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Avid Veterano |
# ago/06
olá galera! minha duvida e seguinte! eu sei alguns compassos como 2/4 3/4 4/4 5/4 6/4 7/4 6/8 7/8 12/8 9/4 e assim por diante! o caso e minha duvida vem de um 4/1 2/2 2/16 3/1 3/2 e assim sucessivamente! o que eu quero dizer e o que significa o numero de cima e o de baixo e se tivar algum site que esplique sobre esses compassos eu agradeço a té em midi serveria tambem ou algum programa que possa armar uma partituta e treinar de ante mão agradeço!!!!
fui!!!!!!!!!!!!!!!!
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Avid Veterano |
# ago/06
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eu sei que os compassos mais abaixos citados não são muito usado mais e muito bom ter a conciencia de tudo o que a musica diz e representa valeu!!!!!
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otavio016 Veterano |
# ago/06
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Avid
ae cara, tipo o numero de cima eh a quantidade de tempos eo debaixo a figura que valera um tempo, ex:
2/4
2 tempos de seminima
4/1
4 tempos de semibreve
e assim por diante. nao sei se deu pra entender...
axo q eh isso... qualquer coisa errada alguem da um toque ai!
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NESCAU Veterano |
# ago/06
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1º
Antes de tudo vc tem que saber os números de qualidade de cada figura:
1- Semibre 2- Mínima 4- Semínima 8- Colcheia 16-Semicolcheia 32- Fusa 64- Semifusa
Sabendo isso, já é meio caminho andado.
2º
O número de cima (Numerador) indica o NÚMERO DE TEMPOS do compasso.
O número de baixo (Denominador) indica a QUALIDADE DA FIGURA, ou seja, a figura que naquele compasso vale UM tempo.
Ex. Compasso 4/1
Este compasso possui 4 Semibreves, cada uma valendo um tempo, sendo que ele possui um andamento extremamente lento, por isso caiu em desuso
2/2 Duas mínimas, cada uma valendo um tempo.
e por ai vai....
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Avid Veterano |
# ago/06
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valeu nescau!!!!!!!!!!
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duduchaves Veterano |
# ago/06
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Pow! Nescau!
Cai de gaiato aqui no tópico, e entendi o que vc explicou... pow... Me ajudou tb!
hehe!
Valeu!
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Avid Veterano |
# ago/06
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ola membros quem puder ajudar nessas duvidas agradeço!!!!
flw!!!!!!!!!!!!
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NESCAU Veterano |
# ago/06
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blz rapazes! Qualquer coisa, pode perguntar, se eu souber a resposta eu ajudo mesmo! flw!
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MyNameIsRevolution Veterano |
# ago/06
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4- Semínima 8- Colcheia 16-Semicolcheia
na minha vida toda (que é bem curta), só usei esses ae
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Avid Veterano |
# ago/06
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tranquilo flw!!!!!!!!!!!
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Avid Veterano |
# ago/06
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eu queria algumas explicações mais sobre os denominadores pois me dou muito bem na pratica poxa dizem que sou o cara mais teoria peco de muntão!!!!! ou alguma dica no
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Avid Veterano |
# ago/06
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NO EMULE TEM????????? DIZ AI ALGUM NOME OU ALGUM ARQUIVO MIDIA DE EXERCICIOS!
FLW!!!!!!!!!!!!!!!!
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NESCAU Veterano |
# ago/06
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olha, qto aos denominadores, qto mais alto o número, mais rápido o andamento, de resto é o q já está escrito ali em cima, no emule nao sei se tem, talvez em torrent seja mais fácil...
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Avid Veterano |
# ago/06
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valeu eu vou ver!!!!!!!!!!!!
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Cerberus Veterano |
# ago/06
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Avid
NO EMULE TEM????????? DIZ AI ALGUM NOME OU ALGUM ARQUIVO MIDIA DE EXERCICIOS!
FLW!!!!!!!!!!!!!!!!
Escreve uma linha com esses compassos e toca com um metrônomo. Você tem um? Isso é importante.
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Gilberto Ribeiro Veterano |
# ago/06
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NESCAU
olha, qto aos denominadores, qto mais alto o número, mais rápido o andamento, de resto é o q já está escrito ali em cima
Olá, Nescau, olá pessoal.
Só uma pequena mas importante correção: Os denominadores determinam a FIGURA que vale UM TEMPO em determinado compasso. Isto NÃO FAZ DELE um compasso mais RÁPIDO ou mais LENTO que outro. Determina apenas a FIGURA escolhida pelo escritor da partitura.
O que determina a rapidez ou lentidão é o ANDAMENTO.
ANDAMENTO é o tempo de duração da FIGURA escolhida para o DENOMINADOR do compasso. Exemplo:
Um compasso 4/4 terá uma execução igual (em termos de marcação/metrônomo) que um outro compasso 4/32 com um BPM=120.
Então porque cargas d'água a gente precisa de tantos compassos??! Simples: Determinadas execuções com notas longas ou curtas são melhor escritas em determinados tipos de compasso. A questão é FACILITAR a ESCRITA e a LEITURA, não determinar a VELOCIDADE da execução.
Espero ter ajudado.
Abraços.
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Gilberto Ribeiro Veterano |
# ago/06
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Só pra endossar, vou acrescentar um exemplo prático.
BPM (andamento) = 120
3 COMPASSOS com denominador = 4 (semínima)
2/4 = 2 semínimas
3/4 = 3 semínimas
4/4 = 4 semínimas
1 COMPASSO com denominador = 8 (colcheia)
4/8 = 2 semínimas
1 COMPASSO com denominador = 16 (semicolcheia)
4/16 = 1 semínima
EM TODOS OS CASOS ACIMA OS COMPASSOS DURARÃO O MESMO TEMPO DE EXECUÇÃO.
Agora:
1 COMPASSO com denominador = 32 (fusa)
4/32 = a semínima não cabe, seria uma nota muito longa.
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rcardo_lemos Veterano |
# ago/06 · Editado por: rcardo_lemos
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Gilberto Ribeiro
Um compasso 4/4 terá uma execução igual (em termos de marcação/metrônomo) que um outro compasso 4/32 com um BPM=120
Certeza?
Pros que tem guitar pro, experimenta ver os diferentes compassos por ele... sempre com a mesma velocidade e, de preferencia, com a marcaçao do metronomo.
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Avid Veterano |
# ago/06
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qual e o tempo normal para tocar musica no metronomo 60 80 ou 120?
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Gilberto Ribeiro Veterano |
# ago/06
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Certeza absoluta, Ricardo.
Entenda:
Semínima = 4. São necessárias 4 delas para preencher um 4/4.
Se o compasso for 4/8, a figura semínima passará a valer o dobro, ou seja, voce terá apenas 2 semínimas para preencher o compasso 4/8.
Traduzindo em miúdos:
Voce terá dois compassos completos (4/4 com 4 semínimas) e outro compasso 4/8 completo com 2 semínimas. O que se alterou foi o tempo de execução da semínima que dobrou. Isto porque ela vale o DOBRO no compasso 4/8.
O que voce CERTAMENTE ouve no guitar pro é a marcação feita sobre colcheia (8) ou semicolcheia (16), com o metrônomo marcando o click dobrado. Mas se voce contar o TEMPO TOTAL DE EXECUÇÃO DE CADA COMPASSO, no caso, verá que são iguais se respeitado o mesmo andamento (120 por exemplo).
Voltando ao que disse, o que varia é a adaptação para MELHOR ESCRITA/LEITURA.
As pessoas confundem o valor universal das notas em função do compasso. O que determina a VELOCIDADE da execução não é o denominador, é o ANDAMENTO.
Quanto a pergunta do Avid, a resposta será sempre a seguinte: O "tempo normal" é uma referência que varia de música para música.
Uma valsa, por exemplo, é normalmente 3/4.
Uma guarânia (regional) é normalmente 6/8 que nada mais é do que um 3/4. As vezes a execução tem o mesmo andamento. Mas usa-se o 6/8, afim de se incluir um número maior de notas por compasso na guarânia, enquanto na valsa os escritores optam por notas mais longas.
Se o "beat" ou andamento será 60, 80 ou 120, dependerá da proposta do autor da música/arranjo.
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Gilberto Ribeiro Veterano |
# ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
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A dúvida surge porque há falhas no entendimento da escrita e leitura musical (normal); mas há uma outra forma de compreender isto, usando o mesmo programa que te causou confusão.
Estes programas são feitos para facilitar a vida do músico intuitivo, não para servirem como uma referencia tutorial. Se quiser usar um programa assim, experimente, o Finale, Sibelius, Mozart ou mesmo o Encore. Estes sim são feitos para escrita musical; e alguns com excelência. Não um guitar-pro "arrumadinho" e mais ou menos funcional (de profissional tem só o nome, puro marketing) da vida, com o devido respeito aos usuários (até porque também sou).
Cuidado, pois se dependesse dele (guitar-pro), em uma prova escrita ou oral, seria ZERO pra quem não percebe a diferença.
Salve um arquivo com 4 compassos 4/4. Escreva em todos eles 4 seminimas;
Salve um arquivo com 4 compassos 4/8 Escreva em todos eles 4 colcheias;
Salve um arquivo com 4 compassos 4/16 Escreva em todos eles 4 semicolcheias;
Salve um arquivo com 4 compassos 4/32 Escreva em todos eles 4 fusas.
Salve todos eles com o andamento (ou BPM ou beat se preferir) =100 e dê play.
Depois poste novamente aqui e me diga se houve alguma alteração no tempo de execução dos 4 compassos nos 4 casos acima.
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Avid Veterano |
# ago/06
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gilberto será que no emule não tem algo que possa ajudar???nesses casos? eu baixei um metronomo aqui! eu queria saber mais sobre esses lances de 7/8 conta como compasso binario ou é ternario? 9/12 e quarternario pq isso! vc dividi o compasso por 2?
flw!!!!
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Gilberto Ribeiro Veterano |
# ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
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Ajudar a que? A escrever e ler? Melhor arranjar um professor, se vc não é auto-didata. Até porque, programa de partitura não ensina ninguém a ler e escrever; e dependendo do caso, até atrapalha criando vícios.
7/8 é basicamente um compasso binário + outro ternário, sendo a figura que vale 1 tempo desse compasso que vc descreveu, a colcheia. Em outras palavras, é um compasso composto. Voce não conseguirá nunca fechá-lo com uma única nota. Precisará de alguma outra figura pontuada.
9/12 como compasso, tecnicamente não existe, pois o denominador 12 não representa nenhuma figura musical. Seria um "composto", mas é criar um bicho com várias cabeças: só vai confundir a sua por enquanto. Abraços.
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Avid Veterano |
# ago/06
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pois é eu tinha errado não era 9/12 e sim 12/8 mais valeu a explicação
flw!!!!!!!!
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Avid Veterano |
# ago/06
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Gilberto Ribeiro!!! vc tem alguma dicas de livro para estudar esses compassos como a de maria priollli mbumil!!!!!!?
aguardo!!!
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Gilberto Ribeiro Veterano |
# ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
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Se voce quer realmente estudar, pesquise na internet (e compre) os livros de SOLFEJO e de LEITURA RÍTMICA de Bohumil Med, trompista.
É o mais abrangente que conheço com a mais fácil assimilação de seu conteúdo. Bohumil tem uma didática exemplar.
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Avid Veterano |
# ago/06
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valeu gilberto obrigado!!! acabei de baixar o livro pelo EMULE!!!!!!
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Avid Veterano |
# set/06
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tranquilo!!!!!!!!!!!!!!!!
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