Strimberg vira Fretless em maple

    Autor Mensagem
    samuelbreder
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: samuelbreder


    Bom pessoal, pode parecer muito estranho esse tópico, mas eu já falei em algum post por aí que o Strimberg no qual aprendi tocar está desfalecendo :D, com o corpo em MDF, o bichinho pegou uma goteira uma vez e começou a se abrir todo, apesar de o braço não estar empenado, o corpo é que empenou (isso mesmo, tá parecendo uma prancha de bodyboard).

    Bem, como ele é da igreja e tem valor sentimental pra nós (eu e um amigo meu) que é e tem um tio luthier, resolvemos não deixar o baixo virar adubo e vamos reformar. Em meio as nossas ideias, descobrimos que esse meu amigo tem uma peça em maple e vai fazer um novo corpo pro baixo, aí então surgiu mais uma ideia.... a de fazer a reforma deixando ele fretless.

    No projeto, pretendemos deixar a captação PJ original, pelo menos por enquanto, até arrumar dinheiro pra comprar uma melhor. Bem, como o custo com lutheria vai ser quase zero (so vamos tem q comprar o material pro acabamento), vamos arriscar pra ver se sai alguma coisa legal. Eu gostaria de sugestões e opiniões de vocês:

    Fretless fica com a sonoridade legal com um corpo em maple?
    E a captação PJ? Se ela servir qual marca eh indicada pra fretless?
    Quero trocar a ponte também, qual vcs me indicam? (5 cordas)

    Bem, desde já agradeço pessoal

    ;)

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Eu tenho um strimberg fretless,com captação PJ,e a captação do baixo até q é legalzinha pra um fretless,bem roncada e cheia de médios,mas os graves ficam sem peso.

    Uns captadores bons são os cabrera,q tem um som muito bom e roncado num fretless,caps Fender são muito bons tbm,Tem uns BassLines Steve Bailey q foram feitos pra fretless,mas são muito caros,tem tbm os NBS,q tem um som muito foda,mas não sei como fica em um fretless,mas vê com o Alex se ele não te indica algum modelo,ou te faz uns captadores custom pro teu baixo q vai ficar bom,ponte tem a GOTOH,q é excelente,se a grana tiver curta,tem as Malagoli e Condor,q dão conta do recado.

    Quanto ao corpo eu não sei te dizer se fica bom,até pq eu nunca ouvi o som de um baixo em Maple.

    samuelbreder
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    valeu cara

    ajuda mais aí pessoal, por favor.... dêem mais opiniões.

    mulambo-
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu jah tive um baixo fretless com escale em maple. Na verdade, eh meu Kramer Striker 700 ST, que eu tirei os trastes hah um tempo atras (uns 15 anos). Nao tem problema nenhum, som me parece o som fica mais agudo e um pouco estalado, pois as escalas claras (na minha impressao) tendem a um som mais agudo que as escalas escuras.
    Como na verdade fiz uma grande cagada ao tirar os trastes eu mesmo (era um jovem inconsequente), mandei consertar o baixo a um tempo atras e instalei uma escala de jacaranda, sem fretlines. O som ficou mais aveludado.
    Aqui mesmo no cifraclube tem o link de uma banda de fusion instrumental em que um cara debulha um Precision Fretless de escala em maple
    Link-
    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=151717&page=0#3

    eltonbass
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mulambo-
    o corpo vai ser em maple! é fato constatado escalas claras tem o som mais brilhante, por isso sou fã das escuras, tb não gosto do som das cordas novas.

    samuelbreder
    veja se vc não consegue uma peça de sei la basswood, aghatis, alder, cedro, cedro rosa, pra juntar com o maple, acho que vai ficar bem legal.

    samuelbreder
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: samuelbreder
    · votar


    eltonbass
    vou ver se a gente consegue arrumar alguma outra madeira, se eu não me engano meu amigo tbm tem imbuiá, será q a combinação dá certo? A escala é escura mesmo, se não me engano é em rosewood, pelo menos os novos modelos que tem no site da sonotec são em rosewood.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ontem eu ví uma guitarra com o corpo feito em maple,e o som dela era muito aberto,então num baixo isso ia ficar bem agudo.

    Imbuia é uma ótima madeira,acho q iria dar um timbre muito bom nesse baixo

    eltonbass
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    samuelbreder
    aqui tem um som de imbuia com o NBS
    Baixo Imbuia feito por Alex Navarro - NBS

    mulambo-
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    opa! falei besteira....
    desculpem nossa falha!!
    : )

    eltonbass
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mulambo-
    aquela banda la, medusa, muito boa, style aquesle solo de fretless.

    samuelbreder
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Bom gent, so pra não deixar o tópico morrer e alguém depois perguntar cadê o baixo q disse q ia fazer huehuehuehu

    Bem, eu e meu amigo conseguimos mogno, imbuiá, marfim e outra madeira que eu toda vez esqueço o nome (por sinal se vcs olharem me ajudem e me digam qual é). Tá quase pronto, falta só montar o hardware. Partircularmente eu achei que ficou muito lindo a combinação das madeiras, eu coloquei 3 fotos la na baixoteca, depois eu apago, dêem uma olhada por favor e comentem:

    http://www.4shared.com/dir/1769762/e83c7b8a/sharing.html

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    samuelbreder
    massa.
    vc sabe qual o timbre do corpo em maple?

    samuelbreder
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eltonbass
    bom eu sei que eh realça bem mais os agudos, apesar de que essa madeira usada aí eh marfim, que é parecido com maple mas não é a mesma coisa, apesar de tbm realças mais os agudos, o mogno tem um som mais fechado, a madeira das extremidades sinceramente eu não faço idéia de quais propriedades tem :D

    ah, ainda falta tbm fazer o acabamento, não sabemos ainda se vai ser no verniz PU ou se fazemos natural open pore.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Strimberg vira Fretless em maple