Duvida sobre guitarras na mesa, mesa em amps, e sistema PAN de mesas

Autor Mensagem
    PaiKoala
    Membro Novato
    # há 8 horas

Olá turma, gostaria de tirar algumas duvidas com vocês de algumas duvidas que tenho dos equipamentos que minha banda ta usando.
    Vi em alguns post aqui no forum a galera falando que não é bom ligar a guitarra na mesa de som sem um simulador de caixa antes. E essa é a minha primeira duvida.
    Recentemente minha banda adquiriu uma mesa Voxstorm GMX 8C, com linhas separadas para entrar os Mic's e outros intrumentos, e o plano era ligar as duas guitarras, microfones e um teclado na mesa para sair tudo na caixa. Eu estou usando uma Tank G v2 e o outro guitarrista usa uma Boss GX10 (se não estiver enganado) e no caso ambas tem os IR's, simulador de caixa, pre amps, etc... Claro que a dele é melhor né kkkkkk.... No caso seria tranquilo que ligassemos essas nossa pedaleiras na mesa?

Outra duvida minha, estamos usando, por enquanto e de forma improvisada por ser o que temos agora, meu amplificador de guitarra Sound Maker Destructor 212 como caixa para a mesa. Sei que não é o certo pois essa caixa é para guitarra e não para mic e teclado, mas o ChatGPT me falou, e não confio por isso estou tirando essa duvida com vocês, que realmente poderia danificar meu amp fazendo essa ligação MAS que para preservar o amp até conseguirmos uma caixa ativa para ligar a mesa, eu poderia deixar os volumes da mesa bem baixos e subir no aplificador, para que ele não receba uma carga muito alta do som vindo da mesa e assim preservar ele um pouco. Isso confere? Eu sei que é errado mas hj é o que temos.

Outra duvida que eu tenho. No caso a mesa tendo o PAN para separar o R/L eu poderia deixar as guitarras indo para a saida L, por exemplo, e ligar a saida L no amp e separar o resto, mic's e teclados, e saida R indo para uma caixa ativa com o resto? No caso mantendo essa ideia de que a saida para o amp ficaria no minimo e o amp regulando o som que sai nele pelos botões dele? A gente gostaria de deixar o maximo possivel passando pela mesa para que o baterista possa ligar o fone dele na mesa para ter um retorno de todos que ele sempre reclamou que nas musicas mais pesadas que ele ataca muito nos pratos ele não consegue escutar o resto e se perde no compasso, mas a unica vez, essa semana, que ligamos tudo na mesa e jogamos para esse meu amp de guitarra, e ele ligou o fone na saida de fone da mesa, mesmo atacando os pratos violentamente ele conseguiu escutar tranquilo as guitarras, mics e teclados e não se perdeu... E nesse caso claro o baixo está isolado da mesa indo direto para a sua caixa...

Eu sei que o certo para ligar as guitarras na mesa seria cada uma ligada nas suas caixas, microfonar elas jogando para a mesa ai sim ligar a mesa nas caixas ativas ou numa potencia que liga as passivas...Mas por hj é o que temos, só não quero acabar danificando nada antes de conseguirmos o resto dos equipamentos que precisamos.

De imediato agradeço todos que me ajudarem a sanar essas duvidas.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Duvida sobre guitarras na mesa, mesa em amps, e sistema PAN de mesas