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Line-Frango Veterano |
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
Moderadores: Usei a busca achei inumeros topicos, mas todos com estas informaçoes separadas..decidi reuni-las...
Oi pessoal tudo bem?....Manos e manas estava lendo alguns topicos sobre modos gregos e talz (iclusive um ond eu estava aprendendo)...
Vi em um ond jrcintra discutia com Marisco sobre Modos...
Gostaria de postar oq aprendi juntamente com LeandroPannuci, rickalencar, jkdias dentre outros.
Alguns tem o ponto de vista q os modos sao todos iguais, diria sim!!!Mas somente c forem executados d Nota em nota á modo em modo...
Tipo: C Jonio, Dm Dorico!!!
MAS ESTE NAO É UM PENSAMENTO CORRETO, CONCLUINDO Q TEMOS ACORDES DISTINTOS EM UMA HARMONIA...
Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 (escala maior padrão)
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Eólio --> T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (escala menor padrão)
Dórico --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
Frígio --> T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
Lócrio --> T, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8
Entao:
C pegar-mos esta Harmonia: G9 - A/G
Analisando os dois acordes pelo campo harmonico (G) acharemos COMO NOSTAS CARACTERÍSTICAS:
G9 - (T 2/9 3 5 ) - (G A B D)
A/G - (T 3 5 7) - (A C# E G)
No geral teremos: G A B C# D E - em G temos ( T 2/9 3 4# 5 6)
É possível dizer que se as NOTAS CARACTERÍSTICAS do acorde estiverem em algum DETERMINADO modo este modo pode ser usado!!
ENtao: Podemos usar Jonio (apesar da 4#) ou Lídio que se aplica perfeitamente na harmonia!!!
Se analisar-mos acorde por acorde (deixando de lado o campo)
Usaríamos simplesmente (perfeitamente) - Jonio em G9 e Mixolídio em A/G...
Ae pessoal estou certo? Ou criei o topico desnecessariamente?
Valew
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jkdias Veterano |
# nov/06
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Line-Frango
Usaríamos simplesmente (perfeitamente) - Jonio em G9 e Eolio em A/G...
seria G lídio em A/G...
mas no geral é isso mesmo, o importante é vc saber a intenção que vc quer dar à frase (tem que estar atento a qual o acorde que vem depois).
Abraços
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Line-Frango Veterano |
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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jkdias
o mano seria G lídio em A/G...
Ops vc esta certo q eu errei..heh
Mas analisando só o acorde (esquecendo-se do campo G) usaríamos Mixolidio d A em A/G por causa da sétima..
Mas analisando pelocampo harmoinco (G) vc está certo seria lídio a perfeita execuçao
valew
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fox_123 Veterano |
# nov/06
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Tambem penso com você! e você pode substituir um modo pelo outro (com as mesmas notas características), e usar suas tensões/escalas se ficar legal é claro!! tudo depende do estilo e da sonoridade que se quer obter!! foi exatamente oque você fez no caso do G...é so procurar em quais campos harmônicos são construidos acordes do tipo "maior" e substituir os acordes/escalas...
No caso da Harmonia G, A/G, as opções de substituição para esses modos poderia ser ampliada do tipo:
G jônico, G(#11) lídio (tonalidade D maior), G jonio aumentado (III grau de Em harmônico), G lidio 9+ (VI grau de Bm harmônico), G lidio aumentado (III grau de Em melódica) e isso só com as escalas maior, menor, harmônica e melódica, mas existem outras possibilidades com outros modos/acordes que são chamadas de "artificiais" dos quais tenho pouco conhecimento...
A/G mixolídio (V grau de D maior), A/G mixo b9,b13 (V grau de Dm harmônico), A/G mixo #11 (IV grau de Em melódica), A/G mixo b13 (V grau de Dm melódica).
Grande abraço!
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Line-Frango Veterano |
# nov/06
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fox_123
Valew velho mas tipo:
No caso da Harmonia G, A/G, as opções de substituição para esses modos poderia ser ampliada do tipo:
G jônico, G(#11) lídio (tonalidade D maior), G jonio aumentado (III grau de Em harmônico), G lidio 9+ (VI grau de Bm harmônico), G lidio aumentado (III grau de Em melódica) e isso só com as escalas maior, menor, harmônica e melódica, mas existem outras possibilidades com outros modos/acordes que são chamadas de "artificiais" dos quais tenho pouco conhecimento...
A/G mixolídio (V grau de D maior), A/G mixo b9,b13 (V grau de Dm harmônico), A/G mixo #11 (IV grau de Em melódica), A/G mixo b13 (V grau de Dm melódica).
Nao entendi muito teus exemplos:
G(#11) lídio (tonalidade D maior)
G(#11) é = (T 3 4+ 5) = (G B C# D)...Entao: Mas não seria as mesmas notas?Só mudaria a intençao?
valew, (dê uma detalhada c possivel)...
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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É por essa razão que são chamados de "modos".
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fox_123 Veterano |
# nov/06
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Veja bem, pelo que tenho lido este tipo de nomenclatura se refere a formação dos acordes. Pra tentar exemplificar...como você mesmo colocou no inicio do tópico o modo lídio não é Lídio T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8, certo?? e esse modo gera um acorde do tipo X7M(#11), certo?? agora imagine que você deseja continuar "dobrando" esse modo, como ficaria a contagem? ela ficaria assim: T(1), 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8(repetição da T ou 1, aqui você esta oito notas de distância da primeira tônica), então continuando a "contagem" você vai ter, 8(que é igual a T ou 1), 9(que é igual a 2 ou segunda), 10(que é igual a 3 ou terça), #11(que é igual a #4 ou quarta aumentada)...agora é so concluir o raciocínio com o restante do modo.
Portanto quando se tem na cifra um intervalo do tipo: 9(nona), #11(decima primeira aumentada), 13(decima terceira), entende-se que eles estão "mais agudos" ou uma oitava acima das outras notas que formam o acorde em questão, ok?!
Com relação as opções de substituição você deve conhecer as escalas maior, menor natural, harmonica e melodica em todas as tonalidades...dai você vai perceber que um mesmo acorde (com algumas alterações de tensões mais mantendo o som básico) são construidos e outros graus/tonalidades dessas escalas citadas...
grande abraço e espero ter ajudado!!
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