim justamente para se usar os pickups com bobinas inclinadas em relação ao eixo do proprio pickup, o que proporciona uma orientação perpendicular das bobinas frente às cordas...

    eu imagino que pelo fato da bobina ficar inclinada em relação às cordas, isso faça que cada bobina capte o sinal de duas cordas vizinhas; mas por não estar em perfeito alinhamento, temos uma captação pobre, ou seja, sem sustain ou brilho...

    Isso me lembra muito o caso de trafos e indutores parrudos (usados em sistemas de alimentação), onde a algumas espiras do enrolamento tem derivações ligadas aos outros enrolamentos, fazendo assim um "balanceamento entre as fases"... no caso do baixo, isso pode representar uma mistura dos sons das cordas numa mesma bobina; mas a questão é saber se isso é vantojoso ou não...

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    KikoBass
    O único problema é se as cordas ficarem muito desalinhadas em relação aos pólos, que aí você pode perder volume.

    Bem, então os que "nascem assim", são assim justamente para se usar os pickups com bobinas inclinadas em relação ao eixo do proprio pickup, o que proporciona uma orientação perpendicular das bobinas frente às cordas...
    Calma, menos filosofia... Talvez o projetista só tenha achado que precisava de mais peso nas cordas agudas.

    A rotação do captador não vai influenciar em timbre, e o campo vai estar ainda na mesma direção. A mudança timbral causada pela rotação do PU se dá porque o pólo vai captar a vibração de outra parte da corda.

    eu imagino que pelo fato da bobina ficar inclinada em relação às cordas, isso faça que cada bobina capte o sinal de duas cordas vizinhas; mas por não estar em perfeito alinhamento, temos uma captação pobre, ou seja, sem sustain ou brilho...
    Como eu disse no começo, pode ter o problema de uma corda não ficar alinhada como pólo, sendo assim você não vai ter VOLUME... Mas se o baixo já veio assim de fábrica, das duas uma:
    1) Isso não será problema, já que o baixo foi projetado assim;
    2) O projeto foi um lixo e vai dar problema mesmo.

    Tem captadores que não usam polos, mas sim uma grande barra, nesse caso não existe alinhamento corda/polo, já que o campo é bem uniforme.

    Isso me lembra muito o caso de trafos e indutores parrudos (usados em sistemas de alimentação), onde a algumas espiras do enrolamento tem derivações ligadas aos outros enrolamentos, fazendo assim um "balanceamento entre as fases"... no caso do baixo, isso pode representar uma mistura dos sons das cordas numa mesma bobina; mas a questão é saber se isso é vantojoso ou não...
    Não acredito que isso se aplique... Geralmente só se tem a possibilidade de ligação entre série/paralelo (em fase ou fora de fase) entre as "fileiras" de bobinas... É raríssimo ver captadores com fios separados para cada pólo.

    KikoBass
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    em relação ao projeto do baixo, o captador original era com polos, e não uma barra. sei porque mandei ele pra Cabrera, na esperança de que houvesse recuperação. (não houve recuperação). logo, o projeto previu captador com polos.

    sobre meu comentario de balanceamento, ele não ocorreria internamente no captador, mas ele se daria ao misturar o sinal da corda que esteja mais em cima do polo (a "fase") e um pouquinho do sinal da corda vizinha (a amostra da outra "fase" dada pela derivação) e este polo.

    Obrigado pelos comentarios, pois vasculhei a internet e não achei comentarios nenhum a respeito do assunto.

    leobozzo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    KikoBass

    pelo que já lí, a distancia do captador pras cordas influencia mais do que o correto alinhamento de cada polo com as cordas

    posta uma foto aí pra gente ver a distância que fica... pelo que vc falou parece muito.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    KikoBass
    sobre meu comentario de balanceamento, ele não ocorreria internamente no captador, mas ele se daria ao misturar o sinal da corda que esteja mais em cima do polo (a "fase") e um pouquinho do sinal da corda vizinha (a amostra da outra "fase" dada pela derivação) e este polo.
    relaxa quanto a isso. não é bem assim que acontece, e nem é essa diferença toda pra você precisar dar tanta importância ao assunto.

    não vai achar muito comentário porque não é grande coisa mesmo.

    abraços.

    KikoBass
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    obrigado pelos comentarios.

    Creio que posso montar o baixo sem problemas. Não tenho fotos dele montado. quando terminar a montagem (e pintura) coloco as fotos aqui.

    Abri este tópico pois é minha primeira experiencia na customização de instrumentos, e não quero errar...meu bolso não permite erros...hehe.

    Valeu pessoal!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    KikoBass
    Fica tranquilo, o baixo vai ficar show.

    Quando tiver com ele pronto, fotos e gravações ae blza?

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inclinação do Pickup no instrumento