Preciso de uma mesa de som, qual comprar? Analógica ou digital USB?

Autor Mensagem
    lubriguento
    Membro Novato
    # 09/mar/20 18:20 · Editado por: lubriguento

Amigos preciso de uma mesa de som básica, com uns 8 ou 12 canais no máximo, (ate 5 mil reais ) que tenha equalizador, pre-amplificador e processador de efeito, quero parar de usar plugins de áudio que travam o PC, estou na duvida se pego uma analógica (dizem que tem a qualidade de áudio superior) ou se pego uma digital, pois uso o reaper e sonar x3 para gravar multipista, dai penso que para jogar os canais separados da mesa em cada canal da minha Daw, devo comprar um mesa de som digital com conexão USB, pois não sei se a analógica possui esta opção, então o que vocês acham? qual mesa eu devo comprar? desde já muito obrigado pelo auxilio e considerações.
    Estou pesquisando sobre mesas e encontrei essa (Mesa Yamaha Mgp12x) o que acham dela?

The Man Who Sold The World
    Veterano
    # 09/mar/20 22:30
    · votar

lubriguento
    eu iria de yamaha mg12, tenho uma e me resolve bastante os efeitos sao razoaveis, tem compressor e um eq legal, os prés são honestos

esse lance de analogica x digital ter qualidade superior é a maior balela, tem muita mesa analogica boa e muita mesa digital ruim

devo comprar um mesa de som digital com conexão USB
    depende, a minha tem usb e nunca usei, o usb serve pra tu gravar em 2 canais (L e R), e sim, a yamaha é analogica e tem usb, não é uma exclusividade das mesas digitais

tu vai acabar pagando bem mais caro por uma mesa digital e dependendo do uso vai ser um "extra" bem inutil

lubriguento
    Membro Novato
    # 10/mar/20 12:18
    · votar

The Man Who
    Sold The World
    Veterano

eu iria de yamaha mg12, tenho uma e me resolve bastante os efeitos sao razoaveis, tem compressor e um eq legal, os prés são honestos

esse lance de analogica x digital ter qualidade superior é a maior balela, tem muita mesa analogica boa e muita mesa digital ruim

devo comprar um mesa de som digital com conexão USB
    depende, a minha tem usb e nunca usei, o usb serve pra tu gravar em 2 canais (L e R), e sim, a yamaha é analogica e tem usb, não é uma exclusividade das mesas digitais

tu vai acabar pagando bem mais caro por uma mesa digital e dependendo do uso vai ser um "extra" bem inutil[/i]

obrigado pelo comentário amigo, postei minhas duvidas aqui justamente para ser orientado corretamente para não gastar dinheiro atoua, duvida sobre como você faz suas gravações? já que esta sua mesa é analógica, não deve ter reconhecimento dos canais multipista junto a sua DAW, como você faz as gravações? conecta o instrumento na mesa, liga ela na placa de som externa e grava faixa por faixa? track por track?

Veterano
    # 10/mar/20 18:40
    · votar

lubriguento
    gravo multicanal usando uma focusrite liquid saffire 56 e um octopré, assim faço 16 canais, não passo pela mesa, só uso ela quando gravo ao vivo, ai passo por ela mas uso o line out dela pra chegar as vozes (que também saem no PA), ai geralmente deixo o lead vocal em um canal e os backing vocal em outro, lembrando que estou te informando uma realidade de estudio e que funciona com o meu equipamento e a minha estrutura, é possivel voce ter uma mg12 e usar ela pra gravar, mas vai ficar limitado a 2 canais mono usando apenas ela, tbm é possivel usar ela somada a uma interface, só fique atento ao clock, que nesse caso eu não tenho nem ideia de como sincar

Ismah
    Veterano
    # 10/mar/20 20:10
    · votar

Bem, uma XAir resolve todos teus problemas, é portátil e dá pra controlar de N formas. Apenas se atente que TALVEZ apenas a X18 faça multipistas...

No que tange ao computador, ele vai continuar travando. Para este fim, não tem atalho, a máquina precisa ser parruda mesmo.

muita mesa digital ruim

Bem sinceramente, a primeira leva de Behringer era horrível. Uma cópia BEM mal feita da Yamaha 01V ou sua antecessora. Desde que o tio Uli comprou a Midas, e nos brindou com a linha X, a coisa tá bem diferente.

Tem umas genéricas mesmo, vi uma Arcano estes dias, umas importadas direto da China e tal... Funciona, mas certamente não dá pra esperar muito...

fique atento ao clock, que nesse caso eu não tenho nem ideia de como sincar

???

Veterano
    # 10/mar/20 21:03
    · votar

Ismah
    pra gravar usando duas interfaces diferentes nao tem que sincar o clock? nunca usei assim por isso nao sei direito o esquema

Ismah
    Veterano
    # 10/mar/20 21:42
    · votar

Também nunca operei assim. Apenas não consigo entender porque o clock precisaria ser sincronizado. Qual consequência de estar fora de sincronia?

lubriguento
    Membro Novato
    # 11/mar/20 20:05
    · votar

mesa 01V96i da yamaha este é meu sonho, mas este sonho é muito caro

Ismah
    Veterano
    # 17/mar/20 00:26
    · votar

Baita tiro no pé hoje... É uma console antiga, e geralmente muito usada. Se encontrar uma no "estado da arte" de conservada, é de se pensar...
    Sem suporte da marca, por estar descontinuada, já está começando a faltar peças de reposição no mercado - e quando achar é um soco na boca do estômago, e duas facadas no rim...
    Um problema recorrente são o motores dos faders que começam a funcionar mal. Isso acontece mesmo com manutenção constante, lubrificação adequada - coisa que quase ninguém faz nesse modelo, por ser "de entrada", os proprietários e operadores, costumam ter um déficit na capacitação também...

E como mesmo reconhece... É bastante salgado o preço. Acredito que só a mesma já se ache na faixa dos 5mil. Por esse valor, já dá pra crescer os olhos nas Behringer, Mackie e Soundcraft... Realmente, não é a mesma coisa operar do tablet / iPad, mas é uma questão de conveniência e praticidade.

shoyoninja
    Veterano
    # 17/mar/20 12:02
    · votar

Bom, entendo que você procura um equipamento de entrada. Tente a Soundcraft Signature 12 MTK.

É bem simples mas tem o recurso da interface digital, e o custo é baixo.

Ismah
    Veterano
    # 20/mar/20 03:22
    · votar

Caraca... 2k5 uma console dessas... Me caiu o... da bunda...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Preciso de uma mesa de som, qual comprar? Analógica ou digital USB?