Vou construir um baixo e gostaria da opinião de vocês - Alembic

Autor Mensagem
Gui
Veterano
# nov/07
· votar


Fábio Seiji
só uma duvida..onde tu arruma pau-brasil..se é proibida a derrubada??

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


kiki
Exilim rlz !

eomer
Não vou usar os circuitos alembic, são muito caros e difíceis de conseguir; pra ser sincero essa parte ainda não está nada definida para mim.

leonardodrummond
O esquema de instalação dos captadores alembic não são tão simples, os captadores de baixo são singles e eles instalam um "dummy" entre os captadores só com bobinas de cancelamento de "hum" (aparece como uma tampinha entre os captadores); porisso são totalmente fora dos padrões, não serviriam para substituir em qualquer outro modelo de baixo que não seja um alembic; portanto só serviriam (sem maiores intervenções) em baixos handmade... eu acho que não é intenção deles que apareçam cópias de alembic's pelo mundo afora...
Eu costumo registrar o processo, mas ainda não tenho data definida pra começar.

Mauricio Luiz Bertola
É verdade, eu já vi em vídeos; mas o Stanley Clark é gigante e o modelo dele é o menor dos alembic's.
Alembic é minha maior influência, há tempos eu sinto necessidade de fazer algum modelo deles sem ter que esperar alguma encomenda aparecer.
Eu me lembro que no site deles tinha o processo de construção de alguns instrumentos (tiraram o link de acesso, mas ainda está no ar); Aquilo foi a minha maior motivação para construir guitarras e baixos e até agora eu não matei essa larica !!!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Gui
Existem centenas de madeiras com o corte proibido, como o pau-brasil, a perobinha do campo, mogno, jacarandá da bahia, pau santo, conduru, pau cobra, peroba rosa e etc
Existem meios legais de se conseguir essas madeiras, com pessoas autorizadas.
Madeiras com o corte anterior à proibição podem ter o comércio autorizado, mas controlado.
Pode-se encontrar madeiras desse tipo em demolições, brechó de móveis, na região rural como postes e mourões velhos, sobras de laminações antigas e etc.

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
bom.saber que ainda pode ser usado...

queria saber quais as caracteristicas dela quanto a sonoridade e densidade...

leonardodrummond
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Ahhh, entendi! Bom saber! Vivendo e aprendendo huahuahuahu
Mas é cara, som de Alembic é som de Alembic... Muito bom mesmo!

eltonbass
Veterano
# dez/07
· votar


demolições, brechó de móveis, na região rural como postes e mourões velhos, sobras de laminações antigas e etc.
vc compra móveis velhos e passa a faca nos postes?
e esse esquema de demolições, explica ae!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


Gui
A densidade do pau brasil é alta, a sonoridade ainda não tive oportunidade de testar, mas segundo os fabricantes de arcos (violino, violoncelo e contra-baixo); é uma das mais equilibradas.

leonardodrummond
Conheço apenas o som de alembic's por gravações; mas uma das coisas que eu pude perceber é a variedade de timbres que esse tipo de baixo pode proporcionar... não é à toa que têm um monte de botões de controle !

eltonbass
Móveis antigos (de preferência que estejam quebrados) são excelentes fontes de jacarandá da bahia.
Postes, mourão de cerca, vigas, portão, batentes e etc são levados, muitas vezes, às casas de demolição.
Há algumas décadas atrás era muito comum que essas coisas fossem feitas com madeiras consideradas "super" nos dias atuais, assim como no presente a peroba rosa, imbuia e o pau marfim estão se tornando e como o jatobá, maçaranduba, muiracatiara, roxinho e etc vão se tornar.
Dois anos atrás eu vi uma porta de entrada de um cortiço (no Bom Retiro, centro de SP) feita em pinho de riga. Uma porta daquelas em lojas de demolição pode custar 3mil reais.

eltonbass
Veterano
# dez/07
· votar


hummm, acho que não vai acabar a agua, mas tenho medo que as madeiras boas desapareçam! o.o

leonardodrummond
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Pois é cara.. Eu tenho um Epic 5 cordas, que é o mais simples (junto com o Excel), então só tem volume, pan, grave e agudo. Mas, mesmo com só isso, vc tira timbres totalmente diferentes dele! Eu tinha postado umas samples há um tempo, acho que ainda estão naquele arquivo do 4shared. Eu sei que é o normal o baixo variar de timbre com o pan, mas não desse jeito! São timbres totalmente diferentes!
Agora vc imagina os com o circuito completo hahahah

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


eltonbass
Então, plante árvores !

leonardodrummond
Pra mim, um Epic ou Excel é equivalente a uma BMW popular...

leonardodrummond
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Hahahah é verdade... Mas a BMW popular é o Mini Cooper, que dá um pau em quase todos os concorrentes ;)
Brincadeiras à parte, são sem dúvida excelentes instrumentos. Não chegam perto dos tops, é claro, mas ainda acho que valem à pena! O Epic é um baixo maravilhoso, madeiras, construção, pegada, acabamento e, principalmente, som!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


leonardodrummond
Sou fã de alembic, sou suspeito pra falar...

eltonbass
Neste link que estou postando é possível plantar uma árvore às custas de patrocinadores com apenas um click:
www.clicarvore.com.br

Já plantei mais de mil árvores pessoalmente e mais e 3 mil pelo clickárvore.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


eltonbass
Gui
o seiji deve entrar em tudo quanto é loja de tranqueiras. imagina quantos pedaços de madeira ele tem?

Fábio Seiji
Dois anos atrás eu vi uma porta de entrada de um cortiço (no Bom Retiro, centro de SP) feita em pinho de riga. Uma porta daquelas em lojas de demolição pode custar 3mil reais.
tenha certeza que não é só isso que os cortiços estragam... todas as construções, muitas delas tombadas. e as próprias pessoas...

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Já plantei mais de mil árvores pessoalmente
= o

voce mora numa fazenda?

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
A densidade do pau brasil é alta, a sonoridade ainda não tive oportunidade de testar, mas segundo os fabricantes de arcos (violino, violoncelo e contra-baixo); é uma das mais equilibradas.
bom saber!!!
kiki
o seiji deve entrar em tudo quanto é loja de tranqueiras. imagina quantos pedaços de madeira ele tem?
hAEIUHEAOUIHEAiuoeaheiauOHEAIUOHEAIUOAEHIUEAHEAIUOEAHI

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


kiki
Meu amigo tem uma ONG que cuida de preservação, tenho outros amigos engenheiros florestais e onde mais puder eu planto; aqui em São Paulo precisa de autorização pra plantar árvores em ruas ou praças, então só na clandestinidade.
Eu citei esse lance do cortiço só pra mostrar como era comum de se usar madeiras nobres pra tudo há um tempo atrás.
A maioria das minhas peças de madeira são pequenas, suficiente pra top, escalas, longarinas; mas nada se comparado à construção.
Devo ter apenas 1m3 de madeiras, mas tenho uma boa variedade...

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Meu amigo tem uma ONG que cuida de preservação, tenho outros amigos engenheiros florestais e onde mais puder eu planto;
legal. cuidando do futuro da luthieria... se não daqui a pouco só de acrilico.

aqui em São Paulo precisa de autorização pra plantar árvores em ruas ou praças, então só na clandestinidade.
eita. inverteu agora.
imagina o cara indo de madrugada plantar uma árvore?
vou fazer um atentado. aqui perto tem a secretaria do meio ambiente, vou de madrugada plantar varias arvores lá!

drschneider
Veterano
# dez/07
· votar


Eu curto o Distillate. Tenho um 1981. Puta baixo!

BTNS
Veterano
# dez/07
· votar


Seiji, acho os Orion custom, o Rogue e o Epic bem legais. Só que, como é um primeiro projeto, iria num dos dois primeiros pois visualmente são mais sofisticados.

Quanto à captação, o Ladessa faz um circuito que ele diz ser réplica de um circuito Alembic. Já falei com um cara num Fórum que me informou que o pré que o Ladessa fez foi baseado num pré Alembic dele (desse cara). Já ouvi muita gente falando bem e já experimentei dois Ladessa com o pré do Edú e achei o som animal.

Acho que vale pesquisar e, se vc resolver arriscar, manda ele fazer os captadores na medida dos EMG tipo 40J ou 40DC (se for 5 cordas) ou 35 J (se for 4 cordas). Caso você se arrependa, poderá trocar os captadores por EMG sem alterar a furação. Claro, é só uma sugestão e antes de tudo você precisa tentar experimentar o pré Alembic do Ladessa prá ver se te satisfaz.

Abrax

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


kiki
Na verdade eu concordo que seja controlado o plantio de árvores em cidades grandes, pois existem árvores adequadas para cada tipo de situação em ambiente urbano; algumas árvores necessitam de grande quantidade de terra para se manter no solo (com perigo de caírem em dias de muita chuva e/ou vento), árvores que crescem muito rápido prejudicando a fiação aérea, algumas com raízes destruidoras de pavimentos e etc e tal.

drschneider
Parabéns cara, tem fotos?
Eu acho o visual da Distillate bem Alembic, pq será que tiraram de linha?

BTNS
O Orion eu já não curto muito, parece uma superstrat e não faz o meu estilo...
Eu tô pensando na dificuldade da construção também; pra mim quanto mais difícil melhor, pois eu vou aprender mais com esse projeto.
Obrigado pela dica do Ladessa, vou ligar pra ele pra perguntar o preço; vc sabe se ele só tem o circuito de pré ou os equalizadores e filtros tb?

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08
· votar


imagina o cara em cana por ter plantado uma arvore :p

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Parabéns, tomara que seu projeto dê certo. Eu acho o alembic bonito, exótico... Ah, você vai colocar aquelas luzinhas na escala? ehehe

Marco Pepe
Veterano
# jan/08
· votar


Seiji, cheguei agora no grupo e ví sua mensagem.

Eu gosto muito da Alembic.
Qualquer modelo que você escolher vai ficar muito bom.

A propósito, fiz uma guitarra copiando parte do desenho da Alembic, mais PRS e alguns toques adicionais.

A guitarra é "neck-through, corpo de mogno, face de spated maple, escala em rosewood african, com inlay feito por mim.

Usei captadores Humbucker EMG e tarrachas não conhecidas por aqui (gostei do modelo), com uma ponte, também não tradicional.
Comprei tudo na StewMac.

Ainda não sei como enviar fotos pelo forum.

Abraços,
Pepe

Henrique S.
Veterano
# jan/08
· votar


Marco Pepe

posta no imageshack.us

dai cola os links aqui

valeu!

Marco Pepe
Veterano
# jan/08
· votar


Pessoal, coloquei algumas fotos no Picasa.
Aí vai o link:
http://picasaweb.google.com.br/Pepe4fun/GuitarraMP

Espero que gostem.

Henrique S.
Brigadú pela dica!

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08
· votar


Marco Pepe

OMG

Linda cara, parebens.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


Grimc
Valeu cara, eu pretendo instalar led's apenas na lateral da escala.

Marco Pepe
Excelente trabalho, parabéns mesmo.
A primeira guitarra que eu construí também foi baseada num modelo de baixo alembic, infelizmente o álbum foi expurgado do terra, mas eu tenho uma foto aqui:
[IMG]http://img186.imageshack.us/img186/5200/guitarragp7.th.jpg[/IMG]
Acho que vou pedir sua ajuda em algumas partes, tudo bem?

Marco Pepe
Veterano
# jan/08 · Editado por: Marco Pepe
· votar


Fábio Seiji:

A sua guitarra é demais...
Com relação a ajuda, será um prazer poder contribuir com algum trabalho seu.
O que nós não soubermos, podemos aprender juntos.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


Marco Pepe
Que modelo você sugere pra eu fazer?
Como você já fez instrumentos à la Alembic, qual você tem vontade de construir?
Eu fiz um gabarito do corpo do Triple Omega, mas vou fazer um gabarito do Rogue também.
Criei o álbum:
http://picasaweb.google.com/firenicex/TripleOmegaTributeP

Marco Pepe
Veterano
# abr/08 · Editado por: Marco Pepe
· votar


Fábio Seiji

Desculpe a demora, mas fiquei sem acesso por um tempo.

Acho que qualquer modelo da Alembic é muito bom.
Gostei do seu Triple Omega e acho, também que você deve escolher um modelo que lhe agrade ou agrade o seu cliente.

Agora, se você quiser ajuda para fazer um inlay para a escala / fretboard, é só me falar.

Abraços...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou construir um baixo e gostaria da opinião de vocês - Alembic