Autor |
Mensagem |
Tarracha Veterano |
# set/07
alguém sabe como que é a melhor maneira de se fazer um harmonico e fazer um slide?
tem a musica nenhum dia do djvan que o cara faz isso, mas é difícil fazer, na hora de dslizar o dedo, sempre some o som =o
|
jkdias Veterano |
# set/07
· votar
Tarracha
é pq ele faz no fretless (arthur maia)
|
kiki Moderador |
# set/07 · Editado por: kiki
· votar
Tarracha não dá. harmonico com slide não dá. só se for harmonico na mão direita, mesmo assim não sei se sustenta. arrume um vídeo do youtube pra ver o que que ele faz, mas acho que não é isso não.
jkdias não faz diferença ser fretless, harmonico não usa o traste.
|
jkdias Veterano |
# set/07 · Editado por: jkdias
· votar
kiki
não dá. harmonico com slide não dá.
não faz diferença ser fretless, harmonico não usa o traste.
hehe, dá sim, principalmente no fretless.
|
kiki Moderador |
# set/07
· votar
jkdias mas é na mão direita, não aquele de corda solta, ne?
|
jkdias Veterano |
# set/07
· votar
kiki
mas é na mão direita, não aquele de corda solta, ne?
não, é na esquerda mesmo... um harmonico normal, só que vc logo em seguida faz um slide (pressionando um pouquito mais a corda).
|
Rafael do Baixo Veterano |
# set/07
· votar
Tarracha
O Arthur Maia toca essa música no fretless,ele ataca o harmônico e rapidamente pressiona a corda e faz o slide,esse efeito perde um pouco a expressão se feito num baixo com trastes,mas é possível de ser feito,e é bem simples de se fazer num baixo fretted até,o procedimento é o mesmo q em um baixo fretless,só é preciso um pouco de cuidado,pra não pressionar demais o harmônico no traste e fazer soar alguma nota durante o slide.
|
kiki Moderador |
# set/07
· votar
jkdias Rafael do Baixo caramba. vou tentar isso no meu baixo (mas ele tem trastes...).
|
RodrigoBR Veterano |
# set/07
· votar
Rafael do Baixo É exatamente como vc falou, funciona bem melhor no fretless
|
Fabio L. Veterano |
# set/07
· votar
Cara, dá sim e é fácil..Questão de prática..Vc dever pressionar levemente a corda, mas sem ela tocar no traste, se não abafa o som...
|
Tarracha Veterano |
# set/07
· votar
eu toco o harmonico e em seguida eu escorrego o dedo pelas cordas mas ai o som some!
|
jkdias Veterano |
# set/07
· votar
Tarracha eu toco o harmonico e em seguida eu escorrego o dedo pelas cordas mas ai o som some!
é pq ta pegando no traste, tenta pressionar um pouco menos... no baixo com traste é bem difícil de fazer mesmo.
|
Gabriel.Oliveira Veterano |
# set/07
· votar
Eu acho bem bonito isso... mas no fretted complica só um pouco. Já vi Arthurzinho Maia fazendo no fretted também.
|
Fernando de almeida Veterano |
# set/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
harmonico com um slide kiki não dá. harmonico com slide não dá. jkdias é pq ele faz no fretless (arthur maia)
Opa, já vi baixistas executarem isso com um baixo com trastes (inclusive o que toca comigo faz isso - e o baixo dele é com trastes) ....
|
Tarracha Veterano |
# set/07
· votar
Gabriel.Oliveira consegui fazer
Fernando de almeida eu cosnigo fazer tb :D
|
makumbator Moderador
|
# set/07
· votar
Outra coisa legal, e que não passa de uma variação do harmônico com slide é fazer um harmônico natural e mover para uma ou duas notas acima ou abaixo da primeira(por exemplo, fazer o ré harmônico e voltar na casa do dó#). Mas tem que tomar cuidado para não matar o harmônico, se fizer corretamente, vai soar um harmônico também na segunda nota(que não tem harmônico natural, dependendo do caso), fica bem legal! Esse procedimento está no método de harmônicos para o baixo do Dan Peer(Bass Harmonics)...método EXCELENTE para o assunto!
|
# set/07
· votar
Pois é, pra fazer é só um jeitinho :D
makumbator
Outro livro muito bom também é o Bass Harmonics do Barry Sahagian. Tem até um dicionário de acordes feitos com harmônicos.
|
jkdias Veterano |
# set/07
· votar
makumbator
é legal mesmo, qdo o artificial ta dificil de executar eu costumo fazer isso... por ex, harmonico de C, eu toco o harmonico do B (4ªcasa) e trago ele pra 5ª casa com um slidezin... hehe
|
jkdias Veterano |
# set/07
· votar
Fernando de almeida
é pq ele faz no fretless (arthur maia)
Opa, já vi baixistas executarem isso com um baixo com trastes (inclusive o que toca comigo faz isso - e o baixo dele é com trastes) ....
eu mencionei o fretless pq nessa música ele usa um e, num baixo com traste, principalmente se estiver com cordas bem baixas, esse slide jamais soará como aquele feito no fretless.
|
makumbator Moderador
|
# set/07
· votar
Gabriel.Oliveira
Tenho esse também, mas o do Peer é superior, pois tem CD de demonstração, fala muito sobre harmônicos artificias, slap com harmônicos, afinações alternativas, escalas de harmônicos, além dos acordes e a mistura de notas normais com harmônicos(que fica uma lindeza)
jkdias
Pois é...também faço essa malandragem as vezes...heheheh
|
# set/07 · Editado por: Gabriel.Oliveira
· votar
makumbator
Tu tem o link desse?
|
Tarracha Veterano |
# set/07
· votar
Gabriel.Oliveira makumbator
vcs podem me falar onde eu acho esses 2 métodos?
|
# set/07
· votar
http://www.4shared.com/file/15585423/343d1ce8/Barry_Sahagian_-_Bass_Ha rmonics.html?s=1
Só sei o link desse. :)
|
makumbator Moderador
|
# set/07
· votar
Gabriel.Oliveira
Não. Tenho ele original, o do Sahagian que baixei da internet
|
fabricio 12 Veterano |
# set/07
· votar
Tarracha
Harmônico com slide é uma técnica DEMAIS. Esse que vc citou na música do Djavan é ascedente e fica perfeito no baixo fretless (testei ontem) mas é possível no baixo com trastes. Agora o decrescente, das regiões agudas para as graves são as que me arrepiam e eu não sei fazer direito, será que alguém pode me ensinar?hehehehehehe
Valeu. Abraço.
|
jkdias Veterano |
# set/07 · Editado por: jkdias
· votar
fabricio 12
Agora o decrescente, das regiões agudas para as graves são as que me arrepiam e eu não sei fazer direito, será que alguém pode me ensinar?hehehehehehe
Bom, ensinar eu não posso mas posso tentar ajudar hehe
Cara, faz o movimento contrário, em vez de fazer um glissando deslocando a mão esquerda em direção aos captadores, desloque em direção ao headstock...
mas vc vai fazer no fretless né? no fretted é um parto pra fazer (pelo menos no meu q tem as cordas coladas no braço hehe)
|
fabricio 12 Veterano |
# set/07
· votar
jkdias
Pow cara é que todo mundo que eu vejo faz num baixo freted, aí que eu penso: Como é q o cara faz isso, será que tem um fundamento Harmônico? Uma vez eu vi o cara fazendo a partir da 24º casa, saltando entre as cordas G, D, A e por último na E, a musica era em G maior. Ficou lindo cara e era um baixo fretado.
Valeu. Abraço.
|
sarpa Veterano |
# set/07
· votar
... assistam a esse vídeo. Victor Wooten em um trecho da performance, executa um harmônico com slide. Incrível!
Abrasss.
|
gaara2005 Veterano |
# out/07 · Editado por: gaara2005
· votar
Um simples mortal como eu tambem consegue fazer harmônicos com slide ehehehe. Confiram!!! Pena que o "grand finale" foi cortado.
|