Encore, Finale ou Sibelius?!?

Autor Mensagem
NixonMarques
Veterano
# nov/06


Ae galera, to querendo começar a me aventurar nesse tipo de prorgama pra partituras, mas antes to com umas dúvidas q peço a ajuda de vcs.
Alguém realmente usa esse tipo de programa pra estudar? Ajuda mesmo? Tem bastante material por ae? Ou existe outro tipo de ferramenta melhor pra isso?
E no caso, qual programa é melhor? Encore, Finale ou Sibelius?!?
Aguardo a ajuda de vcs!
Abraço!

LuCaSbass
Veterano
# nov/06 · Editado por: LuCaSbass
· votar


Fincobelius!
uehuehe
na verdade, nao conheço o Sibelius... tenho aki o encore e o finale, e prefiro o finale, apesar q o encore seja mais facil de mecher. Valeu!

HadeziN
Veterano
# nov/06
· votar


ñ conheço nenhum
são mto grandes ? upam do rapidshare pra galera (eu) baixar ? (a)
vlws

edumelo
Veterano
# nov/06
· votar


Uma vez, quando comecei a aprender teoria musical, um primo me arrumou uma versão (não lembro se era trial ou pirata rsrs) do Encore, uma Finale e uma do Guitar Pró. Pela facilidade de uso, adotei o Guitar Pró até hoje.

Mas agora não lembro as funcionalidades dos outros dois. Te aconselho a baixar os demos desses programas (tem no Audioware, menos o Sibelius) e ver qual vc acha melhor pra vc. No meu caso, o Guitar Pró deu conta do recado. É preciso testar.

Fá Mendonça
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fá Mendonça
· votar


Sibelius - Um excelente programa, interface extremamente amigável, curva de aprendizado baixa. Utilizo este programa para estudos e para fazer alguns arranjos (na verdade estou aprendendo o ofício com o meu tio, que só usa o Sibelius) :). Um ponto negativo é que a comunidade do sibelius não é tão grande quanto a do Guitar Pro.
O Sibelius lhe permite gravar a partir de um dispositivo de entrada midi. A qualidade da transcrição não é lá essas coisas, mas você pode editar e dar uma arrumadinha.
Com o dispositivo também é possível criar a partitura como se fosse com o mouse ou com o teclado, porém ele vai repetindo a figura selecionada independentemente do sustain que você der na nota, ou seja, serve apenas como uma alternativa ao mouse, mas é ótimo para trechos com grandes repetições de figuras.
Possibilidade de se colocar vários instrumentos na mesma partitura (folha).

Guitar Pro - Também é um excelente programa, mas com uma interface não tão amigável/usável quanto a do Sibelius. Porém tem uma comunidade imensa na web, com muitas, muitas mesmo, músicas disponibilizadas em bancos de dados na rede (nem sempre bem feitas, mas tem muita) :). Uma excelente alternativa para pegar músicas populares em um curto intervalo de tempo, já me salvou algumas vezes quando eu precisava tirar 10, 15 músicas em 2 dias para um ensaio :D.
Se ele possui possibilidade de gravar direto da entrada midi eu não sei, procurei, procurei, procurei e não achei, também demorei muito para conseguir tirar a tablatura da tela (recomendo que faça isso, caso seu objetivo seja estudo).
Ele possui o mesmo recurso do sibelius de usar o dispositivo midi como alternativa ao teclado e/mouse, porém sua captação é pior que a do sibelius.
O Guitar Pro lhe permite criar compassos imcompletos ou com mais notas que o correto, ele apenas sinaliza que está errado (faltando ou sobrando algo), já o sibelius automaticamente passa o cursor para o próximo compasso.
Possibilidade de se criar vários canais.

Os dois softwares possuem sistemas de melhoramento da qualidade do som. O guitar pro possui o RSE (Realistic Sound Engine) e o Sibelius o Kontakt Silver (que vem com a ferramenta) e o Kontakt Gold (que é vendido separadamente).

Sites
Sibelius -
Site oficial
Guitar Pro -
Site oficial

Downloads -
Sibelius - Assim que tiver um tempo eu posto no Blog e edito o post aqui no fórum
Guitar Pro - Blog Piloto de Baixo Elétrico - Arquivo - Fevereiro/2006

Quanto ao Encore e o Finale, eu não posso falar muita coisa, pois não trabalhei muito com eles.

E agora minha opinião: O Sibelius é melhor. Mas aconselho você a usar os dois, ou os quatro, como queira.

Espero ter ajudado.

Abraços

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Finale não dá nem pra sair com o Sibelius...
Ainda estou procurando algo no Finale que seja melhor que no Sibelius... TUDO no Sibelius é mais prático, mais fácil, mais simples, e mais eficiente...

Um detalhe que poucos sabem... além do Sibelius 4.1 vir com o Kontakt Player, ele também pode ser "conectado" a instrumentos VST ou mesmo a Multi-tracks como o Nuendo. O próprio Kontakt player já é bonzinho, mas se você quer ainda mais qualidade na edição de suas partituras você pode sim usar os sons do seu VST favorito. É possível por exemplo escrever para Piano solo ouvindo o som do The Grand 2! Ou escrever para um quarteto de cordas estando conectado ao EWQL Quantum Leap! É como se você tivesse escrevendo e uma Orquestra estivesse tocando em tempo real pra você ;-)

Abraços!


P.S: Ah! Lembrei de uma desvantagem do Sibelius... infelizmente a maioria das pessoas usam o Finale, o que dificulta a troca de idéias e arquivos. Eu por exemplo, compus agorinha mesmo no Sibelius uma pequena peça Serial Dodecafônica, que é a prova final da disciplina de Composição... mas meu professor usa somente o Finale... se ele usasse o Sibelius, bastaria eu mandar por e-mail e não precisaria imprimir e ir deixar na faculdade... phoda :-/ Mesmo assim vou trasnformar em PDF e mandar pra ele...

NixonMarques
Veterano
# dez/06
· votar


Fá Mendonça
Po! Valeu mesmo!!!
To baixando akela tonelada de partituras agora lá do blog...

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass
e aê cara, há quanto tempo eu não te vejo!
então, vc pode me mandar o Sibelius por e-mail ou upar ele?
eowchkt@gmail.com

falow e valew

Jabijirous
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass

tudo depende de quem mexe!!! eu nao uso sibelius, só uso finale se eu eu falar que o finale é mais eficiente eu to mentindo pq eu nao conheço o sibelius, seria injusto!! o finale vem com o garritan gpo e aceita qual quer instrumento virtual da native instruments!!!

o finale 2007 tem suporte pra video!! bom pra quem trabalha com trilha sonora!!!

eu ja vi pessoas trabalhando, nao vi muita diferença nao, ambos tem um lay out bonito, escrita legal, o encore é que eu nao conselho, ele nao tem todas as claves, porém, é o mais facil de usar!!!

meu conselho, baixe os 2!!!

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Bom... o Sibelius 4.1 já vem com suporte pra vídeo também! Quanto ao Garritan, acho melhor o Kontakt... e quanto ao Finale aceitar VST's na Native eu não sei... tentei uma época e não consegui nem a pau! Mas com o Sibelius eu consigo conectar QUALQUER instrumento VST! Não só os da Native... mas enfim... concordo com você TOTALMENTE quando você diz pra ter os dois instalados ;-)

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2

Fala brother! Rapaz, o Sibelis é grandinho demais pra ser passado por aqui =/

NixonMarques
Veterano
# dez/06
· votar


Po galera, perguntei dos 3 e baixei o guitar pro!!!!!
Eu só quero o programa pra estudo, e pra me ajudar a ler partituras... Ae qnd pensei na quantidade de material disponível, vi q tem muito mais coisa pro guitar pro... Vcs conhecem? É bom pra estudar? Tem algum materia? (se tiverem aceito de bom grado! hehehe)

edumelo
Veterano
# dez/06
· votar


NixonMarques, dá uma olhada nesse site:

http://www.gprotab.net

Tem muito arquivo do GP pra baixar, de várias bandas. No próprio Cifra Club tem algumas músicas q têm versão do Guitar Pró. Pra estudar tem alguns exercícios no gprotab.net. Espero que ajude.

Flwz!!!

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass
vc fica exclusivamente aqui no fórum de baixo né?

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2
Fera, eu tô por aqui no FCC desde 2002... antigamente eu "passeava" e postava em todos os fóruns... mas hoje eu fico mais por aqui mesmo, e tenho postado pouco em relação ao que postava antes ;-)

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


nukebass
beleza!
falow aê rapaiz

Jabijirous
Veterano
# dez/06
· votar


aqui o meu finale aceita qual quer coisa, o 2007 aceita agora o sampler kontakt entao é só passar tua livraria para o kontakt!! e qual quer finale aceita gigastudio :P

edumelo
Veterano
# dez/06
· votar


NixonMarques, vc baixou o Guitar pró do blog do
nukebass? O arquivo ainda está no Rapidshare? Se estiver ainda vou baixar (não agora, pq estou no trampo :p), pq eu tenho a versão 4, e dizem q a versão 5 é muito melhor...

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Jabijirous
Pode até ser que o Finale seja "melhor"... e agora, ele aceitando os VST's da Native é que fica melhor mesmo! Mas de qualquer forma eu passei pro Sibelius pela superioridade dele no aspecto praticidade e facilidade. Tudo nele é mais fácil de "descobrir como faz". No Finale, pra fazer alguma coisa você tem que fazer ums série de comandos... pra quem já usa há muito tempo é beleza... já acostumou... mas definitivamente não recomendo o Finale pra quem tá começando a editar partituras... o Sibelius é absurdamente mais amigável em sua interface... e faz 90% do que o Finale faz ;-)

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


edumelo

http://nukebass.blogspot.com/2006/02/guitar-pro-50-full.html

;-)

NixonMarques
Veterano
# dez/06
· votar


edumelo
Baixei do blog sim...

edumelo
Veterano
# dez/06
· votar


blz, vlwz, é q num tô conseguindo baixar pq toda vez aparece uma página do megaupload dizendo q o servidor já está lotado pra tentar mais tarde... mas eu vou continuar tentando.

vlwz!!!

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


edumelo
Cara, ou tu consegue acessar por algum tipo de proxy online, ou tu tenta usar aquele Megamanager que eles oferecem de graça. Parece que se tu usar esse programa deles você pode baixar sem problemas e mão precisa mais instalar aquela barra deles. Testa aê :-)

Jabijirous
Veterano
# dez/06
· votar


pra voce usar o finale com qual quer outro instrumento virtual, no minimo 2 Gb de memoria!! virou um sequencer hehehehe

nukebass
Veterano
# dez/06
· votar


Jabijirous
Nem cara... só tenho 1Gb aqui e consigo sem problema algum!

nukebass
Veterano
# mai/07
· votar


Olha só galera... me perguntaram como fazer para o Sibelius usar instrumentos VSTi's junto com o Sibelius... como muitos devem saber, o Sibelius (assim como o Finale) vem com um Kontakt player dentro dele, que por sua vez vem com alguns samples legaizinhos... digo "legaizinhos" porque eles são apenas isso. Mas se você quiser, pode editar ou compor suas obras no Sibelius usando um instrumento VSTi (standalone) fora do Sibelius, tendo assim mais realismo sonoro daquilo que você tá escrevendo em tempo real.

================================================
PROCEDIMENTO:

Primeiro baixem e instalem isso aqui:
http://www.hurchalla.com/MapleVMCv356.zip

Isso é uma espécie de "cabo MIDI virtual"

Abram o EWQLSO e escolham como MIDI Input uma das portas novas que apareceram.
Abram o Sibelius e escolham essa mesma porta como MIDI Output... e Voilá!
Agora o Sibelius estará enviando sinal MIDI para o EWQL via esse "cabo MIDI virtual".
Que eu me lembre era assim...

Só não vai dar pra gravar o som que sai do EWQL...
Para fazer isso vocês terão que exportar o trabalho pra MIDI e fazer isso num multi-track.
Não é complicado... usem o Sonar, Cubase, ou o Nuendo...

Falous!
================================================

No Finale eu não testei isso...
Mas o processo deve ser muito similar...
Portanto, tentem fazer que deve dar certo no Finale também!

makumbator
Moderador
# mai/07 · Editado por: makumbator
· votar


nukebass

Já usei essa sua dica no Sibelius 4 quando vc passou ela em outro tópico, muito boa! Sempre pensei que se tinha o vsti interno talvez desse para fazer um por fora. Usei o The Grand 2 o Ezdrummer e o EWQL silver, e todos rodaram bem.
Para gravar, nem exporto, abro o sound forge por trás, preparo pra gravar a opção" o que vc está ouvindo" na placa e dou rec, volto rapidinho pro sibelius e dou o play, e gravo...

Nuke, vc ressucitou o tópico e eu ajudei....heheheh

Tchau!

nukebass
Veterano
# jun/07
· votar


makumbator
Violar túmulos é crime! Hauehauea! :-D

GusB4SS
Veterano
# jun/07
· votar


Para gravar, nem exporto, abro o sound forge por trás, preparo pra gravar a opção" o que vc está ouvindo" na placa e dou rec, volto rapidinho pro sibelius e dou o play, e gravo...
E a qualidade fica boa gravando assim?

Aê sou meio noob nesse assunto. Tenho uma dúvida: Vocês usam o nuendo + o soundforge para gravação como dois softwares indispensáveis, ou o soundforge é descartável. Pensei que a galera só o usasse para compressão, etc.

nukebass
Veterano
# jun/07
· votar


GusB4SS
São softwares com funções diferentes.
O Nuendo é um multi-track, usado para gravação e mixagem.
Sound Forge é para masterização e finalização.
Eu usaria o Nuendo para gravar direto do Finale/Sibelius.
Ficaria mais fácil e prático ;-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encore, Finale ou Sibelius?!?