Preciso de dica para conseguir efeito de Piggies

    Autor Mensagem
    squall21
    Veterano
    # fev/07


    Boa tarde pessoal,
    toco baixo e preciso da ajuda de vocês pra tentar reproduzir um efeito. O caso é o seguinte:

    Na música Piggies, dos Beatles, há um baixo normal e também um contra-baixo (daqueles de orquestras). Como eu só possuo um baixo elétrico, vou fazer a linha do contrabaixo eu mesmo (só uma nota que o contrabaixo faz nessa música que o baixo eletrico não alcança, o Eb, mas isso vou dar um jeito). Então o problema é que eu queria chegar o mais próximo possível do som do contrabaixo. Sei que terei que usar pedais, então queria saber por onde começar, quais efeitos eu posso usar pra tentar imitar o som. Claro que depende do meu set, por isso estou pedindo só uma idéia, a sugestão de vcs. Óbvio que isso não é receita de bolo.

    Obs.: por favor escutem a música para saber do som/efeito que eu falo. No meu ver (não tenho certeza), nessa música o contra-baixo é tocado com um arco.

    Valeu povo
    Abraços

    samuelbreder
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    squall21
    cara eu jurava q a afinação do contra-baixo acústico vertical era a mesma do nosso querido elétrico, tem certeza q é isso mesmo? bem, isso naum importa muito, o q interessa eh tentar fazer o timbre parecer o do acústico né? intaum vamos la...
    o timbre do acústico tem mais peso e eh bem fechado, e além disso tem menos definição q o elétrico, então eu aconselho a vc começar assim:

    1.utilizando só o captador do braço, que tem um som mais fechado e menos definido (tomara q vc não tenha um baixo estilo music man =D);

    2.faça o pizzicatto não em cima dos captadores mas na região do braço do baixo mesmo, tipo em cima mais ou menos dos últimos trastes.

    3. como vc disse, acha q na musica é utilizado um arco, essa eh a parte mais difícil, ja que o sustain do acustico é sempre o mesmo enquanto o arco tiver friccionando as cordas, pra isso eu acho q o mais proximo q vc chega eh com o efeito compressor no máximo ou proximo.

    Eu tbm já tentei imitar um acústico e fiz desse jeito, so que como eu naum queria imitar o uso do arco e sim aquelas levadas de jazz usei o pizzicatto mesmo, sempre fazendo as notas com estacatto (abafando o som antes do tempo da nota terminar)

    Por favor pessoal, se eu tiver falado qualquer coisa errada e/ou tiver alguma outra solução melhor me corrijam aí.

    Valew

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    A afinação do baixo vertical é praticamente a mesma do elétrico,exceto pelo detalhe q nós afinamos o baixo em 440hz,e as orquestras e eruditos afinam em mais ou menos entre 433hz e 438hz em alguns casos acima de 440hz.

    Quando eu quero imitar o acústico,eu uso um fretless,toco o pizzicato no braço do instrumento,mais ou menos na casa 23 e fecho todos os pots do baixo,menos os de volume,as vezes eu deixo o pot de médios todo aberto e fica bom tbm.

    chr19
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    cara o Rafael disse tudo. tambem faço esta opção, toco em um trio de Jazz o som é bem parecido, tenho um Jazz bass fretless...

    squall21
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Valeu pessoal.

    Como eu tenho no meu set um BDI21 e um TriEfx Bass, tou tentando regular o equalizador para conseguir um som mais fiel. Já consegui alguns resultados, o som está melhor do que antes, mas ainda não me agrada 100%. Vou continuar tentando.

    MacCa
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    O baixo dessa música simula o grunhido de um porco.

    MacCa
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Tem certeza que tem baixo elétrico? O timbre não me lembra o Rickenbacker ou o Hofner.

    squall21
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Pois eh, não tenho certeza. De qualquer forma, o contrabaixo cobre o baixo eletrico, se ele existir...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de dica para conseguir efeito de Piggies