Grandes baixistas do rock!?

Autor Mensagem
Rafael Rebelo
Veterano
# ago/08


tava conversando com o baixista da minha banda e reparamos que existem poucos baixistas realmente notórios de rock, com estilo proprio e alto grau de influencia. em jazz e fusion há por exemplo jaco pastorius e stanley clark, que inovaram e influenciaram muitos baixistas.

mas e no rock???
só conseguimos pensar no geezer butler (black sabbath), john paul jones (led zeppelin) e flea (red hot chilli peppers).
lembrando que não levando em conta os de metal, que são fudidos como steve digeorgio, o do cannibal corpse e o john myung (dream theater).

então, como referencia e até para estudo da obra, existem outros grandes baixistas de rock e seus derivados???

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Sting

Rafael do Baixo
Veterano
# ago/08
· votar


Rafael Rebelo

Tem dezenas de grandes baixistas no rock,cito nomes como Billy Sheehan,Chris Squire,Paul McCartney,Greg Lake,Tony Levin,Geddy Lee,John Entwistle,Jack Bruce,Stuart Hamm,John Deacon,Dave LaRue,Roger Glover,Mike Rutherford,Noel Redding,Randy Coven,Bill Wyman,Doug Wimbish,Ron Wood,Tim Commerford,Wilbur Bascomb,entre dezenas de outros que não vou citar pra não me estender muito.

Eloy Tequila
Veterano
# ago/08
· votar


Cliff Burton!

RafaelF
Veterano
# ago/08
· votar


Matt Freeman, Mark "the" King (forçando, level 42 é rock, vá...)

Raven_Heart
Veterano
# ago/08
· votar


Geddy Lee
Gene Simmons
Mike Anthony (Van Halen)


Tem vários...

Diego_Serafim
Veterano
# ago/08
· votar


John Paul Jones, gênio...
Mark King como foi sitado acima.
aqui no brasil tem muitos, mas cito em especial o Patrick Laplan (ex-los hermanos, rodox e outros)

Rafael Rebelo
Veterano
# ago/08
· votar


mas a maioria sao baixistas de grandes bandas, e nao grandes baixistas...

realmente o billy sheehan, geddy lee, o do yes sao grandes baixistas que eu tinha esquecido...

mas por exemplo o do rolling stones, do van halen, nem vale mencionar...

tava procurando mesmo, aqueles com um estilo bem proprio que sabiam se posicionar na musica, acrescentando e não só seguindo. os que tinham um estilo bem pessoal, como os que eu citei...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Rafael Rebelo
mas por exemplo o do rolling stones, do van halen, nem vale mencionar...
Porque?

chr19
Veterano
# ago/08
· votar


Cara aqui no Brazil tem o Zuzo que faz a linha de rock instrumental, pelo menos no inico da carreira, puts muito bom, two hands do caralho...procura os primeiros albuns dele

Diego_Serafim
Veterano
# ago/08
· votar


Rafael Rebelo
Entendi o que vc quis dizer. vc ta procurando baixistas que não só fica la atraz marcando tempo, isso?
tem baixistas que se limitam a linhas vagas de baixo pq a música exige isso. outros não estudaram para tocar algo mais elaborado.
Existe grandes baixistas por ae se vc prestar atenção como PJ do Jota Quest, o Patrick Laplan do Biquini cavadão (que faz uma performace superior em seu projeto solo, Eskimo), Stefan Lessard do DMB entre outros.

old steel
Veterano
# ago/08
· votar


Alguns Monstros.
Glen Hughes (Trapeze,Deep Purple)
Chris Squire (Yes)
Greg Lake (King Crimson,ELP)
Gary Thain (URIAH HEEP)
Notáveis.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Outros:
John Entwistle (The Who)- Este dispensa comentários
Mel Schecher (Grand Funk Railroad) - Um dos 1ºs no uso do fuzz no baixo
Michael Rutherford (Genesis) - Incrível compositor, usava uma "double neck" baixo e guitarra de 12 cordas
Doug Wimbish (Living Colour) - Rock, funk e jazz
Etc

hyuuga_adam
Veterano
# ago/08
· votar


nao acho que vc deveria desconsiderar os baixistas de metal soh por nao gostar do estilo... nao gostar do baixista eh uma coisa (sua opiniao e deve ser respeitada) mas nao gostar do baixo por causa do estilo eh outra totalmente diferente...

se for assim, nenhum baixista de MPB, samba e ate forró tocam bem pois nao gosto desse tipo de musica...

mas voltando...

gosto do jeito de tocar do john myung, do ex-baixista do helloween (markus num sei uq - se nao me engano), cliff burton e ate algumas vezes do felipe andreoli, do angra (nao acho ele muito bom, mas gosto dos solos em tapping que ele faz)... isso soh pra falar dos "metaleiros"

ouvi dizer que os baixistas do deep purple, black sabbath e pink floyd sao bons, mas nao sou mto ligado nessas bandas...

o flea toca muito bem, carrega o red hot nas costas legal, mas tb nao sou mto fã dele n...

john paul jones é O cara em se tratando de baixista de rock pra mim xD

entre os brasileiros, o PJ (jota quest) toca bem pakas e (novamente o disse-que-me-disse) o champingon do charlie brown jr... meu professor diz que ele toca bem.. mas odeio cbj e nem me interesso em escutar...

falaram do rolling stones ai... a situação deles eh parecida com as do scorpions... nao existe um "baixista fixo"... vira e mexe eles tao com alguem novo... se bem que tem tempao que eu vejo o scorpions com o mesmo baixista, mas nao cheguei a ter certeza se ficou oficial...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


hyuuga_adam
falaram do rolling stones ai... a situação deles eh parecida com as do scorpions... nao existe um "baixista fixo".
Não é bem assim, o Bill Wyman foi um dos fundadores dos Rolling Stones, e apenas solicitou aposentadoria e hoje toca jazz, o atual baixista dos Stones, desde que o "titular" aposentou-se é o Daryl Jones (que já tocou com Miles Davis e Sting, e muitos outros).
Abç

Maurício_Expressão
Veterano
# ago/08
· votar


Para mim o maior baixista do rock mundial é o do Yes: Chris Squire.
Ele tem 2 m de altura.

Quero ver quem irá provar (por foto) e mostrar um baixista maior que o Squire.

old steel
Veterano
# ago/08 · Editado por: old steel
· votar


Maurício_Expressão
Krist Novoselic
www.novoselic.com/sweet75/pictures/sweet4.jpg
2,08 metros.
Ganhou

old steel
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mel Schecher (Grand Funk Railroad) - Um dos 1ºs no uso do fuzz no baixo
Bem lembrado.Um dos meus favoritos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Maurício_Expressão
old steel
Ah,ah,ah,ah,ah..................

chr19
Veterano
# ago/08
· votar


tem tambem o Lemmy do Motorhead, ele é alto mesmo... hauahauha toca bem tambem....

Rafael Rebelo
Veterano
# ago/08
· votar


Diego_Serafim
era isso mesmo que eu queria... devo ter me expressado mal, e muita gente nao entendeu

hyuuga_adam
nao tava desconsiderando os baixistas de metal, até pq eu gosto sim, eu só tava desconsiderando, por ser facil axar grandes baixistas nas bandas de metal... eu tava querendo lembrar de caras bons que tocassem rock mesmo...

Mauricio Luiz Bertola
nao valiam mencionar pra o tipo de coisa que eu tava perguntando, como disso, devo ter explicado errado, afinal de contas nao sou baixista, toco guitarro... sou apenas admirador do baixo...

obrigado a todas sugestoes, vou ouvir esses baixistas que vcs falaram.

hyuuga_adam
Veterano
# ago/08
· votar


Rafael Rebelo
pode crer... tinha entendido errado

old steel
Maurício_Expressão
ingraçadim, oceis hein xD

hyuuga_adam
Veterano
# ago/08
· votar


P.S: na foto que o mauricio postou, u cara ta tocando uq? algum tipo de "viola eletrica"?

TexHC
Veterano
# ago/08
· votar


Bom, sempre que se fala de grandes baixistas do rock sempre vem os mesmos nomes. Agora eu pergunto a vocês, baixistas que vcs curtem no rock, sem serem os Ícones do baixo, baixistas normais, que não chegaram a ícones por n aparecerem tanto ou até mesmo talvez, os que estejam em início de carreira... E aí o que me dizem?

Eu curto muito o baixo do At The Drive-In, o baixista é o Paul Hinojos, muito bom, curto também o baixo do Arctic Monkeys, o baixista é o Nick O'Malley.

isaqueras
Veterano
# set/08
· votar


JOão Paulo Jones... uma dica.. olhem no msn in concert a participação dele e do Jymmy Page no show do Foo Figthers esses dias...

Slowhand-
Veterano
# set/08
· votar


Jack Bruce, Noel Redding...

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


TexHC
sou mais o "Juan Alderete de la Peña"

The Mente
Veterano
# set/08
· votar


Grandes baixistas do rock!?

Sid Vicious!
Hahahahahahhaha....

limanegative
Veterano
# set/08
· votar


ninguem falou no Ton Hamilton do Aerosmith......mas o meu preferido sempre vai ser o Dennis Dunaway que tocou com Alice Cooper group

maquiro
Veterano
# set/08 · Editado por: maquiro
· votar


john paul jones é O cara em se tratando de baixista de rock pra mim (2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Grandes baixistas do rock!?