Dúvida com o Reaper ( como gravar um som sobre o outro? )

Autor Mensagem
    lubriguento
    Membro Novato
    # 23/mar/20 10:43

Amigos estou aqui quebrando a cabeça para tentar descobrir como faz para gravar um som sobre o outro na mesma track, sem mutar o som original, quando aperto o record o som já gravado desaparece durante a gravação do segundo som, não quero criar outra track.

Filippo14
    Veterano
    # 23/mar/20 10:54
    · votar

lubriguento

Você quer apagar o gravado e refazer. É isso? Aperta ctrl+z e pronto.

Agora, se você quer gravar uma guitarra que soe sobre a ouytra, faça dois canais.

Abs,

Del-Rei
    Veterano
    # 23/mar/20 13:24
    · votar

lubriguento
    Cara, não entendi....
    Quer dizer, entendi o que você quer mas não entendi o porquê.

Qual o sentido de usar um sistema multipista e querer fazer várias gravações numa única pista? Por que você não cria outra pista?

De toda forma, comigo a gravação não apaga a anterior, ela cria duas faixas na mesma pista. Isso acontece quando esqueço de apagar a gravação anterior e acabo gravando por cima. Mas não sei se é ajustável em configuração...

Um aceno de longe!!!

Ningen
    Veterano
    # 23/mar/20 13:38 · Editado por: Ningen
    · votar

lubriguento

Aqui (Clica em 'Options').

Isso vai fazer com que todos os takes sejam tocados ao mesmo tempo.

Del-Rei
    Veterano
    # 23/mar/20 13:59 · Editado por: Del-Rei
    · votar

Ningen
    Sabe tudo!
    \o/

Uma dúvida... Qual a vantagem em fazer isso ao invés de criar nova trilha?

Um aceno de longe!!!

Ningen
    Veterano
    # 23/mar/20 14:39
    · votar

Del-Rei

Eu particularmente nunca usei... mas penso que uma das utilidades é fazer alguma coisa em loop, adicionando camadas (layers) como esses chatos por aí fazem, estragando músicas que muitas vezes não funcionam tocadas "aos poucos". No youtube tem um monte rsrs

Ismah
    Veterano
    # 23/mar/20 17:06
    · votar

Ningen

Mas isso não tem vantagem alguma! Simplesmente se perde a capacidade de mixar...

lubriguento
    Membro Novato
    # 23/mar/20 17:22 · Editado por: lubriguento
    · votar

Filippo14
    Você quer apagar o gravado e refazer. É isso? Aperta ctrl+z e pronto.

Agora, se você quer gravar uma guitarra que soe sobre a ouytra, faça dois canais.

Abs,

É justamente isso que não quero fazer, criar outra treck, estou acostumado a usar o SONAR X3 e la tem a opção "sound on sound" que grava em cima da gravação anterior mantendo-se o som da anterior, tudo na mesma treck

Ismah
    Veterano
    # 23/mar/20 17:27
    · votar

Tá, mas porque migrar do Sonar então? Conhecidamente, track by track, é muito mais funcional...

lubriguento
    Membro Novato
    # 23/mar/20 17:27
    · votar

Del-Rei
    Cara, não entendi....
    Quer dizer, entendi o que você quer mas não entendi o porquê.

Qual o sentido de usar um sistema multipista e querer fazer várias gravações numa única pista? Por que você não cria outra pista?

É porque uso plugins de audio, quero economizar a memoria do PC, quanto menos treck abertas melhor.

De toda forma, comigo a gravação não apaga a anterior, ela cria duas faixas na mesma pista. Isso acontece quando esqueço de apagar a gravação anterior e acabo gravando por cima. Mas não sei se é ajustável em configuração...

É exatamente isso que acontece, o Reaper criar uma outra faixa paralela a faixa anterior tudo dentro da mesma treck, ao invez de gravar sobre a anterior
    Um aceno de longe!!![/i]

lubriguento
    Membro Novato
    # 23/mar/20 17:30
    · votar

Ningen
    Isso vai fazer com que todos os takes sejam tocados ao mesmo tempo.

É exatamente isso que eu estava procurando, valeu parceiro.

Ismah
    Veterano
    # 23/mar/20 17:31
    · votar

Não faz sentido o que está pensando...
    Se vai sobrepondo as tracks, é análogo a criar uma pasta (sub mix) dessa track, que vai processar todos os sinais juntos e ainda ter eles individualmente.

Se a questão são os plug-ins pendurados, com as tracks no mesmo canal não consegue processar individualmente eles. Então é mais interessante dar um freeze nas tracks, e operar com uma única track - o que de fato, desafoga o processador.

Ningen
    Veterano
    # 23/mar/20 17:40 · Editado por: Ningen
    · votar

Ismah

Realmente... essa técnica não faz sentido pra esse exemplo que eu dei kkkk... Ademais, não é pra mim mesmo... O lubriguento que se vire aí pra usar o trem do jeito que ele quer rsrs.

Edit: Lembro, porém, de uma vez ter visto um amigo colocar uma parte do projeto pra tocar em loop, e ir empilhando vocal em cima de vocal. Pensa só, toda vez que o loop voltar, você ter que ou adicionar uma nova track ou reconfigurar a track armada... Complicado... Repito, *eu*, nunca precisei.

Ismah
    Veterano
    # 23/mar/20 19:31
    · votar

Se tu cortar uma parte e tentar esticar ela, começa do princípio e vira um loop automaticamente. É comum pra várias coisas, tipo uma percussão, metrônomo, etc...

Ao selecionar uma parte em loop, cada vez que volta ao começo é criado um take novo. Dali a necessidade do recurso citado. Depois é só explodir em tracks individuais. Uso isso MUITO!

Funciona assim... Seleciono a parte e vou fazendo execuções, aí pego as melhores partes, e crio a faixa principal. Mesmo um músico muito bom, tem pequenas variações em duas execuções, e aí se abrem muitas possibilidades.
    Isso funciona extremamente bem para quem quer brincar de harmonização, num Melodyne da vida. Grava-se várias vezes a mesma frase. Usa as diversas execuções transpostas para abertura de voz. É o jeito mais fácil de brincar com isso, quando se tem limitações técnicas - hora de estúdio, músicos que não sabem cantar segunda, terceira, ... enésima voz... No final teremos a track pronta já, sem soar artificial, e sem perder tempo.

Del-Rei
    Veterano
    # 23/mar/20 23:09
    · votar

Ningen
    mas penso que uma das utilidades é fazer alguma coisa em loop, adicionando camadas (layers) como esses chatos por aí fazem, estragando músicas que muitas vezes não funcionam tocadas "aos poucos". No youtube tem um monte rsrs

Pô, looping bem feito é outro nível... Saca isso:

Um aceno de longe!!!

Ningen
    Veterano
    # 24/mar/20 13:34
    · votar

Del-Rei

Olha... respeito... mas... esse é um claro exemplo do que pra mim não tem graça nenhuma rsrs. Pra resumir, sou a favor da técnica a serviço da música e não o contrário. Esse vídeo daria no máximo uma propaganda para algum equipamento/software de loops. Contudo, muita gente gosta, incluindo você, então, massa! Só não é pra mim.

Um aceno mais de longe ainda. Sumindo no horizonte. kkkkk

Ismah
    Veterano
    # 24/mar/20 21:39
    · votar

Tipo isso?

https://www.youtube.com/watch?v=fU7hZ3smj0g

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida com o Reaper ( como gravar um som sobre o outro? )