duvida de iniciante

    Autor Mensagem
    Pion
    Veterano
    # out/05


    Oi Galera

    Como é que se toca um rock?
    Digo: há uma linha básica que qualquer rock dentro do seu estilo, mantém a mesma linha (tipo toca a tonica e segura junto com a quinta)

    Ou só devo ficar marcando numa única nota e fazendo tumtumtumtum todo tempo?

    Egregora Digital XIII
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion


    As Escalas usadas e as características em geral vão depender do estilo de Rock. Seja mais específico.

    Ernani_Harris
    Veterano
    # out/05
    · votar


    deend do stilo msm

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Egregora Digital XIII

    Veja:
    Na verdade é um rock no estilo de U2 no período de 80, aquel básico de 3 acordes se repetindo por três vezes e entra num refrão com três acordes
    começa com Em - B - C e no refrão fica B - C - Em (acho que é assim)
    O caso é que eu poderia só ficar marcando, certo, sem fazer variação. Mas fica aquela coisa muito repetitiva e sem criatividade. Sinto necessidade de fazer algo mais. Porém eu não sei como começar. Acho que deu pra esclarecer um pouco né ? Estou aprendendo praticamente sozinho. Os cursos aqui e~stão muito caros (Em Fortaleza, Ceará) e também trabalho e estudo a noite, o que dificulta.

    O que você faria ?? (pra ter um idéia do andamento da música, pense que ela tem um ritmo da música "tenho andado distraído, impaciente e indeciso) Ok?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion

    Estude Campo Harmonico... pq daí vai saber o tom dessa musica e tal... Depois,ou antes até... etude escalas basicas... como a escala Maior,menor natural... estude tb Pentatonicas menores e maiores... as pentatonicas são muito uteis para fazer frases... depois vah atras de Modos Gregos,Arpegios, por ai vai... Se quiser material com essas coisas...acho q tenho aki, ai me add no Msn... fika na paz... qualquer coisa coisa: anderson_rms#hotmail.com Msn ai ...


    #=@

    polakinho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    "aprenda a anda pra depois correr" :P
    ou seja, aprenda beim Teoria, que a pratica vai fikar mais facil de entender, teoria eh escencial ;D

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    é isso ai, eu fiz exatamente o contrário, como tenho ouvido bom, aprendi a teoria depois.
    Deve ser por isso que n sei tocar direito até hj kuakuakuakaukauakauakuakauakau

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    vc pode usar frases melodicas pra refinar a sua linha nessas situações em que vc explicou pro Egregora, fora isso vc deve sempre escutar os baixos das bandas que tocam esses estilo pra você tirar ideias pra aplicar na sua.
    espero ter te ajudado... abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Pion

    Se liga na bateria e vai junto com ela.

    fox_123
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Sabe as notas que formam esses acordes que vc falou? usa elas!!

    Em vez de fazer tumtum tumtum so na tonica, usa a terça a quinta e a oitava! as melhores notas pra se usar, sao as notas que formam o acorde que esta sendo tocado

    Tipo....Em Em Em Em B Em (usei a quinta do acorde)
    Em Em Em Em G Em (usei a terça menor do acorde)
    Em Em D Em G Em (usei a setima do acorde e a terça menor)

    Da pra fazer outras combinações dentro dessa ritmica que vc descreveu...Tente criar um groove usando essas notas

    Vale tambem lembrar que na passagem de um acorde pro outro vc tambem pode fazer umas notinhas entre os dois, tipo....do Em pro C, pode fazer Em "G" C, ou Em "D" C ou Em "B" C, que sao notas proximas do C! saco?!

    Espero ter ajudado e nao complicado! rsrs

    Um abraço!

    fox_123
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Sabe as notas que formam esses acordes que vc falou? usa elas!!

    Em vez de fazer tumtum tumtum so na tonica, usa a terça a quinta e a oitava! as melhores notas pra se usar, sao as notas que formam o acorde que esta sendo tocado

    Tipo....Em Em Em Em B Em (usei a quinta do acorde)
    Em Em Em Em G Em (usei a terça menor do acorde)
    Em Em D Em G Em (usei a setima do acorde e a terça menor)

    Da pra fazer outras combinações dentro dessa ritmica que vc descreveu...Tente criar um groove usando essas notas

    Vale tambem lembrar que na passagem de um acorde pro outro vc tambem pode fazer umas notinhas entre os dois, tipo....do Em pro C, pode fazer Em "G" C, ou Em "D" C ou Em "B" C, que sao notas proximas do C! saco?!

    Espero ter ajudado e nao complicado! rsrs

    Um abraço!

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    GALERA DA GERAL,

    VALEU MESMO PELAS DICAS QUE ESTÃO ME DANDO. Sabe como é, tem muita coisa que ainda não entendo, tipo quando usar as escalas fazendo passagens de notas, como descobri o tom de uma música etc. e tal

    Que troço complicado esse de estudar.

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Como é essa de usar frases melódicas nas linhas de baixo. Vc se refere a formação dos acordes, as três notas principais coisa assim ??

    Aí eu teria de saber formar as escalas melódicas do tom correto ?

    Tipo C Dm Em F G Am Bm C e dai utilizar em C as notas C-E-G, em Dm usar D-F-A e assim sucessivamente ??

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fox_123

    Acho que entendi o q da questão. Mas terei de armar a escala melódica da notas que te falei (Em C Em D) correto ?

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Já tentei acompahar isso mas ficava que me faltava mobilidade, não tinha muita criatividade. Ficava um som seco

    Daí achei que copiar um flear da vida seria apropriado. Tentei encaixar mais os estillos de rock são outros. Ele toca um negócio mais quebrado umas linhas mais desenvolvidas a ponto de se desprender da música mas sem deixar de estar nela

    É por aí que o negócio anda

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    polakinho

    Teoria realmente é algo que me falta, depois me falta também a prática, que troço ruim este de estudar

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mas querer tudo na moleza NÃO TEM GRAÇA

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    que troço ruim este de estudar
    É nada...só no começo que é ruim, à medida que vc vai pegando jeito, teu gosto pelo estudo vai aumentando, se torna um vício.

    Revenant
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Revenant
    · votar


    Pion
    cara essa de usar frases melodicas no baixo vc tem de sacar um pouco de escala pra fazer isso, tente identificar o tom da musica e dps as escalas q podem ser usadas no proprio, a principio vc pode pegar uma escala maior para criar as melodias em cima de um tom maior. Agora sim, vc pode usar as notas do acorde tbm! são muitas possibilidades q se tem quando se quer criar frases melodicas no nosso intrumento, então procure sintetizar as coisas e ver o que vc vai ultilizar mesmo... Mas a 1° dica tai, descubra o tom da musica e ultilize a escala do proprio pra criar as frases..
    espero naum ter complicado sua kbça hehehh :p

    fox_123
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olha só, na verdade vc tem " x,y,z..." opções de escalas pra usar sobre cada "tipo" de acorde, que nao sao muitos diga-se de passagem....vou falar de tres "tipos" basicos e suas escalas que ja da pra vc tocar um montão de musicas com eles que são: Acorde maior, menor, dominante

    Oque quero dizer com isso?! a principio vc nao precisa usar ou saber todas as escalas! comece com as mais comuns que da e sobra! e quando estiver seguro vc usa as outras!

    Por exemplo, pra um acorde "tipo" maior vc usa a escala maior: (exemplo em DO)

    C(tonica),D(nona),E(terça maior), F(quarta), G(quinta), A(sexta), B(setima maior)...notas de acorde: C,E,G,B, notas dissonates: D,A, nota de passagem:F

    Acorde "tipo" menor, escala menor:

    C(tonica), D(nona), Eb(terça menor), F(quarta), G(quinta), Ab(sexta menor), Bb (setima)...notas do acorde: C,Eb,G,Bb, notas dissonantes: D,F, nota de passagem:Ab

    Acorde "tipo" dominante, escala dominante:

    C(tonica), D(nona), E(terça maior), F(quarta), G(quinta), A(sexta), Bb(setima)...notas de acorde: C,E,G,Bb, notas dissonantes: D,A, nota de passagem: F


    Agora transporte isso pra outros tons e procure criar seus grooves fazendo combinações com as notas de "acorde" e "dissonantes" certo?!


    Um abraço

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fox_123

    Valeu pela dica! vou tentar e conto as proezas

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Cara, essaé um pouco complicado mais vamos ver no que posso entender.

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Raven_Heart

    Ok! é trabalhoso mais realmente é um som muito massa esse do contrabaixo

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    qual foi tua duvida??

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    A dúvida: k-rá acontecer que por exemplo numa música onde o tom é C maior, eu sei que posso usar duas escalas de cara: Am e C (relativas)

    Mas o que mais posso fazer??

    Outra, quando tu fala melodia é fazer numa sequência simples (C F G) assim:

    C, E, C oitavado - passagem para Fá usando C, E entra o F, A, C - dó dó denovo e passagem em Lá caindo em G, B,Mi, F retorna para C ??

    É isso ou é simplesmente tentar solar em cima da escola do tom tentando encaixar notas sem necessáriamente estar ligadas ao acorde tipo, digitando as notas de esclad obedecendo a tonica ??

    Compliquei?

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    quando eu disse em criar frases melodicas no baixo eu quis dizer que vc pode usar tudo isso, escalas e arpejos mais obedeçam ao tom da musica. Mas que vc ultilize isso tudo em torno de frases a fim de incrementar a sua linha. É apenas uma ideia e muitos fazem isso.
    adiciona no msn se vc tiver
    rafael_david3@hotmail.com

    polakinho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    kra...estudar eh a melhor parte, ruim eh pega teoria, pq vc naum toka ;/

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    polakinho
    Mais se o bom é pegar a teoria pra depois aplicar pow! como e q c diz q o ruin eh pegar?!

    dyemybass
    Veterano
    # out/05
    · votar


    QUE DIABO É ISSO DE TONICA JUNTO COM QUINTA, MEU BROTHER NÃO HA UMA REGRA , PARA QUE AS LINHAS SEJAN EXECUTADAS ,NO ROCK EXISTEM MODOS, ESCALAS ETC.... MAS A LINHA E VC QUEM CRIA , A LINHA E CRIADA DO JEITO QUE LE AGRADA.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida de iniciante