Giannini Jam Bass DeLuxe

    Autor Mensagem
    maquiro
    Veterano
    # mai/06


    Corpo em cedro one-pice, ferragens Gotoh, captadores Seymour Duncan.
    E o som? Alguém já testou? Vi na minha cidade, com case térmico, por R$1.400,00. Não pude testar. Queria saber as impressões de quem já tocou em um desses.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro
    Já testei, não é um baixo ruim, mas o design é bem feinho.
    Creio que por este preço existem melhores opções (e mais bonitas!).
    Abç

    conehc
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: conehc
    · votar


    nao achei muito sobre esse baixo na net... mas as ferragens sao legais e os caps tbm... e ainda vem com case... fazendo as contas ne... deve compensar... tem fotos dele ai?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Esse baixo é muito raro de se encontrar em loja. Ele é feito por encomenda e é muito parecido com o baixo normal de linha. Porém custa o dobro do preço devido ao tratamento das madeiras (envelhecimento natural em ambiente controlado por meses, one piece, madeiras selecionadas pelos veios e densidade) e é feito pessoalmente pelo Josino (ex Cast). Além disso usa hardware não genérico.
    Hardware genérico são hardware que atendem uma especificação da Gianinni e são usados nos seus produtos. Caso tenham 2 ou mais fabricantes qualificados, a compra é feita pelo preço ou prazo de entrega (concorrência).
    Hardware não genérico é um hardware definido. A fábrica utilíza-os independe do preço. Não existe concorrência na aquisição.
    Somente tive oportunidade de tocar por uns 15 minutos um desses na fábrica e ainda por cima era um modelo especial de 5 cordas que não foi lançado comercialmente.
    Portanto não serve de base.

    Mas uma coisa posso garantir: esses instrumentos são feitos com o máximo de carinho em uma linha de fabricação especial.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Testei a versão "de loja", não essa aí a que vc se referiu.
    Mas mesmo assim acho que eles poderiam ter caprichado mais no design.
    Abç

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Xará Bertola: A linha DeLuxe somente é feita sob encomenda.

    O problema do designer do baixo é devido à atuação dos grandes fabricantes consagrados que estão processando no mundo inteiro fabricantes que copiam os seus designers como você bem sabe.

    Acho que essa seria a hora dos fabricantes nacionais desenvolverem o seu próprio estilo de forma.
    Mas isso é um trabalho de muito longo prazo, concorda?
    Músicos são extremamente tradicionalistas em termos de formas.

    Mas o designer da Craviola poderia gerar uma linha completa de instrumentos (como acústicos e guitarras, que já acontece) mas os baixos foram deixados de lado.

    Abraços !!!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    PUTZ!! ALGUEM TEM UMA FOTO DESSE BAIXO AI ??????????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Concordo quanto a questão do design, e sobre o caso dos processos das corporações norteamericanas (até já expliquei o caso em outro tópico), mas acho que eles (assim como a Tagima) deveriam ter chamado alguém "do ramo" para fazer os designs, privilegiando o bom gosto e a simetria nos instrumentos, mesmo se tomasse como base os designs do grande Léo Fender ( que são imbatíveis mesmo), como a Ibanez fez nos anos 80. Daí estar acontecendo o que eu preví: Uma queda nas vendas.
    Abç

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Xará Bertola: A linha DeLuxe somente é feita sob encomenda.

    Esse é um dos meus receios, pois na minha cidade eu vi dois destes, em lojas diferentes. Seria encomenda das lojas? Duvido. Testei um deles e achei inferior a um Squier California, tanto no som quanto no acabamento.

    Como a pintura é opaca, não dá pra ver ser é realmente one-piece. Estava tentado a comprar um desses mais pela construção (madeira e ferragens) e pelo case, mas como o som não convenceu, acho que vou desistir.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro

    Estranho... Também duvido que a loja esteja fazendo encomenda da linha Deluxe. Aliás você tem que insistir para logista te encomendar um DeLuxe e normalmente pedem que você pague antes.... Se você não gostar do instrumento...tem que levar.

    Acho que em casos assim, o ideal seria ter uma loja de fábrica exclusiva para modelos fora de linha e custon shopp.

    Já pensou um cara chegar numa loja ver dois baixos extremamente idênticos. Um custando R$ 750,00 e outro R$ 1.500,00.

    O cara vai chamar o procon e explicar depois que focinho de porco não é fio de extensão... é difícil.

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    O mais estranho é que eles têm o nome DELUXE no hedstock, vêm com o case e as tarrachas tem o GOTOH gravado. Fico imaginando que pode ser produto devolvido ou que não passou pelo controle de qualidade e eles empurraram aqui pro Nordeste.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro

    Ai eu já não acredito.

    Posso atestar que existe uma lisura e uma postura de carater ilibada do pessoal da Giannini.

    Eles não iriam queimar o nome DeLuxe por causa de uns poucos instrumentos. A linha DeLuxe de guitarras (principalmente a Gemini) está levantando o nome da Giannini no mercado.

    Acho a Gianinni uma das fabricantes de instrumentos no Brasil que mais presa pelo nome pois eles têm 106 anos de tradição e já tiveram instrumentos considerados entre os melhores do mundo (foram considerado o sétimo melhor violão de nylon fabricados em série em 1977 com a linha C3. Led Zepplin usava craviolas de 6 e 12 cordas -oficialmente no site deles - sem serem endorses).

    Os instrumentos com problemas não são liberados para lojas sob nenhuma condição.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Cara, desculpe discordar de vc, mas talvez por ser mais velho e por ter tido contato com tantos instrumentos Giannini de baixa qualidade e com erros de fabricação bizarros, fruto de uma política de controle de qualidade inexistente e agravada pela falta de competição de um mercado fechado nos anos 70 e 80, eu considero que a Giannini não presa pelo nome de seu fundador.
    Os instrumentos que chegavam às lojas nessa época eram tão díspares (coisa agravada nos anos 80) e apresentavam tantas diferenças entre eles que o consumidor tinha que se esforçar para conseguir algo legal.
    Claro, haviam instrumentos bons, e a craviola tinha (tem) seu espaço dado a seu timbre único, mas considerar que a Giannini possa ter qualquer instrumento como melhor do mundo é algo que, como luthier, não posso concordar.
    Abç

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Xará Bertola, estou falando da Giannini de hoje e da atual linha DeLuxe (profissional).

    Ela comecou a fabricar guitarras e baixos novamente só em 2004. E é feita com o máximo de cuidado, com parametros construtivos nunca antes usados no Brasil (máquinas CNC de 5 eixos recém importadas - sistema Gantry de alta precisão e rigorosa selecão de madeiras).

    A linha DeLuxe só comecou a ser fabricada em 2005.

    As operacões unitárias da linha DeLuxe tem uma sequëncia interessante para um cara como vocë ver. A primeira operacão para fabricacão do braco do baixo é acertar a espessura de toda a prancha. Depois é fazer os 4 furos da tarracha observando os veios da madeira antes de fazer o corte da peca em bruto... Dai eles tiram o primeiro braco. Depois se estuda a prancha e mais 4 furos. Segundo braco. Num pedaco de 2.5 m por 1.2 m pode sair 1, 2 ou 3 bracos. Não se pensa em corte econömico, mas em qualidade sonora. Obvil que as sobras da prancha vão para fazer os bracos dos instrumentos da linha normal.

    Isso ninguém me disse. Eu ví.

    A linha acústica Giannini profissional sempre teve prestígio e instrumentos de alta qualidade. O segundo maior estoque de Brazilian Rosewood do mundo creio que é deles. O maior estoque está na Europa.
    A linha "C" (C3, C4, C5, C6 e os raros C7) são violões por exemplo muito bem construídos e sempre tiveram aceitacão entre os músicos brasileiros e internacionais.

    O João Bosco tem seus Sugyama (tb tenho 1), mas tem tb seu C5, por exemplo, idem o Toquinho.

    Assim como nos anos 70 o Laurentino era luthier deles (foi o responsável pela linha "C" por muito tempo). Hoje o Josino cuida especificamente da linha elétrica DeLuxe profissional.

    Voce como luthier e conhecedor de instrumento (bem mais que eu) pode ter sérias restricões aos instrumentos profissionais Giannini (se os conhece realmente). Mas eu gosto. E acho a intencão de acertar deles algo louvável.

    Tá certo que eles tem que ganhar dinheiro e fazer a máquina girar com os instrumentos populares (ouvi que é mais de 95% do que a Giannini vende). Mas eles mantém essa linha profissional de acústicos e elétricos com idealismo.

    Inclusive estão focando muito mais em guitas que em baixos. Por isso não tenho nenhum baixo novo Giannini.

    Mas obvil, não vou te convencer de nada. Só estou expondo meu ponto de vista e espero que voce não fique ofendido.
    Além disso não trabalho na Giannini. Mas torco por eles e por todo luthier que tem vontade de fazer instrumento bom.

    Agora quanto a idade...acho que eu sou mais velho que voce.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Cara, é muito bom "ouvir" seus argumentos, e de fato tenho que concordar com vc em relação aos instrumentos "profissionais" (eu chamaria "custom shop"), mas não aos "de loja", mas isso não importa no momento.
    Você tem toda a razão sobre a vontade deles em acertar e no crédito que devemos dar à marca, e eu espero que eles se esmerem cada vez mais.
    Quanto a questão da idade......deixemos isso pra lá, eh,eh,eh...
    Abç

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Maurícios

    Entrei em contato com o representante local e ele disse que o baixo foi encomendado pela própria loja, para ter um produto diferenciado no estoque.

    Considerando que é legítimo, o que vcs acham do preço (R$1.350,00 à vista). É construído sob supervisão de um luthier, em peça única de cedro, com ferragens Gotoh e captadores Seymour Duncan. Acompanha também um case térmico, que deve valer uns R$200,00, ou não!

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc
    THE BASSMAN

    O design do baixo é exatamente igual aos GB08 - Jam Bass. No site da giannini tem a descrição deles (O Mito Voltou). É o mesmo modelo do azul claro que tem no site,

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro
    ahhh sim... agora sei que baixo que é... ate que o design dele nao é taaoo ruim assim nao... ja vi um baixo desses (linha normal) em uma loja aki em belo horizonte.. achei ele legal, so o escuto tortuise que nao tinha uma aparencia muito bonita...

    concordo com o expressão quando ele disse que musicos sao tradicionalistas por natureza... logo, nao gostei muito do formato do escudo... sei la... parece que falta alguma coisa...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro

    Só por comparação:

    Jogo Goth para nós consumidores deve sair uns R$ 150,00.
    Seymour Duncan deve estar uns R$ 180,00.
    Realmente o case térmico deve estar uns R$ 200,00 (além do fato deles não venderem esse case. Só vem com DeLuxe).

    Somando isso dá uns R$ 530,00 só de hardware...

    Sei lá, também acho o baixo feio. Mas ele se compararia a um baixo de uns R$ 2.000 no mercado. Portando R$ 1.350,00 é uma relação custo benefício boa.

    Se eu gostasse do som (o que é o que realmente conta) eu não pensaria 2 vezes.

    Mas uma observação legal é a iniciativa da loja de ter um produto diferenciado por iniciativa propria...

    Abraços

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    maquiro

    POWRRA! Ai meu velho! eu curti o baixo! e um tipo strato, meio estilizado, claro q sou tradicionalista tb!! tenho um modelo jazz bass, o sjb 75, mas curti sim! nem achei tao feio!! isso ai meu amigo é gosto ne?
    Acho q vale a pena! da p ouvir um pokinho o som do instrumento la no site! ouvi e achei legal! achei o mais legal entre os tres baixos q tem la!!
    Vou procurara aki em sampa um desses ai!! sei la!! de repenmte agente acha um p testar!!
    valeu! abraço!!

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    THE BASSMAN
    Se você conseguir testar um, coloca sua impressões aqui. Um dos que tinham na minha cidade já foi vendido. Descobri até que as duas lojas eram do mesmo dono, ele deve ter encomendado os dois. No final de semana vou fazer os testes e posto aqui.
    Abraço!

    FindanS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Opa... reativando esse tópico pq surgiu a oportunidade de pegar um Giannini Jam Bass por 350 mangos, com essas especificações:
    Corpo: Cedro Braço: Marfim envernizado Escala: Pau-ferro Marcação: Bolinhas em madre-pérola Trastes: 21 em alpaca médio-jumbo Ponte: Standard Captadores: 2 PJ em alnico passivo Escudo: Sandwich branco Tarraxas: Open gear special Ferragem: Cromada Encordoamento: dadário Possui tensor regulavel Acompanha bag, cabo e correia

    FindanS
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Vale a pena pegá-lo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini Jam Bass DeLuxe