Compassos de 4/1 2/2 2/4 2/8/216

    Autor Mensagem
    Avid
    Veterano
    # ago/06


    olá galera! minha duvida e seguinte! eu sei alguns compassos como 2/4 3/4 4/4 5/4 6/4 7/4 6/8 7/8 12/8 9/4 e assim por diante! o caso e minha duvida vem de um 4/1 2/2 2/16 3/1 3/2 e assim sucessivamente! o que eu quero dizer e o que significa o numero de cima e o de baixo e se tivar algum site que esplique sobre esses compassos eu agradeço a té em midi serveria tambem ou algum programa que possa armar uma partituta e treinar de ante mão agradeço!!!!
    fui!!!!!!!!!!!!!!!!

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu sei que os compassos mais abaixos citados não são muito usado mais e muito bom ter a conciencia de tudo o que a musica diz e representa valeu!!!!!

    otavio016
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Avid
    ae cara, tipo o numero de cima eh a quantidade de tempos eo debaixo a figura que valera um tempo, ex:

    2/4

    2 tempos de seminima

    4/1

    4 tempos de semibreve

    e assim por diante. nao sei se deu pra entender...

    axo q eh isso... qualquer coisa errada alguem da um toque ai!

    NESCAU
    Veterano
    # ago/06
    · votar



    Antes de tudo vc tem que saber os números de qualidade de cada figura:

    1- Semibre 2- Mínima 4- Semínima 8- Colcheia 16-Semicolcheia 32- Fusa 64- Semifusa

    Sabendo isso, já é meio caminho andado.


    O número de cima (Numerador) indica o NÚMERO DE TEMPOS do compasso.

    O número de baixo (Denominador) indica a QUALIDADE DA FIGURA, ou seja, a figura que naquele compasso vale UM tempo.

    Ex. Compasso 4/1

    Este compasso possui 4 Semibreves, cada uma valendo um tempo, sendo que ele possui um andamento extremamente lento, por isso caiu em desuso


    2/2 Duas mínimas, cada uma valendo um tempo.


    e por ai vai....

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    valeu nescau!!!!!!!!!!

    duduchaves
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pow! Nescau!

    Cai de gaiato aqui no tópico, e entendi o que vc explicou... pow... Me ajudou tb!

    hehe!

    Valeu!

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ola membros quem puder ajudar nessas duvidas agradeço!!!!
    flw!!!!!!!!!!!!

    NESCAU
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    blz rapazes! Qualquer coisa, pode perguntar, se eu souber a resposta eu ajudo mesmo! flw!

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    4- Semínima 8- Colcheia 16-Semicolcheia

    na minha vida toda (que é bem curta), só usei esses ae

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    tranquilo flw!!!!!!!!!!!

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu queria algumas explicações mais sobre os denominadores pois me dou muito bem na pratica poxa dizem que sou o cara mais teoria peco de muntão!!!!! ou alguma dica no

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    NO EMULE TEM????????? DIZ AI ALGUM NOME OU ALGUM ARQUIVO MIDIA DE EXERCICIOS!

    FLW!!!!!!!!!!!!!!!!

    NESCAU
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    olha, qto aos denominadores, qto mais alto o número, mais rápido o andamento, de resto é o q já está escrito ali em cima, no emule nao sei se tem, talvez em torrent seja mais fácil...

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    valeu eu vou ver!!!!!!!!!!!!

    Cerberus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Avid
    NO EMULE TEM????????? DIZ AI ALGUM NOME OU ALGUM ARQUIVO MIDIA DE EXERCICIOS!

    FLW!!!!!!!!!!!!!!!!


    Escreve uma linha com esses compassos e toca com um metrônomo. Você tem um? Isso é importante.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    NESCAU
    olha, qto aos denominadores, qto mais alto o número, mais rápido o andamento, de resto é o q já está escrito ali em cima

    Olá, Nescau, olá pessoal.
    Só uma pequena mas importante correção: Os denominadores determinam a FIGURA que vale UM TEMPO em determinado compasso. Isto NÃO FAZ DELE um compasso mais RÁPIDO ou mais LENTO que outro. Determina apenas a FIGURA escolhida pelo escritor da partitura.

    O que determina a rapidez ou lentidão é o ANDAMENTO.
    ANDAMENTO é o tempo de duração da FIGURA escolhida para o DENOMINADOR do compasso. Exemplo:

    Um compasso 4/4 terá uma execução igual (em termos de marcação/metrônomo) que um outro compasso 4/32 com um BPM=120.

    Então porque cargas d'água a gente precisa de tantos compassos??! Simples: Determinadas execuções com notas longas ou curtas são melhor escritas em determinados tipos de compasso. A questão é FACILITAR a ESCRITA e a LEITURA, não determinar a VELOCIDADE da execução.
    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Só pra endossar, vou acrescentar um exemplo prático.
    BPM (andamento) = 120

    3 COMPASSOS com denominador = 4 (semínima)
    2/4 = 2 semínimas
    3/4 = 3 semínimas
    4/4 = 4 semínimas

    1 COMPASSO com denominador = 8 (colcheia)
    4/8 = 2 semínimas

    1 COMPASSO com denominador = 16 (semicolcheia)
    4/16 = 1 semínima

    EM TODOS OS CASOS ACIMA OS COMPASSOS DURARÃO O MESMO TEMPO DE EXECUÇÃO.

    Agora:
    1 COMPASSO com denominador = 32 (fusa)
    4/32 = a semínima não cabe, seria uma nota muito longa.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: rcardo_lemos
    · votar


    Gilberto Ribeiro

    Um compasso 4/4 terá uma execução igual (em termos de marcação/metrônomo) que um outro compasso 4/32 com um BPM=120

    Certeza?

    Pros que tem guitar pro, experimenta ver os diferentes compassos por ele... sempre com a mesma velocidade e, de preferencia, com a marcaçao do metronomo.

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    qual e o tempo normal para tocar musica no metronomo 60 80 ou 120?

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Certeza absoluta, Ricardo.
    Entenda:

    Semínima = 4. São necessárias 4 delas para preencher um 4/4.
    Se o compasso for 4/8, a figura semínima passará a valer o dobro, ou seja, voce terá apenas 2 semínimas para preencher o compasso 4/8.

    Traduzindo em miúdos:

    Voce terá dois compassos completos (4/4 com 4 semínimas) e outro compasso 4/8 completo com 2 semínimas. O que se alterou foi o tempo de execução da semínima que dobrou. Isto porque ela vale o DOBRO no compasso 4/8.

    O que voce CERTAMENTE ouve no guitar pro é a marcação feita sobre colcheia (8) ou semicolcheia (16), com o metrônomo marcando o click dobrado. Mas se voce contar o TEMPO TOTAL DE EXECUÇÃO DE CADA COMPASSO, no caso, verá que são iguais se respeitado o mesmo andamento (120 por exemplo).

    Voltando ao que disse, o que varia é a adaptação para MELHOR ESCRITA/LEITURA.

    As pessoas confundem o valor universal das notas em função do compasso. O que determina a VELOCIDADE da execução não é o denominador, é o ANDAMENTO.

    Quanto a pergunta do Avid, a resposta será sempre a seguinte: O "tempo normal" é uma referência que varia de música para música.

    Uma valsa, por exemplo, é normalmente 3/4.
    Uma guarânia (regional) é normalmente 6/8 que nada mais é do que um 3/4. As vezes a execução tem o mesmo andamento. Mas usa-se o 6/8, afim de se incluir um número maior de notas por compasso na guarânia, enquanto na valsa os escritores optam por notas mais longas.

    Se o "beat" ou andamento será 60, 80 ou 120, dependerá da proposta do autor da música/arranjo.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    A dúvida surge porque há falhas no entendimento da escrita e leitura musical (normal); mas há uma outra forma de compreender isto, usando o mesmo programa que te causou confusão.

    Estes programas são feitos para facilitar a vida do músico intuitivo, não para servirem como uma referencia tutorial. Se quiser usar um programa assim, experimente, o Finale, Sibelius, Mozart ou mesmo o Encore. Estes sim são feitos para escrita musical; e alguns com excelência. Não um guitar-pro "arrumadinho" e mais ou menos funcional (de profissional tem só o nome, puro marketing) da vida, com o devido respeito aos usuários (até porque também sou).

    Cuidado, pois se dependesse dele (guitar-pro), em uma prova escrita ou oral, seria ZERO pra quem não percebe a diferença.

    Salve um arquivo com 4 compassos 4/4. Escreva em todos eles 4 seminimas;
    Salve um arquivo com 4 compassos 4/8 Escreva em todos eles 4 colcheias;
    Salve um arquivo com 4 compassos 4/16 Escreva em todos eles 4 semicolcheias;
    Salve um arquivo com 4 compassos 4/32 Escreva em todos eles 4 fusas.

    Salve todos eles com o andamento (ou BPM ou beat se preferir) =100 e dê play.

    Depois poste novamente aqui e me diga se houve alguma alteração no tempo de execução dos 4 compassos nos 4 casos acima.

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    gilberto será que no emule não tem algo que possa ajudar???nesses casos? eu baixei um metronomo aqui! eu queria saber mais sobre esses lances de 7/8 conta como compasso binario ou é ternario? 9/12 e quarternario pq isso! vc dividi o compasso por 2?

    flw!!!!

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Ajudar a que? A escrever e ler? Melhor arranjar um professor, se vc não é auto-didata. Até porque, programa de partitura não ensina ninguém a ler e escrever; e dependendo do caso, até atrapalha criando vícios.

    7/8 é basicamente um compasso binário + outro ternário, sendo a figura que vale 1 tempo desse compasso que vc descreveu, a colcheia. Em outras palavras, é um compasso composto. Voce não conseguirá nunca fechá-lo com uma única nota. Precisará de alguma outra figura pontuada.

    9/12 como compasso, tecnicamente não existe, pois o denominador 12 não representa nenhuma figura musical. Seria um "composto", mas é criar um bicho com várias cabeças: só vai confundir a sua por enquanto. Abraços.

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pois é eu tinha errado não era 9/12 e sim 12/8 mais valeu a explicação

    flw!!!!!!!!

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Gilberto Ribeiro!!! vc tem alguma dicas de livro para estudar esses compassos como a de maria priollli mbumil!!!!!!?


    aguardo!!!

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Se voce quer realmente estudar, pesquise na internet (e compre) os livros de SOLFEJO e de LEITURA RÍTMICA de Bohumil Med, trompista.

    É o mais abrangente que conheço com a mais fácil assimilação de seu conteúdo. Bohumil tem uma didática exemplar.

    Avid
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    valeu gilberto obrigado!!! acabei de baixar o livro pelo EMULE!!!!!!

    Avid
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tranquilo!!!!!!!!!!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compassos de 4/1 2/2 2/4 2/8/216