harmonico com um slide

    Autor Mensagem
    Tarracha
    Veterano
    # set/07


    alguém sabe como que é a melhor maneira de se fazer um harmonico e fazer um slide?

    tem a musica nenhum dia do djvan que o cara faz isso, mas é difícil fazer, na hora de dslizar o dedo, sempre some o som =o

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha

    é pq ele faz no fretless (arthur maia)

    kiki
    Moderador
    # set/07 · Editado por: kiki
    · votar


    Tarracha
    não dá. harmonico com slide não dá.
    só se for harmonico na mão direita, mesmo assim não sei se sustenta.
    arrume um vídeo do youtube pra ver o que que ele faz, mas acho que não é isso não.

    jkdias
    não faz diferença ser fretless, harmonico não usa o traste.

    jkdias
    Veterano
    # set/07 · Editado por: jkdias
    · votar


    kiki

    não dá. harmonico com slide não dá.

    não faz diferença ser fretless, harmonico não usa o traste.


    hehe, dá sim, principalmente no fretless.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    jkdias
    mas é na mão direita, não aquele de corda solta, ne?

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kiki

    mas é na mão direita, não aquele de corda solta, ne?

    não, é na esquerda mesmo... um harmonico normal, só que vc logo em seguida faz um slide (pressionando um pouquito mais a corda).

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha

    O Arthur Maia toca essa música no fretless,ele ataca o harmônico e rapidamente pressiona a corda e faz o slide,esse efeito perde um pouco a expressão se feito num baixo com trastes,mas é possível de ser feito,e é bem simples de se fazer num baixo fretted até,o procedimento é o mesmo q em um baixo fretless,só é preciso um pouco de cuidado,pra não pressionar demais o harmônico no traste e fazer soar alguma nota durante o slide.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    jkdias
    Rafael do Baixo
    caramba. vou tentar isso no meu baixo (mas ele tem trastes...).

    RodrigoBR
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    É exatamente como vc falou, funciona bem melhor no fretless

    Fabio L.
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara, dá sim e é fácil..Questão de prática..Vc dever pressionar levemente a corda, mas sem ela tocar no traste, se não abafa o som...

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu toco o harmonico e em seguida eu escorrego o dedo pelas cordas mas ai o som some!

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha
    eu toco o harmonico e em seguida eu escorrego o dedo pelas cordas mas ai o som some!

    é pq ta pegando no traste, tenta pressionar um pouco menos... no baixo com traste é bem difícil de fazer mesmo.

    Gabriel.Oliveira
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu acho bem bonito isso... mas no fretted complica só um pouco. Já vi Arthurzinho Maia fazendo no fretted também.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    harmonico com um slide
    kiki
    não dá. harmonico com slide não dá.
    jkdias
    é pq ele faz no fretless (arthur maia)

    Opa, já vi baixistas executarem isso com um baixo com trastes (inclusive o que toca comigo faz isso - e o baixo dele é com trastes) ....

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Gabriel.Oliveira
    consegui fazer

    Fernando de almeida
    eu cosnigo fazer tb :D

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Outra coisa legal, e que não passa de uma variação do harmônico com slide é fazer um harmônico natural e mover para uma ou duas notas acima ou abaixo da primeira(por exemplo, fazer o ré harmônico e voltar na casa do dó#). Mas tem que tomar cuidado para não matar o harmônico, se fizer corretamente, vai soar um harmônico também na segunda nota(que não tem harmônico natural, dependendo do caso), fica bem legal!
    Esse procedimento está no método de harmônicos para o baixo do Dan Peer(Bass Harmonics)...método EXCELENTE para o assunto!

    Gabriel.Oliveira
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pois é, pra fazer é só um jeitinho :D

    makumbator

    Outro livro muito bom também é o Bass Harmonics do Barry Sahagian. Tem até um dicionário de acordes feitos com harmônicos.

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    makumbator

    é legal mesmo, qdo o artificial ta dificil de executar eu costumo fazer isso... por ex, harmonico de C, eu toco o harmonico do B (4ªcasa) e trago ele pra 5ª casa com um slidezin... hehe

    jkdias
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Fernando de almeida

    é pq ele faz no fretless (arthur maia)

    Opa, já vi baixistas executarem isso com um baixo com trastes (inclusive o que toca comigo faz isso - e o baixo dele é com trastes) ....


    eu mencionei o fretless pq nessa música ele usa um e, num baixo com traste, principalmente se estiver com cordas bem baixas, esse slide jamais soará como aquele feito no fretless.

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Gabriel.Oliveira

    Tenho esse também, mas o do Peer é superior, pois tem CD de demonstração, fala muito sobre harmônicos artificias, slap com harmônicos, afinações alternativas, escalas de harmônicos, além dos acordes e a mistura de notas normais com harmônicos(que fica uma lindeza)

    jkdias

    Pois é...também faço essa malandragem as vezes...heheheh

    Gabriel.Oliveira
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Gabriel.Oliveira
    · votar


    makumbator

    Tu tem o link desse?

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Gabriel.Oliveira
    makumbator

    vcs podem me falar onde eu acho esses 2 métodos?

    Gabriel.Oliveira
    Veterano
    # set/07
    · votar


    http://www.4shared.com/file/15585423/343d1ce8/Barry_Sahagian_-_Bass_Ha rmonics.html?s=1

    Só sei o link desse. :)

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Gabriel.Oliveira

    Não. Tenho ele original, o do Sahagian que baixei da internet

    fabricio 12
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha

    Harmônico com slide é uma técnica DEMAIS. Esse que vc citou na música do Djavan é ascedente e fica perfeito no baixo fretless (testei ontem) mas é possível no baixo com trastes. Agora o decrescente, das regiões agudas para as graves são as que me arrepiam e eu não sei fazer direito, será que alguém pode me ensinar?hehehehehehe

    Valeu. Abraço.

    jkdias
    Veterano
    # set/07 · Editado por: jkdias
    · votar


    fabricio 12

    Agora o decrescente, das regiões agudas para as graves são as que me arrepiam e eu não sei fazer direito, será que alguém pode me ensinar?hehehehehehe

    Bom, ensinar eu não posso mas posso tentar ajudar hehe

    Cara, faz o movimento contrário, em vez de fazer um glissando deslocando a mão esquerda em direção aos captadores, desloque em direção ao headstock...

    mas vc vai fazer no fretless né? no fretted é um parto pra fazer (pelo menos no meu q tem as cordas coladas no braço hehe)

    fabricio 12
    Veterano
    # set/07
    · votar


    jkdias

    Pow cara é que todo mundo que eu vejo faz num baixo freted, aí que eu penso: Como é q o cara faz isso, será que tem um fundamento Harmônico? Uma vez eu vi o cara fazendo a partir da 24º casa, saltando entre as cordas G, D, A e por último na E, a musica era em G maior. Ficou lindo cara e era um baixo fretado.

    Valeu. Abraço.

    sarpa
    Veterano
    # set/07
    · votar




    ... assistam a esse vídeo. Victor Wooten em um trecho da performance, executa um harmônico com slide. Incrível!

    Abrasss.

    gaara2005
    Veterano
    # out/07 · Editado por: gaara2005
    · votar


    Um simples mortal como eu tambem consegue fazer harmônicos com slide ehehehe. Confiram!!! Pena que o "grand finale" foi cortado.







      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a harmonico com um slide