Baixista de guitarra

    Autor Mensagem
    Roderick Bass
    Veterano
    # ago/03


    Hello, gente! Blz? Sou novo aqui no fórum, mas já dei uma olhada em alguns tópicos, e vi que é um povo bem legal que conversa aqui, todo mundo disposto a ajudar o outro. E é por causa disso que eu tou escrevendo aqui agora :-)

    Bom, eu sempre toquei violão e guitarra, mas devo confessar que eu nunca serei um exímio guitarrista/violonista. Nunca me senti suficientemente ligado a esses instrumentos, a não ser pelo preço (acho que foi até por isso que eu comecei por eles). Faço aulas de violão clássico, e aprendi o que eu sei de teoria musical através da internet, alguns livros sobre esses instrumentos e, atualmente, na faculdade (faço Música). Mas eu e uns amigos montamos uma banda, e lá tive meu primeiro encontro com o instrumento que me trouxe um êxtase imediato - o baixo, claro! Assumi o posto de baixista, mas tendo como base apenas a técnica de violão e guitarra que tinha (escalas, braço do instrumento, afinação, ligados, essas coisas). Agora eu quero me especializar no baixo e gostaria de saber o que vocês poderiam me recomendar para melhorar minha técnica, o que eu posso ouvir para conhecer as possibilidades do baixo, livros para ler, vídeo-aulas, revistas (conheço a Cover Baixo já :-) e tudo mais que puder ajudar.

    Valeu mesmo, gente! Até mais!

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Cara...primeiro parabéns por ter entrado pra gang do bass!
    Seguinte: Muita coisa de violão e guitarra pode se aplicar no bass , tanto de mão direita como de esquerda.Você vai notar com o tempo a similaridade em algumas coisas destes instrumentos....a diferença maior é na sonoridade e na força aplicada , que no bass é muito maior.

    O nosso instrumento tem inúmeras possibilidades e técnicas sendo o pizzicato(tocar o baixo tangenciando -beliscando- transversalmente com os dedos) a mais conhecida. O slap e tapping(two-hands) tb são técnicas muito usadas e serão provavelmente junto com o pizzicato em primeiro lugar as primeiras que lhe interessarão.

    Em lojas de instrumentos existem muitas coisas interessantes como vídeo-aulas , propaganda de cursos e professores , etc.Muita coisa já foi discutida no fórum tb e se você pesquisar vai encontrar muitas explicações.

    Na internet tem muita coisa tb.O Ronin daqui do fórum tem um site bem legal que o pessoal consulta bastante.Além do dele tem vários outros tb.

    Vc. já tem baixo? Está com equipamento legal?Se tiver alguma dúvida pode perguntar aí que no que posso ajudar estou aí.Falou!

    xTec
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=13166

    Ae, seja bem-vindo!!!
    Eu conheco muitos baixistas bons q aprenderam com video-aulas, porq se vc pagar um professor, é muito karo e ele fica te enronaldo!!!!
    As principais fitas são as do Pixinga. Vc aprende de tudo!
    eu conheço só tres: SuperSlap, SlapMania e Grooves, mas deve haver outras!
    Eh, ta cheio de gente aki q é "fera", além do pagode alto astral e do Ronin, tem mais... Q eu conheço o trabalho, q ´por sinal é excelente é o nukebass, q toca 2hands como ninguém... e tem uma velocidade... imensa.
    tem uma pagina dele q tem varios solos dele.
    do q vc precisar, é só digitar ae, q sempre tem alguem disposto a ensinar...
    blz?

    Abraços

    Voodoo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Roderick BassEU era um guitarrista hehehehe, tokei guitarra por 2 anos e meio ateh eu conhecer o contra-baixo aonde me apaixonei ehehehe!!!
    SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO BASS!!!
    Kra mew, c vc sabe tokar violao classico e guitarra naum vai ser dificil pegar um Bass, pois td q vc aprendeu no violao classico e guitarra servem p/ contra-baixo!!!
    TUdo q o pagode alto astral disse aí, escalas, modos gregos, formacao de acorde, td q vc aprende na guitar vc vai usar no bass, o bass nda eh mais q uma extensao da guitarra p/ as notas mais graves

    KRa Kalker problema, duvida eh so postar ai kra, se eu puder vo te ajudar c naum tem um pessoal fera ai como o
    xTecdisse, o Ronin, o PAgode, Nuke e o Mkzan q eh fera na parte eletronica!!!

    Kastor
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    eu tb, tocava guitarra, mas quando peguei um baixo pra tocar me emocionei, por isso mudei!

    nukebass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    xTec: "...eu conheço o trabalho, q ´por sinal é excelente é o nukebass, q toca 2hands como ninguém... e tem uma velocidade... imensa."

    Cara, assim vc me deixa embarassado!
    :-)
    Hehehe...
    Abraços!!!

    Ronin
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Roderick Bass
    Bem vindo ao BassMondo chefia...
    Isso já foi dito... mas caso vc ainda tenha dúvia.

    No que precisar... agita a galera aí que o pessoal daqui é phoda e curte dar um help pra geral... sacou?! :)

    nukebass
    Cara, assim vc me deixa embarassado!
    Bem velho... o reconhecimento é merecido.

    Roderick Bass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Hey, gente! Blz? Comigo tá tudo blz!

    Valeuzão por tudo que vocês já me indicaram, sites, técnicas, vídeos, etc, etc, etc. Vou procurar por tudo isso. Falando nisso, nukebass, qual é o seu site?

    pagode alto astral, na verdade eu não tenho o meu equipamento. O baixo e o cubo que uso são de um amigo meu, que hoje é o guitarrista da nossa banda, mas eu tou pesquisando por aí o preço de alguns baixos e cubos. Vocês tem alguma recomendação? O baixo que eu tou usando é um Strinberg (infelizmente não sei o modelo, mas vou tentar descobrir). Não gosto muito dele. Trasteja muito e o som é muito agudo. Mas o cubo é legal. É um Super QX-200 da Meteoro. Não é "óóóó, que cubo!", mas quebra bem o galho. Tem uma boa regulagem de grave, médio e agudo.

    Voodoo - pois é, cara! É bem isso mesmo que eu uso pra tocar baixo! Construção de acordes, escalas (da pentatônica a cromática), inversões de baixo, tudo essas coisas que nos ensinam no violão e guitarra.

    Ah, outra coisa que eu esqueci de falar! Eu gosto de tocar baixo com palheta. Costume de guitarra e violão? Talvez... mas tbm toco com o dedo (bem menos que com palheta, admito), apesar de não poder muito. Na faculdade eu optei por violão, e se eu tiver bolhas nos dedos provenientes do baixo, não consigo tocar um mínimo de violão decente e reprovo na matéria... nhé...

    É isso aí? É, acho que por enquanto é.
    Valeus!

    Voodoo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Roderick Bass
    Ehhh entaum kra, como eu disse o estudo do bass eh muituu similar a guitarra e violao kra!!!Naum sao mundos diferentes
    Eu tb kra, eu tocava guitar, aí qdo peguei a primeira vez o bass, como naum estava acustumado a tocar pizzicato, tocava de palheta, NAUM Q ISSU SEJA RUIM KRA, mas hj em dia toco só com a tecnica pizzicato, eh so toco com palheta qdo a musika exige dissu
    Achu q eh so questao de custume, treinar e vc vai tar tocar tao bem no modo pizzicato qto tocandu com palheta, eh so questao de treinarmento kra!!!
    Kra eu dificilmente tenhu bolhas provenientes do baixo kra, eu tinha muituuu mais bolhas qdo tocava guitarra kra, eu achu q vc toka bass aí, vai ser mais sussa depois tocar violão kra!!!

    2T_Cobain
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Pizzicato eh tocar normal, n?

    Rato Bass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    e o normal sem palheta.. com os dedos...

    2T_Cobain
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    ah
    blz... valew

    Gui
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Roderick Bass
    e ae véio,seja bem vindo, mais um membro da classe baixistica...
    pow kra, qlqr duvida é só pergunta pro povo q ele t ajudam pacas, assim como já me ajudaram...

    Voodoo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Esclarecendo aí, pizzicato vem do italiano q significa "beliscar", ou seja, tocar com os dedos
    Sim eh o modo mais normal q se mais vê tocandu!!!

    nukebass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Roderick Bass
    www.nukebass.hpg.com.br
    É só um lugar onde eu armazeno arquivos pra compartilhar com a galera... :-) não é um site mesmo não.
    Lá tem uns mp3 e umas fotos minhas....

    Basshero
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    e ae pessoal queria uma ajuda com improvisação,se alguem puder me ajudar ficarei grato
    groove p/ todos

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Bem cara , improvisação tem ligação direta com conhecimentos de harmonia, campo harmônico, essas coisas.Acho q vc pode achar isso em sites que se dedicam ao assunto e aqui na busca do fórum tb.Pode ser estudo de guitarra q tb rola maluko.Falow.

    conte
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Roderick Bass
    cara, eu aconselharia vc a toca baixo com pizzicato msm, vc ganha mais "status" cmo baixista, principalmente c vc toca com os 3 dedos.
    mas há grandes baixistas q tocam com palheta tb, cmo andrea busic do dr. sin e o cris squire do yes.

    Voodoo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Basshero
    AConselho fazer aula com algum prof!!!Issu c puder, c naum procure na net aí, tipo como o PAgode disse, pode ser p/ guitarra tb kra!!!

    Basshero
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    VALEU GALERA!!!
    TEM ALGUM SITE BOM ONDE POSSO ENCONTRAR ISSO??
    NO CASO EU TERIA Q CORRER ATRAS DE ESCALAS??OU NAUM??

    Basshero
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    e quanto a fazer aulas,sem chance por agora valeu galera

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixista de guitarra