Convenções Ritmicas

    Autor Mensagem
    zegotinha
    Veterano
    # ago/05


    simplesmente... o q é isso?

    LuizBass
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eh simples,convenções ritmicas sao nada mais nada menos que

    FBassist
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    palmas!!!

    moog
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: moog
    · votar


    só sei q esse livro explica sobre...

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=3782617550341T5Y6N

    moog
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: moog
    · votar


    editado by moog

    Computer Phantom III
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Convenções Rítmica são como o o nome já diz. Convenção quer dizer que é algo convencionado, ou seja, são rítmos convencionados. Falando de outra maneira, são rítmos básicos de cada estilo de música.

    rafael steve harris
    Veterano
    # set/05
    · votar


    E QUAIS SÃO????

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    rafael steve harris

    4/4, 2/4, 3/4, 6/3 etc...

    Computer Phantom VIII
    Veterano
    # set/05
    · votar


    marcioazzarini
    Cara, me explica uma coisa?

    Por exemplo:

    Este 4/4, quer dizer que cada compasso vai ser ter 4 semi-mínimas. Blz. Mas E na hora de tocar, o que isso influencia? Vc vai ter que tocar 4 notas, fazer uma pausa rápida e ir assim progressivamente? Não entendo como utilizar esses compassos.

    jrcintra
    Veterano
    # set/05
    · votar


    o POR QUATRO quer dizer q o tempo eh contado em seminima... diferentemente do POR SEIS q o tempo eh contado em colcheia(pelo q eu me lembre)
    entao... no 4/4 quer dizer que terao 4 tempos por compasso sendo q o tempo eh contado em seminima
    no 12/6(c eu nao tiver enganado) o compasso tera 12 notas sendo q o tempo eh contado em colcheia
    e por aih vai

    jrcintra
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Computer Phantom VIII
    Se vc pegar o GUITAR PRO e pegar uma musica qqr do dream theater vc vai sacar.. poe pro metronomo marcar junto.. aih tu vai entende...
    pq c tu mistura esses diversos tempos quebrados (tipo... vc faz uma musica e joga um tempo 4/4... aih alterna pra 2/2 aih vai pra 3/4) tu ja vai percebe q tua musica vai ta mo quebrada
    Isso eh pra tu faze umas quebradeiras dos infernos.. rsss.. mas segue aih meu conselho q tu vai saca

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Computer Phantom VIII

    É isso q o jrcintra explicou...

    De uma forma bem simples, seria vc contar 1, 2, 3, 4 por 4 vezes. Essa é a duração de um compasso 4/4 (assim: 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4)

    Já no 3/4 (Usado na valsa, por exemplo) seria 1, 2, 3 por 4 vezes pra formar um compasso (Assim: 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3)

    Nos 2 exemplos, a "cabeça" do compasso sempre será o número 1, onde vc deve contar acentuadamente.

    Ricardo Laudares
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    O acompanhamento da música popular, nos seus mais variados estilos, costuma ter um padrão rítmico que se repete por muito tempo ou até pela música toda. Seja uma levada de violão ou o groove de uma banda completa, é comum que os instrumentos façam sempre o mesmo ritmo com poucas ou até nenhuma variação.

    Mas é claro, se não variar nunca, a música tende a ficar monótona. Por isso, em momentos específicos é interessante quebrar esse padrão rítmico fazendo um outro ritmo, seja um ritmo com mais velocidade, com mais balanço ou até com uma pausa.

    Quando mais de um instrumento faz essa variação rítmica ao mesmo tempo dizemos que houve uma convenção, ou uma convenção rítmica. Esse é um termo muito utilizado na música instrumental, mas o fenômeno da convenção acontece em todos os estilos. Sabe quando no sertanejo universitário está tocando um ritmo de arrocha, e a bateria faz um ritmo diferente marcante, junto com todos os instrumentos? Isso é uma convenção.

    Trecho do texto retirado do blog:
    http://ricardolaudares.com.br/convencao-ritmica/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original