qual capacitor devo usar?

    Autor Mensagem
    Ala
    Veterano
    # jul/07


    qual o valor do capacitor para pots de tone de 50k?

    e tambem para pots de 25k?

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala

    O valor do potenciômetro do tone é de 50k?

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leomezz

    eu coloquei um de 47k e não deu certo, depois tirei e coloquei um de 22k , ai funcionou mais +ou-.

    Será que o de 50k vai dar serto, e tem que ser de ceramica ou poliester?

    Half
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Capacitor de fluxo

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Half

    sera que um desses dá certo? rsrsrs

    Will Piasecki
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Half

    Fly Delorean?

    Half
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala
    Bom, se deu até pro carro voltar no tempo, o que dirá num baixo...
    Volte e encontre Pastorius, o rei.
    Ou, vá pra 2090 e veja o bom e velho Fender Jazz Bass imperando!


    Will Piasecki
    A melhor trilogia de todos os tempos!


    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala

    Repito a pergunta: O valor do potenciômetro é de 50K?

    tem que ser de ceramica ou poliester?

    Geralmente os capacitores são de poliester, pois não possuem polaridade e vc não corre o risco de soldar invertido.

    eu coloquei um de 47k e não deu certo, depois tirei e coloquei um de 22k , ai funcionou mais +ou

    O que especificamente não deu certo, não saiu som? Não produziu efeito algum? Ficou muito grave perdendo o brilho?

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala
    leomezz

    Tô achando muito baixo o valor do pot de tone. Verifica se ñ é de 250K ou 500K. Antes disso, qual é teu baixo Ala? Qual captação?

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    FCLBass

    Exatamente o que estou achando...

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    É 500K e 250K cara!

    Esse capacitor serve para cortar os agudos. Basicamente desvia os agudos para o "GND". Quanto maior o Cap, mais grave vai ficar. E vai ficar mais grave quando não tiver resistência, ou seja, qnd o capacitor estiver em curto circuito com a referência.

    Não sei oq vcs querem dizer com 47K ou 22K... Pra mim é 47uF, 47nF, 47pF, etc...

    No meu JazzBass é um de 47nF. Veja bem onde vc ligou ele...

    Flws!

    leomezz
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal

    Eu também tenho essa dúvida. Comprei uns capacitores com a nomenclatura (K). Tipo assim: 1800 k, 56000k...e são capacitores. Até achei que fossem resistores.

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal
    Basicamente desvia os agudos para o "GND". Quanto maior o Cap, mais grave vai ficar. Correção: É exatamente isso. Pelo fato do capacito funcionar como filtro, ele captura uma determinada faixa d frequência e através do pot joga a terra.

    A pergunta que ainda não me foi respondida foi em relação à frase lá de cima qual o valor do capacitor para pots de tone de 50k? e tambem para pots de 25k? Por isso perguntei qual o valor realmente.

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    leomezz
    FCLBass
    Shakal
    Pessoal éo seguinte, o potenciometro realmente é de 50k, mas na verdade o potenciometro indicado pela EMG é o de 25k, mas eu ainda não encontrei para comprar então estou usando os de 50k ainda. a questão é que os meus captadores são ativos, e captadores ativos usam potenciometros mas baixos, (Emg 25k, bartolini 50k, seymar Duncan 100k etc).

    meu baixo é um fender mb-5 com captadores EMG modelo JJ Ativos, tenho 3 pots nele, 1 para cada captador e outro para tone, quando disse que não funcionou foi que o pot de tone ficou nulo, não tinha efeito algum, o som ficou bom, mas ficou sem tone, o de 22k deu um pouco de tone, mas muito pouco...

    Em questão de ser o valor em K ou U ou n, isso eu não sei e alguem souber ai pode postar para me ajudar.

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: FCLBass
    · votar


    leomezz

    Eu também tenho essa dúvida. Comprei uns capacitores com a nomenclatura (K). Tipo assim: 1800 k, 56000k...e são capacitores. Até achei que fossem resistores. Vamos esclarecer o seguinte: alguns fabricantes utilizam nomenclatura ou codificação estranha mesmo. Por exemplo, se vc ver um capacitor com o numero 332, o que ele informa pra vc? Explico: o primeiro numero informa o primeiro algarismo do valor absoluto; o segundo numero informa o segundo algarismo do valor absoluto; o terceiro numero informa a qtd de zeros que tal numero absoluto terá, ou seja, 3300pF (menor ordem); ou 3,3nF, ou 0,033 µF. Algumas letras podem seguir esses códigos. Elas representam o grau de variação representado em %. A letra "K" representa uma variação de +ou- 10%, a letra "M" de 20% e assim vai. Blz?

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala

    Qual o modelo do seu set de caps? J SET, JV SET, LJ ou LJV?

    FCLBass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala

    Tô perguntando isso pq eu tenho todos esses esquemas. Como eles são simples (apenas dois modelos, ou seja, J SET = JV SET e LJ + LJV), posso te ajudar.

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    FCLBass

    São j set ativos, os dois.

    Estão ligados com 3 pots, um para cada capt e outro para tone.

    Shakal
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Shakal
    · votar


    FCLBass, não entendi, vc corrigiu oq? uhauAHuhu

    Sobre a questão da nomenclatura... Me parece que eles querem dizer, por exemplo, 22KpF... seriam 22 Quilo pF que seriam 22 mil pF que seriam 22nF. É a unica explicação...

    Tipo, como o corte de agudos ocorre quando há uma resistência, e o seu potênciometro é menor, tente colocar capacitores menores proporcionalmente. Por exemplo, o meu tone é 250K e usa 47nF, o seu como é 50K tente usar algo como 10nF e poste os resultados aí pra nós!

    Abraços!

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal
    vou tentar assim...

    eu jatentei mas comprando por k, eu ja tentei 15k de 4k e 1k, mas nenhum resolveu, todos foram nulos.

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Hmm agor aque eu fui ver... É bem provável que o valor do capacitor seja inversamente proporcional ao valor do potenciometro. Se ele for de 250K usa um de 47nF, se for de 50K vc teria que usar 220nF que é o valor comercial mais próximo.

    Pela minha lógica 1k é 1nF... se vc já tentou vai ser perda de tempo. Tente esse de 220nF, vai que dá certo!

    Vamo tentando, vai que uma hora dá certo! auhauhaua

    Ainda bem que capacitor é quase de graça...

    flws!

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E aí? Trocou o capacitor?

    Diz aí pra nós oqq deu... :D

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal

    Só consegui encontrar para comprar hoje, vou trocar a noite e amnhã eu posto o resultado, valeu muito.

    DotCom
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Se você vai mudar o valor do potenciômetro, faça a correspondência com o capacitor. A multiplicação dos dois deve ficar o mais próximo possível.
    Assim como o Shakal falou, se você usar pot de 250K , use de 47 nF, se baixar pra 50, use 220 nF (O ideal seria 235 nF, mas não existe esse valor pra comprar).

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ala, qual o valor dos pot. de volume?

    Ala
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal

    eu troquei o capacitor ontem a noite, e parabens vc matou a pau, ficou excelente.

    eu comprei um capacitor de 220nf.

    os meus potenciometros são todos de 50k.

    E olha que o cara da eletronica que me vendeu disse que não daria certo.

    o baixo ficou com muito ganho de tone, ficou otimo.

    valeu muito pela ajuda.

    obrigado.

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Opa! Massa cara... que bom que funfou! ;)

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual capacitor devo usar?