FAlantes secos ou com suspensão (caixa de contrabaixo)

    Autor Mensagem
    DeviR
    Veterano
    # dez/05


    Tenho duas opções pra colocar numa caixa de contrabaixo, dois falantes iguais mas que diferem no fato de um ser seco e o outro com suspensão (tipo falantes de woofer) Qual devo colocar na caixa (não vou colocar teweeter a caixa vai so com esse falante) são falantes de 12" de 100w... t++

    (queria um timbre limpo pra tirar slaps)

    se alguem puder me ajudar.. valew ai

    marcioazzarini
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    DeviR

    Seco, para manter o "punch" original

    DeviR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ja vi algumas caixas com falante com suspenção.. qual seria a diferença sonora ? o de suspensão não daria um grave melhor ?

    (só quero saber por curiosidade, visto que praticamente ja me decidi pelo seco) obrigado ai...

    leomezz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: leomezz
    · votar


    DeviR
    (queria um timbre limpo pra tirar slaps)

    Você deve procurar por falantes de cone de alumínio e secos. Uma caixa com 4 de 10" e uma com um de 15" é excelente.

    O falente de suspensão fornece um grave digamos mais suave, porém menos resistente aos "punhcs". Distorce mais facilmente do que os secos.
    Uma característica desse falante é que com menos volume do que o fornecido para o seco, você obtém mais grave do que obteria com o seco. No entanto, aumentando-se a intensidade de volume, o quadro se inverte, o seco passa a resistir mais nos graves e o de suspensão perde o peso e distorce com facilidade.
    O falante de suspensão é mais indicado para aparelhos de som do tipo micro-system....som para a casa.
    abç

    marcioazzarini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Esse detalhe que o leomezz citou é interessante. Falantes de alumínio proporcionam um brilho melhor, e uma resistência a mais. Dá um timbre muito legal pra Slap.

    Já os com suspensão proporcionam um sub-grave melhor, porém não acho isso muita vantagem pro baixo, pois correo risco de embolar o som.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    DeviR
    Bom dia!Básicamente, vc deve utilizar o sêco, por que o de suspenção necessita de uma caixa selada e sintonizada(litragem), para que vc obtenha o resultado esperado.Como o cone tem suspenção macia, ele precisa ser "freado" pela pressão interna da caixa, para a bobina não "bater" no fundo.Para isso ela tem que estar ajustada, ou do contrário , as ondas estacionárias criadas dentro da caixa, destruirão o cone.Não que o sêco não sofra disso, mas é bem mais imune à pequenas diferenças.Um abraço!

    DeviR
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: DeviR
    · votar


    Obrigado ai pelos esclarecimentos !! Mas hoje me confrontei com um novo tipo de suspensão que não conhecia, uma suspensão de tecido, a olho nu o falante é praticamente igual ao seco (não tem aquela suspensão macia de borracha) mas tem uma diferença sonora legal, gostei dele... e vcs ja ouviram falar do dito cujo ? obrigado ai por tudo...

    leomezz
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: leomezz
    · votar


    DeviR
    Essa é uma suspensão já bem antigao, muito usada nos aparelhos de som antigos da gradiente principalmente.
    Continuo com o seco. Basta voce ver os modelos dos melhores set's para contrabaixo do mundo. A sua maioria é com falante seco e, em especial, de alumínio.
    valeu...

    joselopesjunior
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    SECO!!! Muito melhor!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FAlantes secos ou com suspensão (caixa de contrabaixo)