aê companheiros baixistas! qual a diferença de overdrive para distorção?!

    Autor Mensagem
    luiz neto
    Veterano
    # nov/07


    oi pessoal!!! tô montando meu set de pedais mas tô com uma dúvida: overdrive ou distorção?! qual a diferença que existe entre os dois?! valeu minha gente!!!

    Shakal
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Overdrive é aquele som de válvulados com volume alto. Ou seja, saturação normal. Nos solid-states são simulações. Som leve, pra rock.

    Distortion é aquele ralhado de distorção forte, som sujo. Bom pra metal e rock pesado.

    Thiago Vianna
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Overdrive é quando um amplificador é forçado a fornecer em suas saídas um sinal maior do que pode suportar. Consequentemente, ocorre uma clipagem (ou achatamento) do sinal. Quando essa clipagem é pequena, o meio musical chama de "overdrive". Em termos sonoros, é uma distorção fraca (alguns chamam de sujeira na minha região) no som, característico dos amplificadores valvulados.

    Como se pode perceber, a "distorção" é um overdrive. E o overdrive é uma distorção. Porém, os músicos, fabricantes e o mercado convencionou "overdrive" como uma distorção leve. E "distorção" como a distorção mais pesada.

    Do ponto de vista técnico distorção é qualquer não-linearidade (desvio) presente em um sistema linear (como por exemplo, um amplificador de áudio). Ou seja, qualquer sinal que apareça na saída que não seja apenas o sinal de entrada amplificado. É impossível eliminar a distorção em circuitos reais - embora os valores de distorções dos amplificadores hi-fi já estejam beirando os 0.001%.

    Abç.

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luiz neto

    um faz barulho, o outro faz barulho pra c#@#$&@!

    Depende do que vc quer, metal? rock? the who? slayer? nightwish? led zeppelin?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Will Piasecki

    um faz barulho, o outro faz barulho pra c#@#$&@!(2)

    heuahieaheuiaheiahuiea

    luiz neto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    a sonoridade que eu tô querendo buscar é uma sonoridade semelhante a de geddy lee(rush); então, pelo conhecimento q vcs me passaram, se enquadraria mais um overdrive??!!

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luiz neto
    pro seu caso um overdrive pode enganar, talvez ate um bdi 21 bem regulado (tem um drive bem leve). lembre-se que as saturação do geddly lee esta sobretudo em 3 lugares: no baixo, nos dedos (forma de tocar) e nos amplificadores que ele usa

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    conehc

    Geddy lee eh um dos caras que usa divide o sinal do baixo, nao eh?

    luiz neto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    beleza! eu dei uma pesquisada e encontrei 4 pedais... com relação a qualidade, qual o melhor q eu poderia comprar??!!

    PEDAL DUNLOP C BAIXO OVER/ DISTORTI M181
    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=288613

    PEDAL ELETRO HARMONIX NANO BASS BALLS
    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=281102

    PEDAL SANSAMP AMERICAN
    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=208758

    Boss ODB-3 Bass OverDrive Pedal
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65188628-boss-odb-3-bass-overdr ive-pedal-pedal-overdrive-p-baixo-_JM

    luiz neto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    e aí galera?! hehehe...

    Shakal
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sansamp é caro demais... acho q n vale a pena. Dunlop nem se fala... O Boss é bom, bonito e barato.

    Agora, não sei se o Bass Balls é oq vc quer... mas eu ficaria com ele. Tem um filtro que parece massa e uma distorção leve. Ele é mais filtro que distorção, mas pra acho que fica legal.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luiz neto
    o + em conta ai é o boss... c ñ conheçe o som dele, é so escuta a música around the world do red hot chilli peppers, o flea usa esse pedal...
    como o shakal disse, o bassballs é mais filtro que distorção... olha esses videos aqui:





    []'s

    luiz neto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pô cara!!! valeu por ter mandado esses vídeos!!! o som desse pedal é muito bom!!! uma sonoridade bem específica. realmente é diferente dos outros q eu coloquei apesar desse drive leve q ele tem... alguém tem mais alguma coisa pra acrescentar??!!!

    rkoppe
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Overdrive é AC/DC e distorção é Pantera! huauhhuah

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a aê companheiros baixistas! qual a diferença de overdrive para distorção?!