tirar de ouvido

    Autor Mensagem
    dpcl
    Veterano
    # mar/06


    Fala galera..td beleza??

    andei lendo uns tópicos do pessoal que estava com dúvida sobre como tirar músicas de ouvido ( eu tenho a mes a dúvida ), então pensei em criar este aqui, para ajuntarmos qlqr conteúdo sobre como tirar de ouvido, ou mesmo por aquela viradinha que tem na música mas na sua tab não tem! Qm souber qlqr coisa, vamos postar ae =)

    Tirar de ouvido:

    - Nunca consegui, mas me falaram pra tentar acompanhar pela guitarra, caso eu não ouça o baixo, acho que dá para pegar e ir tocando a nota X até o som ficar legal...seria isso que querem dizer?

    Sobre as viradinhas:

    - Ultimamente soh tenho ouvido fofocore e umas coisas que são chamadas de 'hardcore' ;) ... e 90% dakelas viradinhas são feitas com a quinta ou a oitava...patético..mas eu me perco no tempo...alguma dica para não se perder no tempo?

    FBassist
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tirar de ouvido:
    Tirar musica de ouvido pode ser dificil no começo, coloque um cd player ao seu lado e treine treine e treine, tente educar o seu ouvido as notas musicais, é claro que isso é dificil e é um processo demorado mas tambem nao é nada impossivel.

    Sobre as viradinhas:
    cuidado com isso, tem gente que exagera, todo sto refrão a mesma virada, fica um negocio muito reto. Qto ao tempo é só com o tempo msm rss
    Estude com metronomo.

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    FBassist
    rsrs meus ouvidos são os mais rebeldes, eles só sabem o som de MI rsrs..e nem assim consigo afinar de ouvido =p aisehiae

    o tempo é complicado...vamos supor que seja aquele tempo onde:

    1 tempo = 8 notas..tipo DDDDDDDD AAAAAAAA EEEEEEEE BBBBBBBB

    se eu não contar mentalmente as notas, eu me perco rsrs..chega a ser rídiculo...o guitarrista da minha banda acha que eu tenho algum retardo por causa disso..em tempos onde 1 tempo = 12x...preciso de toda atenção rsrs

    FBassist
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: FBassist
    · votar


    dpcl
    1 tempo = 8 notas

    1 Tempo é um Pulso do metronomo.

    Cara, seu problema é completamente bobo, basta você começar a estudar com metronomo e fazer a contagem com o pé.

    da uma olhada
    aqui e aqui.

    compasso 4/4, cada nota no exercicio vale por um pulso.
    Cada nota vc bate o pe no chão.

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    um pulso seria o que?..aquele TIC TAC do metronomo? rsrs

    sim..é bobo, mas em 3 anos nunca foi sanado..será que um metronomo iria me ajudar?

    a contagem com o pé, o professor tinha me ensinado..eu iz um mês de aula, mas parei..rs..e comecei a estudar por conta própria..tenho muitos vicios ruins ( segundo alguns ), mas é como eu tenho mais facilidade para fazer!

    FBassist
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    dpcl
    sim, o ''toc toc toc''
    o certo seria começar a tocar com o metronomo, mas corre logo atraz disso senão fica tarde e 3 anos de baixo ja devemos ter uma boa noção de tempo.

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    FBassist
    rsrs concordo..mas a única noção ue eu tenho são qdo toca 8x a mesma nota rs...vou ir atras de um e irei procurar exercicios simples para treinar isso!!

    uma dúvida:

    um tempo = um pulso..independen de qtas vezes eu toque a nota 'x'?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    tirar de ouvido vem naturalmente com o tempo cara. Não se preocupe demais!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Vc já toca a trÊs anos? O.o

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Johnny Favorite
    pois é...e dos 3 anos..passei 2 anos e pouco tocando APENAS punk rock e hardcore...e agora vejo o quanto isso me prejudicou!

    hell_boy
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Contar tempo com a cabeça ou pé? haauhuah nem consigo vou no feeling da música kra, e pra tirar d ouvido tb.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Em relaçao a tirar as linhas d baixo....
    Tire a harmonia da musica.... saiba q tom q ela esta sendo tocada.... jah eh meio caminho andado.... se a musica naum tiver mta viajem d modulaçao e pah vai ficar mto sussa pra vc i tirando as linhas, pq as notas irao se encaixar saca? Como por exemplo naquela parte q naum dah pra ouvir direito o baixo rsrs
    Procure tirar algumas musicas q possuam melodias e tal... seu ouvido ira se acostumar com as notas... sei lah num sei explicar.... vc vai começar a notar qdo o cara usou uma terça ou uma quinta naqla linha d baixo e talz..... aí fica facil achar as outras notas... (eh meio foda fala sobre isso assim)
    Atualmente eu ateh to tirando alguns solos de guitarra (com pouco fritas), pra ir incrementando meus improvisos... eh legal tbm =]
    Flw!

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eh..como o rcardo_lemos disse..o mais importante e basico de tudo...eh tirar a harmonia da musica..pelo menos vc consegue acompanhar a musica soh com isso...e talvez fazer coisas a mais em cima..e fica mto mais facil pra tirar depois...

    eh tudo questao de treinar ..=)...
    sem treino..nao dah pra chegar a lugar nenhum..=)

    []'s

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    hell_boy
    com a cabeça..eu fico todo concentrado asiuehaiuse..soh qdo eh uma musica mtooo manjada, ai eu nem ligo..pq eu sinto q tenho o feeling da musica =p

    SRV5150
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Então, meu tio fez uns cursos doidos aê, tipo coisa de 8 anos bitoladasso e o bicho tira a música pela melodia vocal... isso é mais p/ músicas c/ acordes encrencados... eu ainda não peguei a manha direitinho, mas espero não ter q ficar tanto tempo só pra tirar uma harmona mais elaborada...

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    SRV5150
    isso de tirar musica pela melodia vocal eh mto legal...

    soh precisa ter um ouvido mto bem treinado..e manjar mtooo de harmonia...

    com isso dae vc ateh consegue prever pra quais caminhos a musica vai seguir...realmente..fica mto facil pra tirar musica ou tocar musicasq vc nem conhece..=)

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Achei o tópico interessante e vou falar como me ensinaram a tirar músicas e acho que foi bom.

    Bom... Primeiro é com o teu instrumento.
    Vc tem de acostumar com o que é uma nota mais aguda e grave.
    Por exemplo: Toque a C (casa 3 corda A), toque B (c2-cA), toque F(c3-cD), toque G#(c4-cE). Vá notando as difernças e percebendo quais sobem e quais descem.
    Se tiver um gravador, melhor ainda. Faça algumas seqüências vc mesmo com umas notas e casas determinadas (como F,D,G,A#,B por exemplos) sem pensar muito. Depois tente tira-las novamente. Dessa forma vc já sabe que notas foram tocadas, só não se lembrará da ordem e começará a entender melhor o primeiro que mencionei sobre diferênça das alturas das notas (graves e agudas). Vá fazendo gravações com mais variações e tirando depois.

    Depois disso, peça pro guitarrista da sua banda te passar as notas (sem estar na ordem, apenas as notas) que tenha em uma determinada parte de uma música que vc queira tirar.
    Vc vai saber quais são as notas e com o ouvido mais acostumado a "caçar"os tons (este mais alto, aquele mais baixo) vc começará a encaixar como peças de um lego.

    Isso vai funcionar como um "intro" quando vc começar a tirar pelo campo armonico.
    Tipo numa revista ou sei lá, vc vê os acordes... vc já sabe que notas podem ser usadas e vai tirando.
    O lance maior de tudo é acostumar com as alturas das notas, se elas subiram ou desceram, já é metade do trabalho. Acostumar então de forma a saber que determinada nota subiu 1 1/2 ton melhor ainda.. e assim vai.

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alex Navarro
    Eh um bom modo pra comecar a tirar de ouvido..=)....e tirar principalmente a harmonia da musica...depois pensar em frases e etc..=)

    isaqueras
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pow, tenho um ouvido bom (ainda). Não sei ao certo como isso acontecia no começo, mas vale a dica de ouvir a música várias vezes antes de pegar no instrumento.
    Um fato curioso é o de quando eu tv no auge da minha expiração musical, eu conseguia dissernir sons tipo do tipo de carro que vinha virando a esquina.
    Ainda hj, apesar de meio enferrujado, pra mim é facil achar o tom de ouvido.
    Em relação a ouvir a guitarra, pra mim nunca fucnionou, pois eu n conseguia ouví-la no começo.

    spy2k
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Vou explicar aqui a minha teoria sobre tirar músicas de ouvido e como isto é ensinado em todo o mundo.

    Pra mim a pior coisa que já inventaram pra tirar uma música e pro ouvido em si é o tal do ouvido relativo.

    Um músico que caça notas no instrumento pra mim não tem um bom ouvido. O que vale são aquelas idéias de sentido e percepção: ver a cor da nota, senti-la e tentar até defini-la com algum termo ou palavra (G=verde, C alegre por exemplo).

    Mesmo sendo difícil no começo acho que este é o caminho para realmente adquirir um bom ouvido. É aquele esquema: escuta uma vez e sai tocando na segunda (faça isto com as músicas da rádio que é show de bola).

    Não se guie pelo instrumento e sim pela voz pois é ela quem sobe e desce e o resto se adapta (é claro que isto não é regra).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirar de ouvido