Baixo proprio para axe (entra ae Azzarini =D )

    Autor Mensagem
    tchelooo
    Veterano
    # ago/05


    As musicas de axe tem um baixo com som presente , pesado e destacado.
    Fiquei muito curioso quanto aos baixos mais usados nesse estilo musical (Jazz bass , precision , Hambuker , MM , etc.)

    Gostaria de saber baixos bons , mais ou menos de R$2000 , que seriam recomendados para esse estilo musical .
    Se possivel , gostaria de saber quais baixos sao usados pela banda da Ivete e Chiclete com Banana.


    valeww abracos

    FBassist
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: FBassist
    · votar


    tchelooo

    olha, eu toco axé tbm, e acho que um baixo de 4 corads nao é o suficiente, um de 5 cordas ja da... com 2 barao da pra vc pegar um ibanez Sr405 que é um puta baixo ou um BC500....ambos sao baixos com 2 soap bar, otimos captadores e os dois sao ativos o que é interessante pra vc que quer peso e definição...

    o ibanez ainda tem um pouco mais de definição pq o timbre dele é mais puxado pros medios!!!

    tchelooo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    o cara desculpa nuim foi essa intencao..gostaria da opiniao de todos!

    mas chamei a atencao do azzarini pq ele ja tocou mto axeh e deve ter uma visao muito agucada desse assunto =p

    abracos

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    tchelooo

    Aeh... Sou axezeiro agora então??? hehehe

    Mas aí...

    Pra tocar axé eu não abro mão do meu SR885, por causa do pareamétrico dele. Vou explicar um pouco de como funciona a equalização do baixo numa banda de axé:

    Como no axé tem muita percussão, e geralmente grande parte desrta percussão atua nas frequências graves (vide surdo, treme-terra) e nas médio-graves (tumbadora, congas...) é meio complicado vc fazer com que o baixo apareça sem embolar tudo.

    E pra ajudar, o baixo no axé foge um pouco da função de "dar peso", pois para isso tem o treme-terra, então o nosso papel é mais rítmico mesmo, e precisamos de um baixo com BOA PRESENÇA NOS MÉDIOS, e MÉDIO-GRAVES, e que tenha uma resposta boa nos graves, sem exageros nos SUBS.

    Por isso comentei do meu SR885, pois com o paramétrico dele podemos mudar de frequencia de atuação do baixo sem comprometer o timbre, entendeu?

    Mas assim, como o amigo FBassist escreveu, um Ibanez seria uma ótima opção. Mas existem alguns modelos mais em conta, com os Condors que respondem bem a estas características que eu citei.

    Quanto ao número de cordas, um de 5 ta de bom tamanho. Mas existem alguns axés mais "casca" que utilizam a 6ª corda, mas que se souber transportar, dá pra se virar sossegado no de 5 mesmo.


    Espero ter ajudado.

    Abraço!

    KNOX
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu tenho usado um bass collection e tem dado bons resultados...

    NESCAU
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    idependende da marca que vc escolher, como o márcio disse, opte por um baixo de 5 cordas com controles de médios ou tenha junto um eq pra dar enfase a estas frequencias.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Mesmo não sendo axezeiro e na verdade odiando, porém respeitando...
    Como baixista baiano sei que a grande invasão aqui nos anos 90 (quando o axé começou a despontar) foi de baixos Ibanez. Sr 400 e sr800 eram uma febre entre os baixistas do axé.
    Com o passar do tempo e a chegada dos baixos de 5 e 6 cordas, baixos como o trb e os warwick passaram a ser a escolha (também pelo preço do dollar).
    Também rolou uma febre dos baixos de luthier daqui, como JMR.

    E respondendo a sua pergunta: o baixista do chiclete com banana usa um fender jazzbass marcus miller 4 cordas.

    Gigi, que toca com ivete tem muitos baixos, mas usa um fodera, emprerror se nao me engano, e um JMR, feito por um luthier de Salvador.

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    E o Gigi usava um Tobias Growler qdo tocava com o Netinho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo proprio para axe (entra ae Azzarini =D )