Quais os limites das video aulas?

    Autor Mensagem
    gberlinck
    Veterano
    # out/08


    Olá amigos

    Este é o meu primeiro post, então muito prazer!
    Sou iniciante, tenho um baixo Samick passivo (sim, eu sei. Vcs nao gostam dele) e tenho alguns probleminhas que gostaria de dividir com vcs.

    Não tenho tempo de fazer aula e estou apostando em video aulas e dicas que pego de internautas para me desenvolver. Sou bem novato mesmo. Estou ainda na fase de localizar as notas no braço.

    Pergunto:
    1 - vcs acham que só com video aulas é possivel ser um bom baixistas?
    2 - que dicas de exercícios vcs podem me dar? Conhecem algum site ou link de posts anteriores que podem me ajudar?
    3- pretendo fazer aula no site "toquemaisbaixo.com.br". Vc conhecem este? Será que vale a pena? Parece uma proposta bacana. Pode-se mandar videos para avaliação dos exercícios e tudo.

    É isso.

    Grande abraço

    r-carloslima
    Veterano
    # out/08
    · votar


    1. Quem diz até onde vc vai é vc!!! com dedicação vc vai longe.
    2. o site que vc indicou é bagana tem várias dicas legais, esculta muita música boa e da uma olhada nos videos de grandes baixista para vc ter idéia da técnica utilizada e como ele se comporta, resumindo é ouvir, ouvir, estudar, estudar, treinar, treinar ....
    3. E bagana a idéia do site, eu mesmo tiro algumas dúvidas, aqui no fórum tem muita coisa boa, no cifraclub também.

    limanegative
    Veterano
    # out/08
    · votar


    escuta bastante musica e tenta tirar o que vc gosta! seja paciente, tirar musicas é um otimo exercicio e me ajudou muito quando comecei.boa sorte
    abraço

    gberlinck
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Obrigado pelas respostas. Não tenho duvida de que depende de mim ser ou não um bom músico, mas tenho dúvida se conseguirei isto sendo que não terei ninguém para ver meus erros e para corrigi-los.

    Então, vcs conhecem algum play along bacana que um iniciante poderia dar conta?

    Abs

    r-carloslima
    Veterano
    # out/08
    · votar


    resumido tudo que foi dito é apenas necessário ouvir música, tendo como referência caras bons, porque ai vc terá noção se está progredindo ou não.

    Se vc não estiver conseguindo romper ai vc procura a ajuda de um profissional.

    webercar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Boa dica:

    Quando tirar uma música, analise a cifra, tablatura e partitura dela.

    Exemplo Simples: C (Dó maior) -> escala de dó maior,

    tetrade -> dó (tônica), mi (3a nota), sol (5a nota), si (7a nota).

    analise o campo harmonico, a notas q está utilizando, a escala q está aplicando dentro da linha de baixo, etc ...

    Ou seja, não tire música por tirar (memorizar), tente entender o q ele fez na criação da linha de baixo desta música.

    Estude bastante teoria musical e aplique.

    gberlinck
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Webercar, qué isso meu amigo? Não entendi nada do que vc escreveu... hehe

    Tirar música é uma vontade que realmente tenho, mas não sei se conseguirei por hora.

    KaizerSoze
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    não entendeu? comece a pesquisar, oras.

    luizmusicman
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Caro gberlinck, aquilo que o webercar disse, a princípio parece ser bicho de 7 cabeças, chatice, mas com o passar do tempo, e com a sua própria evolução musical, vai acabar deparando com a necessidade de compreender e dominar a teoria musical (nem que seja o básico). Uma dica que te dou é tentar formar uma banda musical, onde cada participante possa contribuir para o aprendizado mútuo, gradativo e constante. Ou seja, aliar a Teoria & Prática. Isto não exclui video aulas, sites , etc. Boa sorte, e não desista!

    hyuuga_adam
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    gberlinck

    aquilo que o webcar disse é uma coisa bem simples que você vai entender rapidamente quando ler a teoria sobre campo harmônico/acordes... como vc vai ter que se virar sozinho, pode sair procurando varios sites de musica, foruns e muitos videos... vai no youtube e olhe as bandas que vc gosta mas nao curta os videos, procure ouvir o baixo e imaginar o que ele ta fazendo, e rapare sempre que o baixista aparecer.. veja os dedos dele...

    quando as video-aulas... bom, no toquemaisbaixo.com tem umas boas, mas nao pude ver todo o site (se nao me engano tem que pagar neh?)...

    fique sempre de olho em foruns e busque tirar duvidas nele... o forum CC eh mto bom, fique de olho nele (e dê uma olhada tb nos topicos fixos - os primeiros da lista)

    a ideia da banda tambem eh boa... se vc "pegar o bonde andando" procure pedir ajuda dos outros integrantes... tocar com gente mais experiente eh otimo pq eles te ensinam... tocar com gente nova eh melhor ainda pq vcs apredem juntos...

    enfim, nao desanime e nao tenha medo de perguntar: ninguem nasceu sabendo tudo...

    e otra coisa muito importante: como vc vai aprender sozinho, tenha certeza que nunca vai eskecer o que sabe pq eh natural do ser humano dar valor ao seu proprio esforço, em resumo, aprendendo sozinho vc vai se sair melhor do que se aprendesse com um professor - porem, vai ser de uma maneira mais lenta...

    webercar
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    gberlinck, aquilo q luizmusicman e hyuuga_adam disseram tbm é legal. Cara não tem escapatório, ou vc cai no estudo teorico, ou vai acabar pagando mico. Se não estudar vai se tornar um baixista mediocre como muitos por aí q ficam só marcando a música com a nota tônica, saindo fora do tempo toda hora e ferrando o resto da banda. Por exemplo, se o guitarrista te disser q o tom da música é em F#m, o q vc vai fazer? Sentar e chorar?

    Febass83
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu tenho 2 vídeos aulas de Sherlock Gomes, 1 de Ximba uchyamia e 1 do Celso Pixinga. As aulas do Ximba e do Celso são bem antigas e a do Sherlock é recente. Eu aconselho a vc pegar a do Sherlock.
    Qnd vc for assistir, assista com o baixo ligado e com um papel e caneta na mão. Conforme ele for falando vá anotando......caso tenha dúvida em alguma coisa, não prossiga, pergunte aqui no fórum, com certeza alguém irá responder e esclarecer sua dúvida.
    Qnd tiver dominando tal parte, prossiga.....
    Assista o vídeo umas 3 quatros vezes em seguida, e sempre que possível assista para recordar.

    Um Abraço!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais os limites das video aulas?